sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sempre quando eu vou ao rodízio japonês tem aquela saladinha de pepino na entrada q eu AMO e sempre as minhas amigas perguntam: Nossa como faz, vc sabe fazer e talz. E na verdade eu sei sim e é por isso q estou aqui! =)
Na verdade é uma receita bem simples q na verdade na minha opnião tem uma medida certa de ingredientes. Digo isso pq tem gente que curte essa saladinha mais azedinha e outras pessoas como eu curte ela mais docinha! =)
Ela é bem simples de fazer. Você vai precisar dos ingredientes da sua preferência: Eu normalmente curto pepino e cenoura. Vinagre de arroz e açúcar para o molho. E um mandolim (ou uma habilidade mta foda e mta paciência pra cortar o pepino fininho! Rs) ou vulgo fatiador, mas q tenha uma regulagem bem fininha.
Se vc quiser pode usar harusame (aquele macarrão fininho trasnparante), kani e até mesmo algo do tipo wakame na salada ! =)
No molho na hora de finalizar eu gosto de colocar óleo de gergelim e um pouco de gergelim torrado pra ficar mais gostosinho!

Ingredientes:
- Pepino e cenoura

Molho:
-Vinagre de arroz
-Açúcar
Opcional: Gergelim e óleo de gergelim

Modo de preparo:
- Com um mandolim, fatie o pepino e a cenoura BEM fininho (vide foto em anexo)
- Coloque td em um pote e tempere generosamente com sal e deixe descansar por uns 15min.
- Coloque o pepino/cenoura em uma peneira e passe rapidamente na água só pra tirar o excesso de sal.
- Enquanto espera o pepino, em uma panela coloque 1/4 xícara de vinagre e açúcar a gosto e leve ao fogo até ferver. Eu sinceramente gosto de bem docinho por isso coloco na proporção quase 1:1, mas eu sugiro ir experimentando.
- Assim que ferver, deixe cozinhando em fogo baixo mais uns 2 minutinhos e desligue. (Ps: vai ficar fedendo vinagre! XD)
- Deixe o molho esfriar e misture com o pepino/cenoura. Coloque o óleo de gergelim (algumas gotinhas basta) e o gergelim torrado.

Minha sugestão: Fazer um dia antes e deixar na geladeira pro sabor pegar melhor e ficar geladinho! =)

Fotos:
Pra quem não sabe, isso é um mandolim! =) Ele tem regulagem e é bem legal
Cuidado pra não cortar o dedo, heim!
Bem fininho! =) Quase transparente! hehe Pelo menos, eu gosto assim! =)
Arte com a cenoura! hehe
Pepino antes de colocar o sal
Pepino dps do sal
Colocado o vinagre
Com gergelim! =) Na hora de servir, pode tirar um pouco do molho! hehe

Tagged: , , , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário