sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bom, como essa terça feira(14) começou o SP Hamburguer Fest, eu decidi fazer uma receita de hamburguer.
Você não precisa necessariamente fazer um hamburguer de picanha, porém como a picanha estava 29,90 o kilo tive que aproveitar. Dificilmente as pessoas tem um moedor em casa, então você pode pedir pro açogueiro moer pra você. Eu gosto de moer pelo menos 2 vezes pra ficar bem moidinho. Meu hamburguer no geral eu não uso temperos na carne. Eu faço o formato de hamburguer e só na hora de grelhar que eu tempero cada lado com sal e pimenta do reino.
Eu utilizei também queijo prato, cebola roxa, presunto de parma e agrião.
A maionese eu fiz em casa com leite. Ela é super simples de fazer e passarei a receita mais abaixo.
O pão peguei a receita daqui do blog Pecado da Gula! =) Eu gostei bastante da receita, o pão cresceu bastante e o gergelim preto em cima ficou um charme. Porém na próxima vez eu irei fazer em uma forma menor pro pão crescer mais pra cima e não tanto para os lados.

Hamburguer caseiro de picanha
Pão de hamburguer
Ingredientes:

1 xícara de leite
1/2 xícara de água
1/4 xícara de manteiga sem sal amolecida (50g)
4½ xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g) --> Eu utilizei 1 tabelete de fermente fresco (15g)
2 colheres (sopa) de açúcar
1½ colher (chá) de sal
1 ovo extra

Modo de prearo:
1) Em uma panela coloque o leite, a água e a manteiga e coloque em fogo baixo até ficar morno. (Você tem que conseguir colocar o dedo dentro sem queimar)
2) Em uma vasilha coloque 2 xícaras de farinha, o fermento fresco, o açúcar e o sal. Despeje o leite morno e misture bem. Deixe descansando por uns 15 minutos.
3) Em seguida coloque o ovo e o restante da farinha e bata na batedeira com o gancho de massa pesada por uns 10minutos.  Obs. Não coloque farinha a mais na hora de sovar, pois se não a sua massa vai ficar pesada. E sim ela fica meio grudenta, mas fica super macia, por isso eu recomendo bater na batedeira ou na máquina de pão. Pq qndo vc sova na mão vc vai adicionando farinha pra desgrudar e daí você vai ver já colocou uma xícara a mais de farinha, né...
4) Deixe na própria vasilha da batedeira com um pano de prato em cima descansando por pelo menos 40minutos ou até a massa dobrar de tamanho.

5) Unte um forma com óleo e farinha ou utilize um tapete de silicone. Faça bolinhas médias e coloque na assadeira.
6) Pré aqueça o forno a 180°C. 
7) Deixe descansar por mais 30 minutos ou até dobrar de tamanho novamente com um pano de prato úmido em cima para não ressecar.



8) Pincele um pouco de gema de ovo sobre os pães e salpique gergelim preto.
9) Leve a assadeira com os pãeszinhos ao forno até ficarem dourados. (Cerca de 40minutos)

Maionese de leite
- 1/2 xícara de leite
- Óleo suficiente (aproximadamente 400ml)
- 1 dente de alho
- 1 ramo de cebolinha picado grosseiramente
- Sal e pimenta do reino a gosto (pitada de pimenta do reino e 1 colher de chá de sal)


Modo de prearo
1) Coloque o leite, o dente de alho, a cebolinha, o sal e a pimenta do reino dentro do copo do liquidificador. Tampe, porém deixe a tampinha de cima aberta. Vá adicionando aos poucos o óleo até o líquido engrossar e ficar com consistência de maionese. Acerte o sal.


Hamburguer de picanha
Ingredientes:
- 1kg de picanha moída
- Sal e pimenta do reino
- 2 fatia de queijo prato

Modo de preparo:
1) Moa a carne e faça formatos de hamburguer ou com uma forma própria pra isso ou faça bolinhas e amasse delicadamente com as palmas da mão. Tempere um dos lados da carne com sal e pimenta do reino.


2) Esquente uma frigideira com um pouco de óleo e coloque o lado com o tempero virado para baixo. Enquanto você grelha o lado temperado, tempere o outro lado com mais sal e pimenta do reino. Deixe por uns 2 minutos ou até estar dourado e vire.
3) Enquanto grelha o outro lado, coloque as fatias de queijo para derreter. Caso o queijo não derreta por completo até a carne estar pronta, coloque um pouco de água (1 colher de sopa) na panela e tampe com um abafador ou com a tampa da panela.

Montagem do hamburguer:
1) Antes de grelhar a carne, esquente o pão na frigideira para ele ficar torradinho. Coloque a carne com queijo, o presunto de parma, a cebola roxa e o agrião.
2) Sirva junto com uma boa maionese.


As batatinhas graufette ou prussianas eu irei ensinar em outro post! =)

0 comentários:

Postar um comentário