quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Olá pessoal! Td bem com vocês? Bom, como faz tempo que não vinha postar nada hoje eu resolvi postar uma receita que fiz ontem.
Essa receita eu aprendi no Senac no curso de Cozinheiro Chef Internacional durante as aulas de cozinha italiana, porém na aula a gente fez uma massa com cacau e o recheio usamos frutas secas e chocolate meio amargo.
Já vou avisando que a maioria das receitas dos Senac normalmente vem em gramas e não em medida prdrão (xícaras, colheres e etc), então logo você vai precisar de uma balança pra fazer essas receitas. Eu não acho que ter uma balança hoje em dia seja algo caro, pois hoje em dia ela está bem mais acessível e barata. Eu lembro que no começo no começo da faculdade quando a gente foi comprar uma balança só tinha da Black & Decker e ela custava uns 200 reais. Porém hoje em dia você usa balanças de marcas genéricas entre 50 e 100 reais que eu acho que é um preço ok para uma balança de cozinha.
Eu tenho 2 aqui em casa uma de inox da Dayhome e outra de vidro sem marca e ambas funcionam Ok.
O Cannoli é uma receita de um doce italiano. Ele é muito parecido com aquele canudinho que a nossa avó fazia com doce de leite dentro, sabe? Porém, o recheio tradicional do canoli normalmente é um creme de ricota.
A massa do cannoli é bem simples de fazer, porém o segredo está na hora de abrir. O segredo é abrir a massa bem fininha que daí na hora de fritar ela vai dar uma estufadinha e ficar super crocante. Eu lembro que na aula algumas pessoas deixaram a massa grossa demais e aí além dela não estufar direito ela ficou bem grosseira, sabe.
Bom, então bora pra receita:

Cannoli com recheio de ricota, uva passa e chocolate

Ingredientes para a massa:
- 8g de manteiga
- 10g de açúcar
- 20ml de vinho branco
- 15ml de vinagre de vinho branco
- 75g de farinha de trigo
- 1 ovo batido (para colar a massa do cannoli)

Modo de preparo da massa:
1) Misture a manteiga e o açúcar com o fouet até ela ficar mais clara e homogênea.
2) Em seguida misture o vinho branco e o vinagre. Por último, coloque a farinha e sove até ficar homogêneo.
3) Envolva em uma filme plástico e leve a geladeira para descansar por pelo menos 30 minutos.
4) Após o descanso, pegue pequenas porções da massa e abra com um rolo. Corte em quadrados de 8cmx8cm e enrole no tubinho de metal. Fecha a ponta com um pouco de ovo batido para ela não descolar na hora de fritar.



5) Em uma panela wok grande, coloque óleo suficiente para fritar as massinhas do cannoli por imersão.

6) Esquente a panela até ela estar em uma temperatura boa para fritar. Frite as massinhas e escorra em um bowl com papel toalha.

7) Deixe esfriar, retire os tubinhos de metal e recheio o recheio de ricota.

Ingredientes para o recheio:
- 80g de ricota
- 40g de açúcar
- 40g de uva passa
- 20g de chocolate meio amargo

Modo de preparo do recheio:
1) Passa a ricota por uma peneira e em seguida misture o açúcar, a uva e o chocolate meio amargo.

2) Coloque em um saco de confeitar e reserva na geladeira até a hora de usar.

Algumas dicas:
1) Coloque o recheio no cannoli apenas na hora de servir. Rs Como uma pessoa prática eu resolvi deixar todos os meus cannolis recheados pois ia dar alguns de presente, porém quando eu fui comer mais tarde ele já tinha perdido a crocância e não estava mais a mesma coisa.
2) Se você achar que o seu recheio está muito seco, você pode colocar um pouco de creme de leite fresco pra ele ficar mais molhadinho.
3) Se você quiser fazer a massa de cacau, é só adicionar uma colher de chá de cacau em pó na massa que ela vai ficar marrom. Porém na hora de fritar é mais difícil de ver quando ela está no ponto, pois ela já é escura naturalmente.

7 comentários:

  1. Oi tudo bem? Poderia me dizer onde encontro esses tubinhos de metal? Quero muito fazer essa receita, mas não encontro em lugar nenhum.

    BJsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmara. Td bem? Vc é aqui de São Paulo? Eu comprei a minha numa loja em Moema que vende utensilios domesticos. Porém qualquer lojas que tenham variedades de formas vc vai achar. Na Paula Souza no centro mesmo você acha várias lojas que tem tubinhos, forminhas de tudo quanto é tamanho. =)

      Excluir
  2. Oi tudo bem? Pode me dar uma dica pra eles não ficarem com essa cara de pastel? Cheio de bolhas

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Pode me dar uma dica pra eles não ficarem com essa cara de pastel? Cheio de bolhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André! Td bom? Então, eu acredito que seja o vinho branco que faz essa bolinhas e dá a textura bem crocante. Normalmente massa de pastel vai pinga pra dar crocância. ^^
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. eu não tenho vinho branco no momento, o que fazer?


    estou sem o vinho branco, o que fazer?


    ResponderExcluir
  5. eu não tenho vinho branco no momento, o que fazer?


    estou sem o vinho branco, o que fazer?


    ResponderExcluir