domingo, 1 de setembro de 2013

Sim! E finalmente eu consegui fazer o tal Falafel! Graças a minha amiga Giu que não gosta de aparecer nas fotos que eu conheci esse delicioso bolinho quando eu fui jantar com ela no Center 3. Lá no Center 3 na Av. Paulista tem um restaurante por kilo de comida árabe chamado Latife. Confesso que no dia estava morrendo de comer um Mc Donalds, mas fiquei tentada a conhecer esse restaurante. E como tem uma variedade bem grande de pratos árabes, acabei experimentando bastante coisa diferente.
E uma dessas coisas foi o Falafel. Pra quem não sabe o Falafel é um bolinho de grão de bico frito. A aparência dele lembra bastante um kibe pq quando vc frita ele, ele fica bem escurinho, mas por dentro ele fica bem clarinho na cor do grão de bico.
Semana passada eu testei uma receita de Falafel do meu livro, mas foi meio fail. Eu segui a receita do livro, porém na receita do livro ele fala pra cozinhar o grão de bico, coisa que na maioria das receitas que vi na net não falava. E nisso já cagou totalmente o falafel. Pq como eu cozinhei o grão de bico ele ficou pastoso que nem a gente usa no Homus, e o Falafel ele é bem granuladinho.
Aí que eu resolvi segui a receita desse cara aqui:

Que na verdade eu já peguei outras receitas dele e eu gostei bastante. Um exemplo delas é a Buffalo Wings que é sucesso! =) hehe Gosto bastante do estilo de video dele e no geral as receitas deles são bem simples.
Tá, a primeira coisa que eu preciso dizer sobre essa receita é: Deixe de molho pelo menos 1 dia antes o grão de bico. Eu deixei o meu 24h de molho na água, então como vocês podem perceber essa receita precisa de uma certa antecipação. rs
Segundo, a receita usa bastante tempero como semente de coentro, semente de cominho e pimenta caiena que no geral são ingredientes que as pessoas não tem casa, mas olha eu recomendo: Faz toda a diferença! Até pq o grão de bico por si só é bem sem graça, então os temperos que dão o tchan da receita.
E por último você vai precisar de um processador (preciso testar um dia se dá pra fazer no liquidificador também) e um pilão caso decida moer os temperos antes de colocar no processador. Porém no video, o Daniel coloca a semente de cominho direito no processador. E não, eu não segui a receita dele a risca, eu adicionei o meu toque pra variar um pouquinho.
Bom, então bora pra receita. Só lembrando que o grão de bico cresce! Eu deixei de molho 250g (meio pacote de 500g) que acabou virando 4 xícaras de grão de bico hidratado. Então se você for seguir a receita dele, vc pode fazer só meia da minha receita.

Falafel

Ingredientes:
- 250g de grão de bico seco (Colocar o grão de bico de molho na água 24h antes) que dará 4 xícaras de grão de bico hidratado
- 1 cebola média
- 4 dentes de alho
- 1/2 de colher de chá de cominho em grãos
- 1/2 de colher de chá de semente de coentro
- 1/4 de colher de chá de pimenta caiena
- 1 colheres de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1/4 de colher de chá de pimenta do reino
- suco de 1 limão
- Salsinha

Rendimento: 
25 bolinhos de 30g cada


Tempo de preparo:
Mais ou menos. Se você for pensar que tem que deixar o grão de bico de molho 1 dia antes, é bastante. Porém depois que o grão de bico já está hidratado, é meia hora pra bater tudo no liquidificador e fritar. Se for assar, já demanda um pouco mais de tempo.

Utensílios:
- Processador

Modo de preparo:
1) Coloque o grão de bico de molho em água potável 1 dia (24h) antes do preparo.

2) No dia do preparo, escorra o grão de bico e seque o grão de bico com um pano de prato.

3) No pilão, moa o cominho e o coentro. (Se preferir coloque direto no processador, mas eu não garanto que ele ficará tão bem amassado igual no pilão)


4) Coloque o grão de bico, o alho, a cebola, os temperos, o fermento em pó, o suco de limão e a salsinha e bata.


5) Enquanto o grão de bico bate, coloque óleo em uma panela e ligue em fogo alto.
6) Se você gosta de um falafel mais grosseiro, bate menos. Porém se você é que nem eu e gosta de um falafel bem miudinho e fofinho, deixe batendo bastante até o grão de bico ficar bem picadinho.
A massa deve estar farinhenta, porém úmida o suficiente pra fazer bolinhas e elas não desmancharem na fritura! =)
7) Assim que a panela estiver quente (No geral eu jogo um pouco de massa no óleo e vejo se ela frita faz aquele tssss), jogue as suas bolinhas e frite até ficar bem douradinho. E sim, elas ficam bem escuras quase da cor do kibe.



8) Se preferir, faça assado! Eu fiz e deu super certo tbm! Porém eu recomendo colocar um papel manteiga ou um tapete de silicone pras bolinhas não grudarem embaixo. As minhas grudaram e eu tive que virar elas pra ficar crocante em todos os lados, pq a parte crocante de baixo grudou no papel alumínio que estava usando pra forrar a assadeira.
Use um papel manteiga ou um tapete de silicone para não grudar. 
Então se for fazer no forno, pré aqueça o forno a 180ºC e deixe por cerca de 30 minutos ou até as bolinhas estarem douradas assim:
Falafel de baixo é o assado e o de cima é o frito. 
Os bolinhos fritos ficarem um pouco achatados, pq eu não coloquei óleo até cobrir. Eu fritei eles metade e daí virei. E por isso eles ficaram achatadinhos =/

Versão frita
Versão assada

2 comentários:

  1. Fiz com o grão de bico da caixinha "pré cozido" ficou pastoso e úmido. Não consegui fritar e nem assar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo. Eu acho que tem q usar grão de bico in natura mesmo. O grão de bico de caixinha eu acho que já vem cozido se não me engano e a gente só quer hidratar o grão de bico e não cozinhar, pq se não ele fica muito úmido e pastoso como vc disse. Tente fazer com o grão de bico in natura q tenho certeza q dará certo. Pq ele tem ficar meio farinhento que você consiga fazer bolinhas na mão, mas sem grudar na sua mão. E Obrigada pela visita! =)

      Excluir