segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Hoje eu resolvi postar a receita dos cogumelos q eu sempre faço pq eu acho que de verdade não tem jeito melhor de comer cogumelos do que refogado na manteiga com shoyu, sakê e açúcar.
Toda sexta feira a minha mãe vai lá no Sacolão Imigrantes e lá existe uma variedade enorme de cogumelos. E aí eu sempre pego algum pra comer. Essa semana eu peguei o Enoki que alias eu gosto muito pq ele tem uma textura diferente que eu gosto de ficar mastigando. rs Semana passada eu peguei o Eryngui que apesar de ser enorme e dar um pouco de medo é super gostoso também. Lá eu tbm já achei o Nameko, mas não é sempre que encontro. Shimeji preto, branco, Shitake, Porto Bello e Champion sempre tem.
E não, cogumelo não é a coisa mais barata do mundo, mas de vez enquando vc acha uma promoção que dá pra comprar uma bandejinha por 5,99 ou até mesmo 3,99. O que eu vejo bastante sempre em promoção é o shimeji branco. Não sei se é pq ele não saí muito, mas vira e mexe na Liberdade vc consegue achar a bandejinha mais em conta.
Esse cogumelos mais diferentes tipo o de hoje normalmente custa 8,99 e vem bem pouquinho comparando com as bandejas de Shimeji.
Mas como eu adoro cogumelos e eles são um alimento saudável sempre que posso eu compro uma bandejinha pra minha semana ficar mais feliz. rs
Além do que eles são super fáceis de preparar. Em 5 minutinhos você faz deliciosos cogumelos, até porque nem lavar vc precisar.
E aí vc me fala. Sério Nutricionista que você não lava os seus cogumelos? Antes de descobrir isso eu sempre lavava, mas depois que me falaram que era um pecado lavar eu parei.
O cogumelo por ser um fungo muito poroso, eles recomendam não lavar e nem deixar de molho porque se não altera a textura do cogumelo. O que eu faço normalmente é dar uma olhada se não tem terra e nem nada do tipo e aí eu tiro com o meu pincel.
Depois de "limpo" (risos), eu separo com a mão mesmo em raminhos menores e já coloco na panela.
Bom, mas bora pra receita porque se não eu vou acabar escrevendo tudo aqui.

Cogumelos refogado na manteiga



Ingredientes:
- 1 bandejinha de cogumelo de sua preferência (Hoje eu usei o Enoki)
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina (De verdade, eu prefiro usar manteiga)
- 1/2 colher de sopa de Shoyu (Aqui em casa pro dia a dia a gente usa Sakura mesmo)
- 1/2 colher de sopa de Sakê Culinário Seco
-1/2 colher de chá de açúcar
- Cebolinhas ou Cibouletes picadinhas (Hoje eu use Ciboulete pra ficar mais delicado por causa dos tamanhos do cogumelo)

Modo de preparo:
1) Em uma frigideira coloque a manteiga e deixa derreter. Coloque os cogumelos e refogue até eles murcharem e começarem a ficarem dourados.
2) Adicione o sakê, o shoyu e o açúcar e misture bem. Por último coloque as cebolinhas, mexa bem e desligue o fogo.
3) Sirva imediatamente! =)

Aonde eu compro meus cogumelos?

Sacolão Imigrantes
Avenida Professor Abraão de Morais, 1500 - Saúde
Tel.(11) 5583-2729
Facebook aqui

4 comentários:

  1. Olá, Tamy!
    No dia do sétimo aniversário do nosso casamento, minha mulher trouxe para casa uns cogumelos desconhecidos para mim. Fomos à internet para procurar receitas e tivemos a sorte de encontrar a sua, a mais simples de todas. E foi esse preparo simples, com poucos ingredientes, que ajudou a preservar o sabor do enoki e deixou o prato delicioso! Tivemos um excelente jantar. Obrigado e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de acrescentar que normalmente preparávamos cogumelos puxando no alho e na manteiga (ficava muito bom), e só de vez em quando, fazíamos apenas na manteiga (ótimo também). Sua receita mostrou que o alho é totalmente dispensável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! ^^
      Ahh que bom! Eu fico muito feliz que a minha receita tenha ajudado alguém! =) Esse jeito que eu faço, é um jeito mais oriental de preparar os cogumelos, mas essa versão de vocês com alho também fica uma delícia! Ás vezes eu preparo o meu shitake assim e coloco umas folhas de manjericão tbm pq eu gosto de mudar um pouco.
      Fico muito feliz mesmoo com comentários iguais aos seus. hehe Me faz ter vontade de voltar a escrever aqui. hehe

      Excluir
  3. Resolvi adicionar cogumelos a minha alimentação, mas não sabia como prepará-los. Testei sua receita com Enoki e gostei muito! Muito bom!

    ResponderExcluir