domingo, 23 de junho de 2013

Bom, como a minha inspiração veio do lanche do McDonalds, foi inevitável não citar o nome dele no post. Outra inspiração também veio de um sanduíche do Buba Burguer que teve na Feirinha Gastronômica na Vila Madalena esse domingo: Hambúrguer de 150 grs produzido totalmente com fraldinha de búfalo, creme de queijos cheddar e cream cheese [feito na cerveja] e cebolas carameladas em açúcar mascavo.
E de onde surgiu a ideia de fazer a minha versão desse sanduíche? Foi tudo por causa de uma amiga! Rs Ela comentou do sanduíche falando que estava com uma cara moh boa, mas a primeira coisa q eu pensei foi: "Nossa, mas eu consigo fazer isso tbm!". E pra quem não sabe eu já tenho o costume de fazer bastante hambúrgueres caseiro e logo pra mim ter mais um desafio foi muito divertido! =)
Pra aqueles que acompanham o blog já devem saber que para o pão, eu usei a minha receita de pão australiano que você pode achar aqui. Eu quis fazer o meu próprio pão pq primeiro que fica bem mais gostoso e segundo pq eu queria tentar fazer algum pão mais escuro que lembrasse o pão do Cheddar McMelt.
As cebolas eu fiz caramelizadas no shoyu, açúcar e sakê, porém você também pode fazer elas no aceto balsâmico.
O cheddar eu comprei um bem industralizado pq foi a única opção que eu achei. Na verdade eu deveria ter comprado o da Polenghi q eu já experimentei e era bem gostoso, mas como eu queria comprar algum de bisnaga e não tinha o da Polenghi, acabei optando por esse. Porém a próxima vez eu vou comprar o queijo cheddar de verdade (em peça), cream cheese e vou adicionar alguma bebida que eu ainda decidi se será whisky ou cerveja! hehe
A carne eu comprei no meu açougue de sempre e comprei carne moída de segunda pois ela tem mais gordura e é bem mais saborosa que a carne de primeira. Ainda não elaborei nenhuma receita mirabolante de combinações de diferentes carnes pro meu hambúrguer, mas um dia eu chego lá! hehe Até pq pra fazer isso eu acho q vc tem que entender muito bem de cada corte de carne e isso é uma coisa que ainda não sei com perfeição! hehe
Bom, então vamo parar de conversar e ir pra receita:

Hamburguer caseiro no pão australiano com cheddar e cebola caramelizada no shoyu
Cebola caramelizada com shoyu e sakê

Ingredientes:
- 1 cebola média
- 1/2 xícara de shoyu
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de sakê
- 1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
- 1/2 copo de água

Modo de preparo:
1) Pique as cebolas em cubinhos ou em fatias e coloque elas em uma panela. Adicione o açúcar, o shoyu e o  sakê e cozinhe até as cebolas amolecerem.


2) Dissolva o amido de milho na água em temperatura ambiente e misture bem até dissolver todo o amido.

3) Adicione a mistura de amido de milho a cebola e cozinhe até engrossar. O amido irá ajudar a engrossar o molho e deixar mais brilhante.

Carne do Hamburguer

Ingredientes:
- 1kg de carne moída de segunda
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Óleo para fritar os hambúrgueres

Utensílios:
- Moldes para fazer hambúrguer

Modo de preparo:
1) Faça bolinhas de 100~200g e amasse com as mãos para ficarem com o formato de um hambúrguer. Caso você tenha um molde para o hambúrguer, utilize ele pois os hambúrgueres ficam mais bonitinhos e uniformes! hehe


2) Em uma chapa de ferro ou em uma frigideira, coloque um fio de óleo e ligue o fogo no fogo alto.

3) Enquanto a panela esquenta, tempere um dos lados do hamburguer com uma pitada de sal e pimenta do reino a gosto.
4) Assim que a panela estiver quente (se vc colocar a mão em cima da panela vc não deve aguentar ficar com ela lá por muito tempo), coloque o hambúrguer com o tempero virado pra baixo e tempere o outro lado da carne.

5) Deixe uns 2 minutos de cada lado e NUNCA aperte o hambúrguer pois se não ele vai perder todo o suco dele. Caso queira mais bem passado, deixe o seu hambúrguer grelhando por mais tempo.

6) Assim que ele estiver pronto, retire da panela e reserve.

Montando o hambúrguer:
1) Corte o pão australiano na metade na horizontal e toste eles em uma frigideira.

2) Coloque a carne, o cheddar e a cebola caramelizada.



sábado, 22 de junho de 2013

Confesso que já tinha feito esse pãozinho australiano outras vezes, mas nenhuma tinha ficado tão boa quanta essa. Os ingredientes pelo o que eu me lembre eram bem parecidos pq o que dar a cor marrom e gostinho adocicado desse pão é basicamente o cacau em pó, o açúcar mascavo e mel.
A receita eu peguei desse blog aqui chamado Desafios Gastronômicos. Tinha uma receita também no tudo gostoso, porém como a receita do blog estava mais bem explicadinha e com várias fotos optei por pegar a do blog.
Infelizmente eu não tinha farinha integral em casa (usei meu último pacote nas empanadas =/) e por isso tive que usar 100% farinha branca, porém próxima vez irei fazer com 50% de farinha integral como na receita do blog.
Outra coisa também é que eu dobrei a receita. Como eu queria fazer pãezinhos australianos do tamanho de pão de hambúrguer pro meu cheddar mc melt (posto a receita dps), eu achei que uma só receita ia dar muito pouco. Porém, confesso que só uma receita dava, pq 2 receitas rendeu 20 pães de hambúrguer e mais 2 pãezinhos pequenos.
Eu tenho uma técnica própria pra fazer meus pães que eu acho que funciona muito bem. Primeiro que eu uso a batedeira planetária pra bater a massa. Sim, eu sei que amassar na mão é muito mais legal, mas na batedeira é muito mais prático e você não precisa ficar adicionando farinha a mais pra não grudar na mão e logo seu pãozinho não corre o risco de ficar duro por causa de muita farinha.
Segundo, eu deixo ele fermentar várias vezes, pq o fermento biológico tem que agir antes de ir no forno, diferente do fermento químico usado em bolos que só cresce no forno. Bom, então bora pra receita que lá eu explico tudo um pouco melhor:

Pão Australiano (Estilo Outback)
Rendimento: 10 pães de hamburguer e 1 pão pequeno.

Ingredientes:

- 4 xícaras de farinha branca (600g)
- 2 colheres de sopa (25gr) de cacau em pó
- 4 colheres de sopa (60gr) de açúcar mascavo
- 1/4 de xícara (100gr) de melaço ou mel
- 1 tablete e 1/2 (45gr) de fermento fresco ou 1 colher de sopa (rasa) de fermento biológico seco (10gr)
- 1 colher e 1/2 de sopa (30gr) de manteiga ou margarina derretida
- 1 xícara e 1/4 (300ml) de água morna
- 1 pitada generosa de sal
- fubá para polvilhar

Utensílios:
- Batedeira planetária
- Tapete de silicone (SILPAT)
- Assadeira alta

Modo de preparo:
1) Na tigela da batedeira coloque o açúcar mascavo, metade da água morna(150ml) e o fermento em pó. Misture com um garfo, coloque um pano de prato limpo em cima e deixe em cima da geledeira ou em qualquer outro lugar quentinho para fermentar durante uns 15 minutos.

2) Enquanto a mistura fermenta, em outra tigela misture a farinha e o cacau em pó. Aproveite o tempo e já separe o mel e derreta a manteiga no microondas.





3) Coloque a mistura de farinha na tigela da batedeira junto com a mistura fermentada. Adicione o mel, a manteiga derretida e vá adicionando o restante da água morna aos poucos enquanto bate.
4) Comece batendo com o gancho para massas pesadas na velocidade mais baixa (3) e depois vá aumentando até chegar na velocidade máxima (8).  Quando a massa já estiver homogênea deixe batendo em velocidade alta por mais 5 minutos.


5) Retire a massa da tigela e sove um pouco com as mãos. Faça uma bola e volte a massa para a batedeira. Cubra com um filme plástico, o pano de prato e volte para cima da geladeira para fermentar por mais 40 minutos.



6) Após fermentar, faça bolinhas de 100g (no caso de querer fazer pães de hamburguer pequeno) ou de 50g caso queira fazer pãezinhos. Para fazer as bolinhas tem toda uma técnica que segue abaixo:






7) Caso você não tenha um tapete de silicone, unte uma assadeira ALTA com óleo e farinha de trigo. E digo alta, pq para os pães ficarem bunitinhos e altos é importante eles ficarem bem próximos uns dos outros e grudarem na hora de assar. Eu sei que normalmente vc não quer que um pão grude no outro, mas no caso do pão de hambúrguer é importante que eles grudem pra eles crescerem mais pra cima do que pros lados e fiquem altinhos pra vc conseguir cortar no meio na hora de montar o hambúrguer.

8) Coloque as bolinhas com distância de um dedo de cada um, cubra com o plástico filme, o pano de prato e deixe em cima do fogão para fermentar por mais 40 minutos. Enquanto os pães fermentam, ligue o forno a 200°C. É importante vc ligar o forno para ir pré aquecendo e também pra fermentar os pães mais rápido! hehe



9) Assim que fermentar, polvilhe o fubá por cima dos pães e leve ao forno por 30 minutos.
10) Retire do forno e sirva quentinho com uma manteiga amolecida.


Bom, esses dias eu estava no Pão de Açúcar e eu vi esses iogurtes lindos nos potinhos de vidro. Eu já tinha visto um post no Prato Fundo aqui e eu fiquei bastante curiosa para experimentar. Como vocês sabem eu sou uma pessoa sempre procurando por novidades e quando a novidade ainda tem haver com a minha profissão eu fico mais interessada ainda a experimentar.
O diferencial desse iogurte além é claro do preço e do potinho de vidro é que ele totalmente sem lactose. Então é uma alternativa para as pessoas que tem intolerância a lactose.
Eu encontrei as 3 versões no Pão de Açúcar na geladeira junto com os outros iogurtes. Cada potinho custou 2,99 e as 3 versões são:

- Integral

- Morango

- Physalis


A primeira vez que eu fui no supermercado eu só achei o integral, mas depois eu achei os 3 juntos. Como futura nutricionista, eu preciso comentar os rótulos desses alimentos. Rs A primeira coisa que reparei é que por eles serem todos integrais eles tem grande quantidade de gordura. Então se você está de dieta ou está evitando comer alimentos ricos em gorduras, esse iogurte não é das melhores opções. Porém a versão integral não tem açúcar na composição o que me deixou muito feliz porque hoje em dia a indústria está colocando açúcar em tudo. A versão integral é a mais consistente das 3 e por não ter açúcar é mais azedinha do que o de morango e de physalis, porém eu consegui comer tranquilamente sem adicionar nada. E o bom de não ter açúcar é que dá pra usar em receitas salgadas tbm. Na versão integral ele não tem açúcar na lista de ingredientes, porém embaixo está escrito "Contém Glucose". Agora o quanto de glucose é um mistério... No site deles está escrito assim: "CONTÉM PROTEÍNAS DE LEITE COMO TODO IOGURTE. DIABÉTICOS: CONTÉM GLUCOSE. CONSUMIR PREFERENCIALMENTE SOB ORIENTAÇÃO DE NUTRICIONISTAS OU MÉDICOS.". Então eu não vou recomendar nada! Rs
A versão de morango e physalis também são bem gostosas, porém a minha favorita foi a de physalis. Eu senti que o de morango tem mais fruta misturada do que o de physalis, porém o gosto do de physalis me agradou mais.
Como qualquer produto industrializado ele possui corantes e conservantes, mas isso eu acho que é meio inevitável. Cada potinho tem 110g.

Fotos:











Mais informações no site: http://www.danubio.com.br/noticias/conteudo/detalhe/artigo-yogurt-danubio-sem-lactose-e-em-pote-de-vidro

Video:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vy9OvSfvF_k