quinta-feira, 19 de abril de 2012

(Invadindo o Me Gusta novamente. Brigadinha Leta!)
(Misso Tonkotsu Lamen)


E hoje, que o tempo deu uma esfriadinha (não muito), resolvi matar a saudades e comer um lamen na Liba. Na verdade, eu ando com muita vontade de comer sukiyaki, mas como certas pessoas andam me enrolando, fui me satisfazer com um substituto próximo. 
O escolhido, o Aska, na Galvão Bueno. Eu não sei dizer há quanto tempo, mas pra ter uma idéia, desde que eu fazia Band (há 10 anos atrás) e ainda me familiarizava com o meu futuro oriental, eu já ouvia falar dele. Na minha opinão é a "lamen house" mais tradicional da Liberdade.
Pois bem, pra quem não conhece, o Aska fica em um recinto bem pequenino com apenas 5 mesas de 2 lugares e cerca de 10 cadeiras no balcão, com um ar bem típico japonês. De sexta a domingo fica BEM cheio e pode demorar um bom tempo para se sentar. Todos os atendentes são brasileiros, e depois de tanto tempo sem ir lá, reconheci apenas alguns rostos. D
Diferentemente de alguns anos atrás - eu fui freqüentadora assídua entre 2006 e 2007 - há muito mais brasileiros (e chineses) e os garçons se lembram de frisar antes dos pedidos que somente dinheiro e cheque (!?!?) são aceitos. O menu tem apenas duas páginas, com os mesmos lamens, mas um com caldo base de frango e outro de porco. Pode-se adicionar alguns ingredientes a mais, como wakame e ovo, e o tamanho do bowl pode variar entre o mini, normal e big. Se você não mencionar qual quer, eles traram o normal. Outra boa pedida lá, que talvez seja o único outro item que não o lamen, é a porção de guiozas. Como eu estava sozinha hoje, nem com um prato mini, daria conta de 6 guiozas. 
O serviço é super rápido. Você chega, o garçom já vem com o cardápio e fica lá esperando o pedido ou para explicar os pratos. Pediu, e alguns minutinhos depois o(s) prato(s) chega na mesa. A idéia é devorar bem rápido. E esse é o motivo pelo qual não voltava lá há anos. Infelizmente, quando o Aska foi ficando mais popular, o serviço começou a pecar. Tudo devia ser muito rápido e caso contrário, você era (quase) chutado para fora do restaurante. Agora, com uma amiga que come bem devagarinho e nossa idéia de sair para jantar e jogar conversa fora, o Aska foi perdendo pontos - e claro, com a chegada do lamen Kazu e mais recentemente o Espaço Kazu, um atendimento mais cordial e simpático retirou qualquer vontade de retornar lá.
Hoje voltei lá para checar como estava depois de tanto tempo. Os preços continuam pequeninos (para a inflacionada SP, fiquei até surpresa), mas achei que lamen não tão saboroso quanto antes. Talvez porque depois de tanto tempo (e dois anos de Ásia) meu paladar tenha mudado. Também a falta de alguns ingredientes típicos japoneses - que ainda não podem ser importados aqui no Brasil - possa ter afetado os sabores. Pretendo voltar lá mais uma vez para avaliar melhor. 


ASKA
Rua Galvão Bueno, 466
Liberdade
Aceita dinheiro e cheque
Não abre às segundas

0 comentários:

Postar um comentário