quarta-feira, 19 de junho de 2013

Bom, como alguns de vcs sabem eu estou no meu ano de estágios obrigatórios e no momento estou fazendo estágio de Grupos no CRNutri. Como eu tinha que testar uma receita DIET (sem açúcar) para um dos grupos, eu resolvi testar a receita de um brigadeiro diet e de um leite condesado diet caseiro por 2 motivos. Primeiro q eu vendo brigadeiros, então ter a oportunidade de testar uma receita diferente de brigadeiro foi ótimo e segundo que o leite condensado DIET que vende no mercado custa 12 reais e eu acho isso um absurdo e eu queria achar uma alternativa mais barata para os meus pacientes.
Bom, primeiro vamos a receita do leite condensado DIET que é a base do brigadeiro:

Leite Condensado DIET caseiro
Ingredientes:
- 1 xícara de leite em pó desnatado (utilizei o da Molico)
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 1/4 de xícara de adoçante Forno e Fogão (utilizei Tal e Qual forno e fogão pq eu não achei o Linea Sucralose Forno e Fogão) --> É importante utilizar um adoçante de forno e fogão, pois o adoçante comum que usamos para adoçar o cafézinho não é adequado para cozinhar.
- 1 xícara de água fervendo

Modo de preparo:
1) Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Se preferir uma consistência mais grossa, leve ao fogo baixo em uma panela de fundo grosso e cozinhe mexendo sempre até chegar a consistência desejada.

Obs. Se não tiver liquidificador, pode misturar com um garfo ou fuet. O importante é a água estar  bem quente pra dissolver bem o leite em pó e o adoçante.

Brigadeiro Caseiro DIET

Rendimento: 30 unidades pequenas

Ingredientes: 
- 1 receita de leite condesado DIET caseiro (receita acima)
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 50g de raspas de chocolate DIET (Utilizei o da Nestle 50% cacau - embalagem preta)
- 50g de raspas de chocolate DIET para enrolar o brigadeiro

1) Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado DIET e o cacau em pó e cozinhe até começar a desgrudar do fundo da panela.
2) Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Coloque as raspas de chocolate e misture bem.
3) Coloque em um recipiente e leve a geladeira até endurecer.
4) Após esfriar, faça bolinhas pequenas e passe pelas raspas de chocolate DIET.

Obs. 
1) Utilize um cacau em pó e um chocolate DIET de boa qualidade. Isso fará todo diferença no final. Eu utilizei o cacau da Barry Callebaut e o Chocolate da Diet. O cacau em pó da Mavalério e da zona cerealista também são bons. NUNCA use cacau em pó da Mãe Terra! É horrível!
2) Eu não consegui chegar no ponto de brigadeiro apenas cozinhando o leite condesado e o cacau em pó e por isso adicionei as raspas de chocolate em pó. Logo a consistência dele ficou mais parecido com uma trufa do que brigadeiro, porém ficou super bom.

Bom, como eu já disse essa é uma receita sem açúcar e uma ótima alternativa para diabéticos. A receita eu adaptei da minha querida Simone Izumi do blog Chocolatria e a receita original você pode achar aqui.

Provavelmente irei agregar essa receita na lista de brigadeiros da Tamy Brigadeiros! =) E pra quem não conhece, eu convido a conhecer: https://www.facebook.com/tamybrigadeiros

0 comentários:

Postar um comentário