domingo, 23 de junho de 2013

Bom, como a minha inspiração veio do lanche do McDonalds, foi inevitável não citar o nome dele no post. Outra inspiração também veio de um sanduíche do Buba Burguer que teve na Feirinha Gastronômica na Vila Madalena esse domingo: Hambúrguer de 150 grs produzido totalmente com fraldinha de búfalo, creme de queijos cheddar e cream cheese [feito na cerveja] e cebolas carameladas em açúcar mascavo.
E de onde surgiu a ideia de fazer a minha versão desse sanduíche? Foi tudo por causa de uma amiga! Rs Ela comentou do sanduíche falando que estava com uma cara moh boa, mas a primeira coisa q eu pensei foi: "Nossa, mas eu consigo fazer isso tbm!". E pra quem não sabe eu já tenho o costume de fazer bastante hambúrgueres caseiro e logo pra mim ter mais um desafio foi muito divertido! =)
Pra aqueles que acompanham o blog já devem saber que para o pão, eu usei a minha receita de pão australiano que você pode achar aqui. Eu quis fazer o meu próprio pão pq primeiro que fica bem mais gostoso e segundo pq eu queria tentar fazer algum pão mais escuro que lembrasse o pão do Cheddar McMelt.
As cebolas eu fiz caramelizadas no shoyu, açúcar e sakê, porém você também pode fazer elas no aceto balsâmico.
O cheddar eu comprei um bem industralizado pq foi a única opção que eu achei. Na verdade eu deveria ter comprado o da Polenghi q eu já experimentei e era bem gostoso, mas como eu queria comprar algum de bisnaga e não tinha o da Polenghi, acabei optando por esse. Porém a próxima vez eu vou comprar o queijo cheddar de verdade (em peça), cream cheese e vou adicionar alguma bebida que eu ainda decidi se será whisky ou cerveja! hehe
A carne eu comprei no meu açougue de sempre e comprei carne moída de segunda pois ela tem mais gordura e é bem mais saborosa que a carne de primeira. Ainda não elaborei nenhuma receita mirabolante de combinações de diferentes carnes pro meu hambúrguer, mas um dia eu chego lá! hehe Até pq pra fazer isso eu acho q vc tem que entender muito bem de cada corte de carne e isso é uma coisa que ainda não sei com perfeição! hehe
Bom, então vamo parar de conversar e ir pra receita:

Hamburguer caseiro no pão australiano com cheddar e cebola caramelizada no shoyu
Cebola caramelizada com shoyu e sakê

Ingredientes:
- 1 cebola média
- 1/2 xícara de shoyu
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de sakê
- 1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
- 1/2 copo de água

Modo de preparo:
1) Pique as cebolas em cubinhos ou em fatias e coloque elas em uma panela. Adicione o açúcar, o shoyu e o  sakê e cozinhe até as cebolas amolecerem.


2) Dissolva o amido de milho na água em temperatura ambiente e misture bem até dissolver todo o amido.

3) Adicione a mistura de amido de milho a cebola e cozinhe até engrossar. O amido irá ajudar a engrossar o molho e deixar mais brilhante.

Carne do Hamburguer

Ingredientes:
- 1kg de carne moída de segunda
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Óleo para fritar os hambúrgueres

Utensílios:
- Moldes para fazer hambúrguer

Modo de preparo:
1) Faça bolinhas de 100~200g e amasse com as mãos para ficarem com o formato de um hambúrguer. Caso você tenha um molde para o hambúrguer, utilize ele pois os hambúrgueres ficam mais bonitinhos e uniformes! hehe


2) Em uma chapa de ferro ou em uma frigideira, coloque um fio de óleo e ligue o fogo no fogo alto.

3) Enquanto a panela esquenta, tempere um dos lados do hamburguer com uma pitada de sal e pimenta do reino a gosto.
4) Assim que a panela estiver quente (se vc colocar a mão em cima da panela vc não deve aguentar ficar com ela lá por muito tempo), coloque o hambúrguer com o tempero virado pra baixo e tempere o outro lado da carne.

5) Deixe uns 2 minutos de cada lado e NUNCA aperte o hambúrguer pois se não ele vai perder todo o suco dele. Caso queira mais bem passado, deixe o seu hambúrguer grelhando por mais tempo.

6) Assim que ele estiver pronto, retire da panela e reserve.

Montando o hambúrguer:
1) Corte o pão australiano na metade na horizontal e toste eles em uma frigideira.

2) Coloque a carne, o cheddar e a cebola caramelizada.



3 comentários:

  1. Fantástico Tamy!!

    Eu adoro esse lanche! Agora vou poder fazer em casa!! =D

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!! Com a vontade que eu tô de comer hamburguer, acho que encontrei a receita que vou testar!!

    Brigada Témis! :D

    ResponderExcluir
  3. A minha cebola ficou muito salgada!

    ResponderExcluir