domingo, 6 de maio de 2012

Todo mundo me pergunta como comecei a cozinhar e foi simplesmente testando receita. Até hj qndo eu preciso de uma receita básica de bolo eu ainda pego em sites de receitas como o Tudo Gostoso e Cyber Cook. É claro q eu sempre olho mais de uma receita e leio os comentários pra saber qual é melhor...
Eu tenho uma teoria mto forte de quem não arrisca não petisca, então se vc nunca cozinhou, tem medo, acha q não sabe cozinhar: EXPERIMENTE!! Tente cozinhar. Comece com receita simples, peça a ajuda de alguém q saiba cozinhar. Siga a receita de algum vídeo! =) Just do it! Sem medo de errar e ser feliz, OK?

A receita eu peguei daqui, porém eu vou reescrever a receita, pois tem algumas macetes que vc só acaba aprendendo na prática mesmo e normalmente eles não escrevem isso na receita

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de Farinha de Trigo
- 2 xícaras de chá de Açúcar
- 1 xícara de chá de leite
- 6 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 6 ovos (Claras e gemas separados)
- Óleo e Farinha para untar a assadeira

Dica 1: Vc pode usar utensílios de casal para as medidas, porém eu recomendo comprar um kit de xícaras e colheres. É super barato nessas lojinhas de bugigangas, sabe? Se eu não me engano eu paguei 1,99 cada kit e eles são bem utéis. Se vc quiser ser mais chic e pra vida toda tem também os de inox, porém são mais carinhos! hehe

Utensílios:
- Batedeira
- Espátula
- Tigela

Modo de preparo:

- Primeiro sempre verifique se você tem todos os ingredientes e utensílios necessários.
- Unte uma assadeira média com óleo e farinha. 
- Pré-aqueça o forno as 180°C.
- Separe as claras da gema tomando muito cuidado para não cair nenhuma gema ou água na clara. (Pq se não a clara não vira clara em neve.)
- Bata as claras na batedeira até ficarem firmes (Se vc quiser fazer o teste: Se vc virar a tigela de ponta cabeça a clara não pode cair. A clara deve ter picos firmes)
- Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar até a mistura ficar homogênea e mais clara. (Normalmente ela dá uma espumada)
- Peneire a farinha (Eu acho que peinerar a farinha além de tirar aqueles grumos de farinha, tbm acho q deixa o bolo mais fofo) junto com o chocolate em pó e acrescente aos poucos na mistura de gemas com açúcar revezando com o leite.
- Incorpore as claras batidas em neve a massa delicadamente com uma espátula ou fuet. 
- Por último acrescente o fermento e misture bem.
- Coloque a mistura no bolo e leve pra assar em fogo médio (180°) pos uns 40min ou até o bolo estar assado. (Você pode verificar se o bolo está assado se vc espetar um palito no bolo. Se ele sair seco, sem pedaços de bolo grudado, quer dizer que o bolo já está pronto!)

Se você quiser pode fazer uma calda de chocolate para jogar em cima e depois jogar raspas de chocolate ou granulado:

Caldo de Chocolate

Ingredientes:
- 1 copo de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó

Modo de preparo:
- Coloque em uma panela e leve ao fogo até ferver. Assim que ferver, reduza o fogo e deixa cozinhando até engrossar.


Para o granulado eu usei o granulado Flakes Milk Small da Callebaut! =)
Dica 2: Durante a faculdade eu fiz um video com noções básicas de cozinha para um projeto que participava na faculdade e lá tem umas dicas de como medir certinho farinha e etc e também de como misturar o bolo. Se quiserem ver eu pagando mico é só clicar aqui.


E é isso! =) Não tem muito segredo! É só seguir a receita e fazer com amor e carinho! Espero que muitas pessoas se inspirem com esse post e cozinhem! hehe
 

Bolo de Chocolate
Uma foto dos meus babies pra descontrair! hehe

Tagged: , , ,

0 comentários:

Postar um comentário