segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hj eu resolvi postar uma receita bem refrescante que fiz hoje aqui em casa. Como meu tio voltou da pescaria ontem (ele e meu primo foram pescar no sul) e trouxe peixe fresquinho, eu resolvi fazer o ceviche que é uma receita que gosto bastante.
A receita de hoje é a mais tradicional. Só vai peixe, cebola roxa, pimenta dedo de moça, coentro, limão e sal. Apesar de ser simples, é a versão mais gostosa.
O peixe que eu usei hoje foi o Robalo, porém eles não estavam muito grande. Usei cerca de 6 filés (3 peixes) que serviu bem 4 pessoas.
De acompanhamento eu fiz um crispy de batata doce. Eu só cortei no mandolim, coloquei um pouco na água, sequei com um pano de prato limpo e fritei no óleo quente.

Ceviche de peixe branco



- 6 filés de peixe limpo cortado em tiras ou cubos
- 1 cebola roxa cortada em meia lua fininhas
- 2 pimenta dedo de moça sem semente picadinhas
- coentro á gosto picado
- sal á gosto
- suco de 6 limões

Modo de preparo:
1) Comece cortando as cebolas e colocando elas de molho na água gelada. Isso vai ajudar a tirar aquele gosto forte de cebola. Deixe durante uns 30 min e depois escorra.
2) Misture o peixe, a cebola, a pimenta e o coentro em um bowl e regue com o suco de limão e tempere com o sal.
3) Coloque umas pedrinhas de gelo pra ajudar a conservar o peixe gelado e sirva.

Obs. O tempo de marinada é você que decide. Se você gosta de um peixe mais cozido, deixe ele mais tempo, se gosta dele menos cozido sirva imediatamente. Eu gosto de deixar uns 5 minutinhos na geladeira pra ele cozinhar um pouco peixe e formar o leche de tigre (o líquido branco que forma do suco de limão com o líquido do peixe). Dizem que esse leche de tigre é afrodisíaco e alguns restaurantes guardam esse leche e vão utilizando de novo em outro ceviches pra pegar mais sabor. rs Não sei se nenhum dos 2 fatos é verdade, mas são só curiosidades que eu ouvi um dia em um programa de TV que quis compartilhar com vocês; hehe

Tenham uma ótima semana!
Beijos

0 comentários:

Postar um comentário