domingo, 6 de maio de 2012

Faz tempo que eu estava enrolando para fazer um burrito bem feito e hoje fiquei revoltada e resolvi fazer! hehe E pq fiquei revoltada?
Pq td vez q vou ao pão de açúcar eu vejo aquele kit fantástico para fazer burritos e nachos, porém o preço de cada produto é o olho da cara. Um vidrinho de molho de tomate apimentado é 16 reais. O pacote para fazer tacos custa 26 reais e assim por diante. Resumindo: É um abuso com o meu bolso.
E aí q hj passei lá e resolvi olhar os ingredientes de alguns desses molhos e resolvi reproduzir em casa da minha maneira. Primeiro vamos aos ingredientes de cada receita, pois são várias:

Para os burritos você irá precisar:

Rap 10 É um pão da Bimbo que o pessoal usa pra fazer wrap. Existem 3 versões dele: Normal, light e integral. Eu peguei a normal mesmo. Se vc não achar eu acho q talvez um pão folha ou um pão sírio quebre o galho, mas eu recomendo o Rap 10.


Guacamole – Eu mesma fiz a guacamole. Tinha um abacate do sítio sobrando e fiz. Usei:
- 1 abacate
- ½ cebola pequena picada
- 1 tomate sem semente picado
- ½ pimenta dedo de moça sem semente (eu tiro a semente pois eu acho o ardido da semente mto intenso e desagradável)
- coentro picado
- Limão e azeite
- Sal

O modo de preparo é bem simples. Vc primeiro precisa amassar bem o abacate (eu passei no processador) e aí misturar a cebola, o tomate, a pimenta e o coentro picados. Misturo bem e depois acrescento um pouco de suco de limão, um fio de azeite e sal a gosto. Não, eu não tenho quantidades certas desses ingredientes! Eu acho q eles são bem a gosto mesmo! O coentro por exemplo tem gente q ama e tem gente que odeia... Tem gente q gosta das coisas mais azedinhas, outras mais salgada e assim por diante. Então coloquem o lado de chef de vcs pra funcionar e sem medo de ser feliz! =)


Para a carne eu usei um contrá filé. Estava 15,90 o kg no pão de açúcar o q eu achei bom, pq normalmente custa em torno de 20 e poucos reais o kg. E fiquei mega surpresa, pois o corte estava mega macio! Se vc preferir pode usar tirinha de frango ou até mesmo um chili mexicano com frijoles! Hehe Aí a carne não tem mto segredo... é limpar a carne (retirar nervos e gordura), cortar em fatias finas, temperar com sal e pimenta do reino e depois grelhar com um pouco de óleo em fogo alto.
Essa quantidade de carne deu pra fazer uns 8 burritos =)
Limpando a carne - Se quiser pode deixar a gordura.
Carne Limpa! =)
Para o Molho de Tomate Picante:
Ingredientes:
- Azeite para refogar
- 1 dente de alho picado
- ½ cebola pequena picada
- 1 lata de tomates pelados
- 1 tomate sem semente picado
- Cebolinha e coentro picado
- 1 pimenta dedo de moça picada e sem semente
- 1 colher de chá de açúcar
- Sal a gosto
- Chili Mexicano a gosto
Modo de preparo: Refogue o alho no azeite até ficar douradinho. Acrescente a cebola e refogue mais um pouco. Acrescente a lata de tomates pelados e amasse com um amassador. (Se preferir vc pode amassar com um garfo antes de colocar na panela.) Acrescente o tomate, as ervas, a pimenta dedo de moça, o açúcar e cozinhe em fogo baixo até reduzir. (O molho tem que ficar meio grossinho para ele não ficar escorrendo no pão). Deixe cozinhando em fogo baixo e mexendo de vez enquando para não queimar até o molho desgrudar da panela (Ele tem q formar montinhos no canto da panela! Não pode estar líquido!). Tempere a gosto com sal e o chilii mexicano!
Para o queijo eu comprei 1 pote de queijo cheddar da polengui e também ralei queijo prato! =) Porém vc pode usar outro queijo da sua opção como o mussarela.
Eu lavei um pouco de alface também e cortei em tirinha. Se vc estiver com preguiça de fazer o molho de tomate, vc pode picar tomate e colocar no lugar.

Extra: Pimentas fritas
Se você quiser pode pegar algumas pimentas (eu sugiro as Jalapenos) e fritar em óleo bem quente em uma frigideira. Aí dps é só picar e usar como condimento tbm no seu burrito.
Essa pimenta é bem suave. É quase um pimentão
Modo de montar:
Em uma frigideira anti adarente coloque o Rap 10 (a base do nosso burrito) e deixe tostar em fogo baixo. Deixe bem tostado dos 2 lados. Em seguida passe uma camada de cheddar na metade do burrito, coloque a carne, o queijo prato ralado, o molho de tomate, a guacamole, as pimentas e o alface. Dobre no meio e sirva! (Se quiser vc pode enrolar como um burrito mesmo, mas eu acho mais difícil, menos prático pra comer e entra bem menos recheio rs)

Fotos da montagem:


Done

Tagged: , ,

3 comentários:

  1. hum... vou fazer depois venho dizer como ficou!!

    ResponderExcluir
  2. Guria, que show! Adorei tua forma de explicar tbm, hehe
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parece gostoso e fácil (eu sou uma cozinheira de receitas fáceis!)! Muito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir