segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Hoje eu resolvi postar a receita dos cogumelos q eu sempre faço pq eu acho que de verdade não tem jeito melhor de comer cogumelos do que refogado na manteiga com shoyu, sakê e açúcar.
Toda sexta feira a minha mãe vai lá no Sacolão Imigrantes e lá existe uma variedade enorme de cogumelos. E aí eu sempre pego algum pra comer. Essa semana eu peguei o Enoki que alias eu gosto muito pq ele tem uma textura diferente que eu gosto de ficar mastigando. rs Semana passada eu peguei o Eryngui que apesar de ser enorme e dar um pouco de medo é super gostoso também. Lá eu tbm já achei o Nameko, mas não é sempre que encontro. Shimeji preto, branco, Shitake, Porto Bello e Champion sempre tem.
E não, cogumelo não é a coisa mais barata do mundo, mas de vez enquando vc acha uma promoção que dá pra comprar uma bandejinha por 5,99 ou até mesmo 3,99. O que eu vejo bastante sempre em promoção é o shimeji branco. Não sei se é pq ele não saí muito, mas vira e mexe na Liberdade vc consegue achar a bandejinha mais em conta.
Esse cogumelos mais diferentes tipo o de hoje normalmente custa 8,99 e vem bem pouquinho comparando com as bandejas de Shimeji.
Mas como eu adoro cogumelos e eles são um alimento saudável sempre que posso eu compro uma bandejinha pra minha semana ficar mais feliz. rs
Além do que eles são super fáceis de preparar. Em 5 minutinhos você faz deliciosos cogumelos, até porque nem lavar vc precisar.
E aí vc me fala. Sério Nutricionista que você não lava os seus cogumelos? Antes de descobrir isso eu sempre lavava, mas depois que me falaram que era um pecado lavar eu parei.
O cogumelo por ser um fungo muito poroso, eles recomendam não lavar e nem deixar de molho porque se não altera a textura do cogumelo. O que eu faço normalmente é dar uma olhada se não tem terra e nem nada do tipo e aí eu tiro com o meu pincel.
Depois de "limpo" (risos), eu separo com a mão mesmo em raminhos menores e já coloco na panela.
Bom, mas bora pra receita porque se não eu vou acabar escrevendo tudo aqui.

Cogumelos refogado na manteiga



Ingredientes:
- 1 bandejinha de cogumelo de sua preferência (Hoje eu usei o Enoki)
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina (De verdade, eu prefiro usar manteiga)
- 1/2 colher de sopa de Shoyu (Aqui em casa pro dia a dia a gente usa Sakura mesmo)
- 1/2 colher de sopa de Sakê Culinário Seco
-1/2 colher de chá de açúcar
- Cebolinhas ou Cibouletes picadinhas (Hoje eu use Ciboulete pra ficar mais delicado por causa dos tamanhos do cogumelo)

Modo de preparo:
1) Em uma frigideira coloque a manteiga e deixa derreter. Coloque os cogumelos e refogue até eles murcharem e começarem a ficarem dourados.
2) Adicione o sakê, o shoyu e o açúcar e misture bem. Por último coloque as cebolinhas, mexa bem e desligue o fogo.
3) Sirva imediatamente! =)

Aonde eu compro meus cogumelos?

Sacolão Imigrantes
Avenida Professor Abraão de Morais, 1500 - Saúde
Tel.(11) 5583-2729
Facebook aqui

5 comentários:

  1. Olá, Tamy!
    No dia do sétimo aniversário do nosso casamento, minha mulher trouxe para casa uns cogumelos desconhecidos para mim. Fomos à internet para procurar receitas e tivemos a sorte de encontrar a sua, a mais simples de todas. E foi esse preparo simples, com poucos ingredientes, que ajudou a preservar o sabor do enoki e deixou o prato delicioso! Tivemos um excelente jantar. Obrigado e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de acrescentar que normalmente preparávamos cogumelos puxando no alho e na manteiga (ficava muito bom), e só de vez em quando, fazíamos apenas na manteiga (ótimo também). Sua receita mostrou que o alho é totalmente dispensável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! ^^
      Ahh que bom! Eu fico muito feliz que a minha receita tenha ajudado alguém! =) Esse jeito que eu faço, é um jeito mais oriental de preparar os cogumelos, mas essa versão de vocês com alho também fica uma delícia! Ás vezes eu preparo o meu shitake assim e coloco umas folhas de manjericão tbm pq eu gosto de mudar um pouco.
      Fico muito feliz mesmoo com comentários iguais aos seus. hehe Me faz ter vontade de voltar a escrever aqui. hehe

      Excluir
  3. Resolvi adicionar cogumelos a minha alimentação, mas não sabia como prepará-los. Testei sua receita com Enoki e gostei muito! Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei. Aqui também compramos nas promoções, não é como aí porque não tem o bairro Liberdade então fica até maus carro. Mas não sabia fazer esse Enoki, nossa obg foi dono se tivessem tirado um véu. Parei de ter medo..rs.. de usar cogumelos. Sempre usava os mesmos, mais fáceis de achar. 😋😋😍😍😘😘

    ResponderExcluir