sábado, 22 de junho de 2013

Confesso que já tinha feito esse pãozinho australiano outras vezes, mas nenhuma tinha ficado tão boa quanta essa. Os ingredientes pelo o que eu me lembre eram bem parecidos pq o que dar a cor marrom e gostinho adocicado desse pão é basicamente o cacau em pó, o açúcar mascavo e mel.
A receita eu peguei desse blog aqui chamado Desafios Gastronômicos. Tinha uma receita também no tudo gostoso, porém como a receita do blog estava mais bem explicadinha e com várias fotos optei por pegar a do blog.
Infelizmente eu não tinha farinha integral em casa (usei meu último pacote nas empanadas =/) e por isso tive que usar 100% farinha branca, porém próxima vez irei fazer com 50% de farinha integral como na receita do blog.
Outra coisa também é que eu dobrei a receita. Como eu queria fazer pãezinhos australianos do tamanho de pão de hambúrguer pro meu cheddar mc melt (posto a receita dps), eu achei que uma só receita ia dar muito pouco. Porém, confesso que só uma receita dava, pq 2 receitas rendeu 20 pães de hambúrguer e mais 2 pãezinhos pequenos.
Eu tenho uma técnica própria pra fazer meus pães que eu acho que funciona muito bem. Primeiro que eu uso a batedeira planetária pra bater a massa. Sim, eu sei que amassar na mão é muito mais legal, mas na batedeira é muito mais prático e você não precisa ficar adicionando farinha a mais pra não grudar na mão e logo seu pãozinho não corre o risco de ficar duro por causa de muita farinha.
Segundo, eu deixo ele fermentar várias vezes, pq o fermento biológico tem que agir antes de ir no forno, diferente do fermento químico usado em bolos que só cresce no forno. Bom, então bora pra receita que lá eu explico tudo um pouco melhor:

Pão Australiano (Estilo Outback)
Rendimento: 10 pães de hamburguer e 1 pão pequeno.

Ingredientes:

- 4 xícaras de farinha branca (600g)
- 2 colheres de sopa (25gr) de cacau em pó
- 4 colheres de sopa (60gr) de açúcar mascavo
- 1/4 de xícara (100gr) de melaço ou mel
- 1 tablete e 1/2 (45gr) de fermento fresco ou 1 colher de sopa (rasa) de fermento biológico seco (10gr)
- 1 colher e 1/2 de sopa (30gr) de manteiga ou margarina derretida
- 1 xícara e 1/4 (300ml) de água morna
- 1 pitada generosa de sal
- fubá para polvilhar

Utensílios:
- Batedeira planetária
- Tapete de silicone (SILPAT)
- Assadeira alta

Modo de preparo:
1) Na tigela da batedeira coloque o açúcar mascavo, metade da água morna(150ml) e o fermento em pó. Misture com um garfo, coloque um pano de prato limpo em cima e deixe em cima da geledeira ou em qualquer outro lugar quentinho para fermentar durante uns 15 minutos.

2) Enquanto a mistura fermenta, em outra tigela misture a farinha e o cacau em pó. Aproveite o tempo e já separe o mel e derreta a manteiga no microondas.





3) Coloque a mistura de farinha na tigela da batedeira junto com a mistura fermentada. Adicione o mel, a manteiga derretida e vá adicionando o restante da água morna aos poucos enquanto bate.
4) Comece batendo com o gancho para massas pesadas na velocidade mais baixa (3) e depois vá aumentando até chegar na velocidade máxima (8).  Quando a massa já estiver homogênea deixe batendo em velocidade alta por mais 5 minutos.


5) Retire a massa da tigela e sove um pouco com as mãos. Faça uma bola e volte a massa para a batedeira. Cubra com um filme plástico, o pano de prato e volte para cima da geladeira para fermentar por mais 40 minutos.



6) Após fermentar, faça bolinhas de 100g (no caso de querer fazer pães de hamburguer pequeno) ou de 50g caso queira fazer pãezinhos. Para fazer as bolinhas tem toda uma técnica que segue abaixo:






7) Caso você não tenha um tapete de silicone, unte uma assadeira ALTA com óleo e farinha de trigo. E digo alta, pq para os pães ficarem bunitinhos e altos é importante eles ficarem bem próximos uns dos outros e grudarem na hora de assar. Eu sei que normalmente vc não quer que um pão grude no outro, mas no caso do pão de hambúrguer é importante que eles grudem pra eles crescerem mais pra cima do que pros lados e fiquem altinhos pra vc conseguir cortar no meio na hora de montar o hambúrguer.

8) Coloque as bolinhas com distância de um dedo de cada um, cubra com o plástico filme, o pano de prato e deixe em cima do fogão para fermentar por mais 40 minutos. Enquanto os pães fermentam, ligue o forno a 200°C. É importante vc ligar o forno para ir pré aquecendo e também pra fermentar os pães mais rápido! hehe



9) Assim que fermentar, polvilhe o fubá por cima dos pães e leve ao forno por 30 minutos.
10) Retire do forno e sirva quentinho com uma manteiga amolecida.


16 comentários:

  1. Essa receita ficou incrível. Acho que até melhor que com farinha integral. A única modificação que fiz foi com relação ao fermento: usei 2 saches de fermento biológico (20g). A massa ficou consistente, com boa textura, ficou bem fofinho. Todo mundo amou! Das receitas que pesquisei, a sua foi a melhor. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo lady! =) Fico muito feliz com esse tipo de comentário! hehe O blog anda meio parado ultimamente, mas agora q eu vou ter uma semaninha de férias, vou ver se posto mais! =) hehe Espero q volte mais vezes aqui! hehe

      Excluir
  2. Se não tiver a batedeira, amassa na mão mesmo??? Quanto tempo??

    ResponderExcluir
  3. Ótima receita! O pão ficou maravilhoso, mas usei o melado ( da receita original) ! Parabéns!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo, depois conto o resultado final, mas adaptei para a panificadora.

      Excluir
  4. A massa fica grudenta mesmo?Fuz e ficou ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu pão ficou mais claro, acho que faltou cacau. Usei um pouco de bagaço de malte junto, ficou delicioso!

    ResponderExcluir
  6. Se eu for pobre (rs) e só tiver chocolate melken 32% na minha casa, posso substituir o cacau??
    Boa receita farei

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz e não sei pq o pão ao colocar no forno "solou" e não ficou fofinho :/
    vou ter q refazer a receita e ver se dessa vez eu acerto

    ResponderExcluir
  8. Fiz ontem e ficou excelente, misturei na mão msm pois não tenho batedeira planetária. Obrigada por compartilhar essa receita!

    ResponderExcluir
  9. Fiz hoje ficou excelente!!! Obg pela receita.

    ResponderExcluir
  10. Posso substituir a farinha de trigo por farinha de arroz , ou outra farinha???

    ResponderExcluir