quarta-feira, 9 de maio de 2012

Lá estava eu no Kazu e não é q tinha uma sobremesa nova? Um Tal de Anin Tofu e eu fiquei super curiosa (Afinal era um doce com tofu?) e resolvi experimentar. E nossa, eu amei essa sobremesa, mas assim que coloquei na boca a primeira coisa q me veio a cabeça foi: Gelatina chinesa de amêndoas da minha mãe. Porém a textura estava bem mais leve (eu acho q colocaram bem menos gelatina q a minha mãe costuma colocar) e o doce estava super aveludado, sabe? Aí eu fiquei super curiosa e perguntei pra garçonete se o doce era de tofu mesmo e ela disse q sim e eu fiquei intrigada. (É q essas receitas diferentes, ainda mais se fosse vegan me interessam bastante).
Porém cheguei em casa, entrei no google e fiquei meio decepcionada. Anin tofu é a mesma coisa que a gelatina de amêndoa da minha mãe. Porém eu queria descobrir o segredo do doce do Kazu. Procurei e achei várias receitas. As mais comuns são com leite, água, essência de amêndoa, açúcar e gelatina. Aí tem algumas que eles substituem o leite por creme de leite e pensei: "Hmmm, talvez o gosto aveludado era do  creme de leite, né..." E aí eu testei 2 receitas. Uma com leite e outra com creme de leite. A única coisa mesmo q eu fiz foi susbtituir o leite por creme de leite (Vou postar a receita abaixo). Eu senti um pouco de diferença, mas ainda não cheguei na receita perfeita. Eu vi no blog da Marisa Ono e em outro sites que o pessoal usa leite de amêndoas ou um pó chinês pronto que vem amêndoas e leite em pó.... Próxima vez q eu for na Liberdade vou dar uma procurar nos mercadinhos chineses! =)
Então vamos a receita:

Ingredientes:
- 1 xícara de água morna
- 1 xícara de leite
- 1/3 pacote de gelatina incolor (Vc pode usar 1/2 pacote tbm, mas eu gostei mais da textura com menos gelatina)
- 1 colher de sopa de essência de amêndoas
- 2 colheres de chá de açúcar

Modo de preparo:
- Misture o leite com a água. Acrescente a essência de amêndoas e o açúcar.
- Hidrate a gelatina  na água (siga as intruções no rótulo) e leve ao microondas por 10seg para dissolver.
- Misture a gelatina ao restante.
- Leve a geladeira até endurecer

Obs. Se vc for vegan, vc pode mudar o leite pra um leite de soja e usar a gelatina agar agar. (Para saber a medida de agar agar, eu peguei a receita daqui)
Não precisa colocar mto açúcar na gelatina, pois a gente vai fazer uma caldinha e vc ainda pode colocar frutas frescas em cima.

Calda de Laranja com Raspas de Limão Siciliano

Ingredientes:
- 1/2 xícara de água
- 1/2 xícara de açúcar
- Raspas de 1 limão siciliano
- Suco de 1 limão siciliano
- Gomos de 1 laranja pêra
- 1 colher de chá de água de flor de laranjeira (opcional)

Modo de preparo:
- Sem segredo. É só levar tudo ao fogo e cozinhar até ele dar uma engrossadinha.

Obs. Se vc quiser pode usar outro tipo de limão como o Tahti, mas aí a calda vai ficar um pouco mais azedinha do que com o limão siciliano.

OPCIONAL: 
Frutas frescas como manga, kiwi e morango cortados em cubos

Opção preguiçosa:
 - Pegar 1 lata de pêssego em calda ou abacaxi em calda e usar a fruta picada + a calda que vem junto.

Fotos:
Não liguem pro tupperware tosco. Como era um teste pra comer em casa, fiz no mais prático! hehe
A sobremesa tem esse nome Anin tofu, pois dizem que lembra a textura do tofu. Bom, só se for o soft tofu! hehe
Sim, ele estava desmanchando e uma delícia
Nham Nham
Se vc for fazer com creme de leite, é a mesma receita, porém substituindo o leite por creme de leite. Confesso q o meu empelotou um pouco e tive q bater com o fuet... Não sei se foi a temperatura ou x, mas no final deu td certo! hehe

Tagged: , , , ,

2 comentários:

  1. eu acho que foi com leite de amendoas essa sobremesa, eu comi e ficquei passada com calda de lichia no japones Papaya sushi[

    ResponderExcluir
  2. eu acho que foi com leite de amendoas essa sobremesa, eu comi e ficquei passada com calda de lichia no japones Papaya sushi[

    ResponderExcluir