terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Eu confesso que essa foi uma das primeiras receitas que fiz muitos anos atrás quando eu comecei a cozinhar, pois o Tudo Gostoso sempre foi uma referência de site de receitas pra mim. Eu gostava e ainda gosto bastante desse site, pois normalmente além da receita tem bastante opniões de outras pessoas q testaram e isso ajuda bastante!
Como eu sou chata, dificilmente eu repito a mesma receita. Eu gosto de testar todas as receitas possíveis antes de eleger a melhor e fazer ele pra sempre, sabe? Rs Mas confesso que faz tempo q não fazia um pão de queijo tão gostoso! Por isso resolvi deixar essa receita registrada aqui.
A receita é bem simples e provavelmente vc irá achar q não vai dar certo em um certo ponto da receita, mas no final vai dar tudo certo. Eu peguei essa receita daqui, porém modifiquei e coloquei mais detalhes. Então vamos lá! Importante: Leia a receita inteira de fazer, ok?

Pão de Queijo 

Ingredientes: 
- 2 copos americano cheio (até a boca mesmo) de polvilho doce
- 2 copos americano cheio (até a boca mesmo) de polvilho azedo
- 1 copo americano de óleo (Não precisa ser cheio até a boca, até pq fica ruim depois de colocar na leiteira, derruba pelo caminho e etc... rs)
- 2 copos americanos de leite (Não precisa ser cheio até a boca, até pq fica ruim depois de colocar na leiteira, derruba pelo caminho e etc... rs)
- 2 ovos médios
- 1 col. de sobremesa de sal (Porém deixe pra colocar o sal no final pq o queijo já é salgado)
- 400g de queijo meio cura ralado (Eu usei da marca Quatá e utilizei aquelas meias luas pequenas inteira, sabe?)
- 1 par de luvas

Modo de preparo:
0) Pré aqueça o forno a 180°C.
1) Em uma tigela grande coloque os polvilhos. Misture com um garfo pra homogenizar os 2 polvilhos.
2) Em uma leiteira coloque os 2 copos de leite e o copo de óleo e leve ao fogo. Fique de olho e desligue antes de ferver. (Se vc deixar ferver vai trasnbordar e sujar todo o seu fogão e vc vai perder ingrediente! Então fique de olho! Rs).
3) Em um ralador, rale o queijo. (Pode ser aqueles raladores grande de ralar cenoura mesmo.)
4) Jogue a mistura de leite com o óleo sobre o polvilho e misture com o auxílio de um garfo.
5) Assim que massa tiver esfriado um pouco, com uma luva (Eu uso aquelas luvas de vinil, pq além de eu achar melhor que a de látex eu acho q ela segura melhor o calor) sove a massa com a mão e vá adicionando aos poucos o queijo.
6) Eu recomendo não deixar esfriar muito pq aí o queijo incorpora mais fácil na massa. Vai demorar um pouco, porém trabalhando bem a massa vc terá uma massa BEEEM oleosa, amarela e homogêna.
7) Assim que a massa esfriar o suficiente para o ovo não cozinhar na massa, adicione os ovos 1 a um 1 e vá misturando até obter uma massa um pouco mais mole que a misture anterior, porém que seja possível fazer bolinhas homogênas e lisas com a mão. 
8) Coloque em uma assadeira com um silpat embaixo ou em uma assadeira Teffal e leve ao forno. (Caso vc não tenha nenhuma das 2, eu acho que é possível colocar apenas em uma assadeira de alumínio sem nada pois a massa já bastante oleosa)

Obs. 1 - Sim, a massa fica super oleosa! Por isso eu recomendo não colocar o copo super cheio de óleo e leite.

Obs. 2 - Vc realmente irá se questionar se ovo é necessário, pois a massa irá estar super oleosa, mas sim eles são. Eu coloquei o primeiro e fiquei meio desconfiada de colocar o segundo pois estava muito oleoso. Porém com apenas 1 ovo eu não estava conseguindo fazer uma bolinha perfeita. A bolinha tava ficando toda rachada, sabe? Com o segundo ovo, a massa ficou mais macia e foi possível fazer as bolinhas com mais facilidade.

Fotos:



Pra qm não sabe o copo americano é esse daqui! O mesmo do pingado! =)

5 comentários:

  1. Que saudades desses seus testes...:)
    E do cheirinho de comida que saía da sua porta...hehehe

    ResponderExcluir
  2. como fazer quando a massa fica oleosa, tem como acrescentar alguma coisa?

    ResponderExcluir
  3. como fazer quando a massa fica oleosa, tem como acrescentar alguma coisa?

    ResponderExcluir
  4. O que fazer qdo a massa fica oleosa ? Posso acrescentar mais polvilho?

    ResponderExcluir
  5. Fiz essa receita e achei que ficou muito oleosa e não cresceu. Mas ficou saboroso.

    ResponderExcluir