sábado, 31 de agosto de 2013

Oi pessoal! E aí tudo bem com vcs? Bom, como ontem (Dia 31 de agosto) foi dia do nutricionista, primeiramente eu queria dizer parabéns a todos os bons profissionais da área! E digo bons, pq assim como qlqer profissião, na nutrição também tem muita gente péssima! Rs Como ainda não sou nutri e nem me sinto muito nutri é meio estranho comemorar esse dia, mas fico muito feliz de ter tido contato com essa bela profissão que aprendi a admirar bastante. Eu acho que esse ano dos estágios foi o mais importante tanto pro meu crescimento pessoal como profissional, então estou muito feliz! =)
Bom, como faz tempo eu postei no meu facebook pessoal essa receita, algumas pessoas me pediram a receita e eu: Hm... então é q eu fiz a olho, então, né... E sim, confesso que não curto fazer ficha técnica, mas infelizmente para o meu estágio é necessário! Rs Então como essa receita é bem legal, diferente e saudável, resolvi fazer a ficha técnica bonitinha pro meu estágio e fazer o receituário padrão pra vocês.
Bom, então bora lá. Primeira coisa q eu preciso dizer: Vc provavelmente terá que ir na zona cerealista pra comprar esses ingredientes, pq eles não são fáceis de achar por aí. Digo isso pq eu já bati muito pé em mercado e NUNCA vi vendendo corn flakes (vulgo, sucrilhos) sem açúcar. Então essa é uma ótima oportunidade de você ir conhecer a zona cerealista que fica na Av. Mercúrio. Eu recomendo a Casa de Saron pq eu acho que das lojas é a mais bonitinha e limpa e eu adoro o atendimento de lá. Além do que eu acho que lá é aonde tem a maior variedade de produtos.
Antigamente eles tinham convênio com um estacionamento próximo, porém atualmente eles não tem mais. Então se você não for comprar toneladas de coisas, eu recomendo ir de mêtro. É só descer na estação Dom Pedro II na linha vermelha e ir andando. Eu queria explicar o caminho aqui mais é meio complicado. Então eu recomendo dar uma olhadinha no google maps.
E bom, eu não inventei essa receita e nem nada do tipo. Muito tempo atrás minha mãe comprou da irmã de uma amiga da familia essa granola salgada e eu amei. Eu não lembrava o q ia, mas só lembrava q tinha semente de girassol que na época eu não conhecia e amei. Então eu resolvi fazer a minha versão, com base no que eu lembrava e também com base em algumas receitas que achei na net. 

Granola Salgada da Tamy

Ingredientes:
- 2 xícaras de corn flakes sem açúcar 
- 2 colheres de sopa de semente de abóbora
- 2 colheres de sopa de semente de girassol
- 1 colher de sopa de semente de gergelim integral
- 1 colher de sopa de semente de gergelim preto
- 1/2 colher de chá de sal marinho
- 1/2 colher de chá de azeite

Rendimento: 
1 porção de 140g. 

Tempo de preparo: 
Super rápido. Não demorou nem 30 minutos pra assar e depois esperar esfriar! Rs

Utensílios:
- Forno
- Assadeira
- Papel manteiga ou tapete de silicone

Modo de preparo: 
1) Pré aqueça o forno a 180ºC.
2) Coloque todos o corn flakes, a semente de abóbora, a semente de girassol, o gergelim integral e o gergelim preto em uma assadeira forrada com papel manteiga ou use um tapete de silicone. 

3) Tempere com o azeite e o sal marinho e misture com delicadeza para não quebrar muito os corn flakes. 
4) Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até os ingredientes ficarem torradinhos.
5) Espere esfriar e sirva em cima de saladas ou se preferir como de lanche nos intervalos. 

Você pode variar a receita do jeito que você quiser. Vc pode colocar flocos de aveia, farelo de trigo, linhaça e etc...
E bom, indo nessa onda também é possível fazer a granola doce. Porém a doce você nem precisa levar no forno e muito menos colocar azeite e sal. Você só precisa colocar algumas frutas secas pra deixar ela mais docinha e já está ótima. Fica uma delícia pra colocar em cima de iogurte ou salada de frutas. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Bom, como raramente eu faço algum post relacionamento com a minha futura formação de nutricionista, eu resolvi fazer esse post hj.

O outro dia quando estávamos fazendo um dos grupos no meu estágio, me bateu essa dúvida: Eu posso usar a cândida de casa no lugar do Hipoclorito de sódio? E aí refletindo um pouco e lendo o rótulo da cândida q eu tinha em casa, eu descobri que é possível sim. Porém, toda regra tem sua exceção... Não vale também usar aquela cândida que você comprou no caminhão do tiozinho da esquina, ok? No geral, as cândidas tem no rótulo como eu vou mostrar abaixo como ela pode ser utilizada e a diluição dela. Veja o exemplo:
Não sei se dá pra enxergar, mas qualquer coisa é só clicar na image que ela aumenta! =) hehe Mas o último item está escrito assim: Desinfecção de frutas, verduras e legumes. Misture 1 colher de sopa(8ml) de QBOA (nome x da cândida rs) em 1 litro de água. Deixe de molho por 10 minutos e depois enxágue em água potável.  
Bom, pra mim quando eu leio água potável quer dizer água da torneira. Eu acho q se vc quiser usar a água do filtro até pode usar, mas eu não vejo muita necessidade se você mora em lugar com um bom saneamento básico. Digo isso pq eu já bebi a água da torneira várias vezes e nunca morri, logo pra mim ela é potável! Rs
O ideal é além de você deixar a fruta, verdura ou legume no hipoclorito que você lave ele antes com uma escovinha (que você só usará para esse função) para retirar primeiro as sujeiras, terras e bichinhos.
Passando a escovinha antes de deixar no hipoclorito pra tirar as sujeiras maiores. 

Outra dica que eu dou é na hora de deixar de molho no hipoclorito de sódio, é você usar uma bacia grande de preferência que você consiga mergulhar por inteiro o alimento e também colocar algum peso em cima pra ele fique 100% submerso como abaixo:
Eu usei um prato de vidro pra deixar os alimentos submersos.
Depois que você deixar 10 minutos de molho, é só lavar em água corrente pra retirar o excesso de hipoclorito do alimento e daí se você guardar na geladeira pra usar depois, é recomendado deixar ele secando primeiro e depois embalar em algum saco limpo ou tupperware.
Lavando o tomate em água corrente
Alimentos secando no escorredor
Lembrando que se você for secar o alimento, utilize um pano limpo pra não contaminar de novo o alimento ou um papel toalha limpo! Rs
No geral, eu higienizo os alimentos mais na hora de usar mesmo pq eu acho q eles "sujos" duram mais, porém o ideal é vc chegar em casa das compras, higienizar tudo e guardar tudo limpinho na geladeira. E claro, limpar periodicamente a sua geladeira tbm! hehe
Outra coisa também que eu acho importante é vc separar a cândida pra limpeza e cândida pra desinfectar alimentos. Apesar delas serem a mesma, eu acho importante deixar separado, pq ás vezes vc leva a cândida de limpeza pro banheiro, coloca no chão e enfim... não é muito legal dps usar pra alimentos! Rs
Bom, agora eu vou indo, pq esse foi só um post rápido da madrugada! hehe Espero q tenham gostado! =)

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bom e lá vou eu testar outra receita pro meu estágio! Na verdade, essa é uma receita que já conhecia, porém nunca tinha feito, apenas comido. Eu acabei fazendo essa receita pois a sardinha é um dos peixes mais ricos em Omega 3 e super baratos, porém poucas pessoas consomem pq tem muito espinhos. Ou se preparam, fazem frito igual a minha mãe faz normalmente em casa.
Pra quem não sabe eu estou fazendo estágio de experimentos com alimentos e marketing atualmente no CRNutri. E resumidamente eu tenho testado receitas mais saudáveis para poder passar pros pacientes que passam no serviço de Nutrição no Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Pq eu acho q uma boa nutri além de ensinar como deve ser uma alimentação saudável, também deve ter algumas receitas na manga pra passar pro paciente e essa é uma delas.
Essa receita além de super fácil fica uma delícia. Tudo o que vc vai precisar é de uma panela de pressão e os ingredientes q eu vou listar abaixo. Já digo desde já que os espinhos praticamente somem durante o cozimento, logo ALELUIA irmãos! Podemos comer sem engasgar com um maldito espinho! hehe
Oia q bunitinho a sardinha! =) Cheia de omega 3 e eu paguei cerca de 5 reias o kg! 
Sardinha a escabeche

Ingredientes:
- 1kg de sardinhas frescas (600g de sardinha limpa sem a cabeça)
- 1 tomate
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho picado
- ½ xícara de vinagre de vinho tinto
- ½ xícara de azeite
- 2 folhas de louro
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 colher de sopa de orégano seco
- 2 colheres de chá de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
- Cheiro verde a gosto (Salsinha e cebolinha)

Modo de preparo:
1) Corte os tomates e as cebolas em rodelas e distribua no fundo da panela de pressão em camadas.

2) Em seguida faça uma camada com a sardinha em cima da cebola e do tomate.
3) Coloque o alho picado, as folhas de louro, a pimenta dedo de moça picada sem as sementes, o orégano e o cheiro verde.

4) Coloque o azeite o vinagre e tempere com o sal e a pimenta do reino à gosto.
5) Fecha a panela de pressão e leve em fogo baixo
6) Quando a panela começar a chiar, conte 60 minutos e retire do fogo.
7) Espere esfriar e sirva.

Obs. Se você vai servir com o pão que nem, você não precisa ter todo o cuidado do mundo com a sardinha. Porém se você quer servir os filés bonitinhos no jantar, eu recomendo você retirar um por um com cuidado e na hora de montar as camadas na panela de pressão, montar com sabedoria pra ficar mais fácil de tirar dps! Rs

Dicas na hora de comprar o seu peixe:

É importante o peixe estar firme
Verifique se os olhos estão bem brilhantes
Observe se as guelras do peixe estão bem vermelinhas! 
Eu ia fazer um video de como eu limpei a sardinha, mas não achei a base do meu tripé -.- Eu aprendi hoje a fazer isso, pq no geral eu peço pro meu peixeiro limpar. Mas até que é bem simples, porém as escamas voando pra todos os lados fazem uma sujeirinha! Rs

domingo, 25 de agosto de 2013

Bom, como vcs podem perceber esse final de semana estava bem empolgada em fazer coisas trabalhosas, né! hehe Pq sim, tudo que demora mais de 1 hora preparar eu acho demorado! Rs Digo isso, pq tanto a soja como grão de bico tem que ter um pré preparo no dia anterior que é deixar o grão de molho! Rs
Eu ia usar o grão de bico para fazer o tal Falafel, mas infelizmente ele não deu muito certo, mas pelo menos agora já sei aonde errar e como acertar da próxima vez! hehe Isso é só pra vcs verem que nem sempre as coisas dão certo, é q no geral quando acontece esses desastres eu fico com tanta raiva que jogo fora! XD É eu sei que não devia, mas é frustante. Desce um Gordon Ramsay em mim nesses momentos! Rs
Bom, como eu hidratei o dobro de grão de bico que ia receita no Falafel (é um bolinho de grão de bico frito), eu resolvi fazer Homus com a outra metade que é uma pasta de grão de bico que normalmente o pessoal como patê no pão. 
Normalmente quem faz o homus aqui em casa é minha mãe, então foi uma experiência nova pra mim. E ela normalmente usa grão de bico enlatado pq é mais prático e eu já usei o grão de bico que comprei na Zona Cerealista semana passada. Eu já sabia a base do homus, mas dei uma procurada na internet por algumas receitas pra ver se era isso mesmo. E no geral o pessoal só usa isso mesmo: Grão de bico, tahine, limão e alho.
Na minha versão eu também coloco cominho, páprica, salsinha e hortelã pq é assim que aprendi a fazer com a minha mãe que aprendeu com velha amiga da família. 

Homus
Ingredientes:
- 250g de grão de bico seco (que virou 682g de grão de bico hidratado)
- 4 colheres de sopa de Tahine
- 2 dentes de alho grande
- suco de 1 limão (com bastante suco rs)
- 1 colher de chá cominho em pó
- Sal a gosto

Rendimento: Pra caralho! haha Brincadeiras a parte, mas deu bastante. Deu cerca de 700g. Então se você quiser dá pra dividir a receita na metade que ainda vai dar bastante.

Tempo de preparo: Demorado, porém menos trabalhoso que o tofu ou o leite de soja! Rs

Utensílios:
- 1 processador de alimentos ou liquidificador
- A panela de pressão é opcional, porém leia o post no final! Rs

Para decorar:
- Salsinha picada
- Páprica picante
- Cominho em pó
- Azeite

Modo de preparo:
1) No dia anterior, deixe o grão de bico de molho na água para hidratar. 



2) No dia seguinte, coloque o grão de bico em uma panela de pressão e cozinhe por 30 minutos. (Eu sempre conto o tempo depois que a panela pega pressão e começa a chiar)
3) Escorra o grão de bico, porém guarde a água do cozimento para adicionar na hora de bater.
Água da... ! haha Brincadeira é a água do grão de bico.
4) Em um processador, coloque o grão de bico e bata. Se necessário coloque a água do cozimento para ele bater melhor e virar uma pasta. E sim, eu disse uma pasta e não uma água! Rs

5) Adicione o o tahine, o suco de limão, os dentes de de alho picado, o cominho e o sal e bata até virar uma pasta homogênea. 

6) Coloque em potinhos e decore com salsinha picada, uma pitada de cominho e uma pitada de páprica picante. Regue com um fio de azeite e sirva.

O homus pode ser comido tanto com o pão sírio tradicional, como pode ser vir de patê para a sua torrada ou como recheio de um sanduíche! =) 
Ah sim! E se você não tem processador, dá pra usar o liquidificador também, ok? E se vc não tem panela de pressão tudo bem também. O importante é deixar de molho no dia anterior, pq daí já cozinha bem mais rápido. Se você inventar de fazer na hora sem panela de pressão, aí não rola! Rs Mas deixando de molho antes, tudo dá certo! hehe
Curiosidades a parte o grão de bico mais que dobrou de tamanho. Eu usei os 508g do saquinho e ele virou 1,364kg! Rs E daí eu usei metade (682g) pra minha receita de Homus! =)

sábado, 24 de agosto de 2013

Bom, todos sabem q eu sou uma carnívora por natureza, porém sempre me dá uns 5 minutos e eu resolvo testar receitas vegetarianas ou coisas mais saudáveis. Confesso que gostaria muito de aliar minha habilidade culinária com o meu conhecimento de nutri, mas ainda são coisas que andam um pouco distante apesar do meu estágio agora estar sendo bem útil pra unir essas 2 habilidades.
Esse final de semana me deu vontade de fazer leite de soja e tofu. Sim, dá um mega trabalho e eu não sei aonde eu estava com a cabeça quando eu decidi fazer isso, mas pelo menos rendeu um belo post aqui pro blog! hehe
Já tinha feito um bom tempo atrás essa receita, porém não foi uma experiência muito agradável e na época eu não era tão paciente como sou hoje.
Eu acabei comprando 1kg de soja em grãos no Pão de Açúcar, pois era o que estava mais em conta. E sim, eu fiz o 1kg pq se eu não fizesse, o resto da soja ia vencer pq eu sempre esqueço de usar depois. Deixei eles de molho na hora de almoço (12h) e fui fazer a receita lá pelas 22h depois da novela das 8h, então deu tempo da soja ficar bastante tempo de molho e dobrar de tamanho. O ideal é se você for fazer essa receita, deixar a soja de molho na noite anterior, pq daí é garantido que ela vai estar bem hidratada.
Depois de deixar ela de molho, eu passei no escorredor e bati ela no liquidificador com o dobro de água. Eu bati em porções pq meu liquidificador é do tipo caseiro. Então eu bati de 2 em 2 xícaras de soja para 4 de água. Depois disso, é só coar com um pano de prato limpo (de preferência um pano de prato novo e limpo que você vá usar só para isso) e ferver. E tará! Seu leite de soja está pronto. Agora pro tofu tem mais algumas etapas q eu vou explicar abaixo direitinho.
Ah sim!! E se você é um ser normal, por favor siga as receitas e leia ela inteira antes de começar a fazer pra vc saber se tem todos os ingredientes e utensílios. Pq assim, se você só quer o leite de soja, essa receita q eu estou passando rende leite demais, sabe. Então se você for fazer só pra experimentar dá pra reduzir bastante.
E outra coisa. A soja praticamente dobra de tamanho. Então 1 xícara de soja crua com certeza não vai ser igual a 1 xícara de soja hidratada, ok?! Provavelmente 1 xícara de soja crua vai render bem mais que xícara de soja crua! Rs Digo isso pq pesei. 1 xícara de soja crua = 165g. Já 1 xíara de soja hidratada = 135g.

Leite de soja caseiro


Ingredientes: 
- 500g de soja em grãos (Hidratas elas vão dobrar de tamanho)
- Água filtrada para bater a soja

Rendimento: Cerca de 3,5L de leite de soja + Okara (Resíduo de soja que pode ser usado pra fazer farofa, croquetes ou bisocoitos)
Tempo de preparo: Demorado e trabalhoso! Rs

Utensílios:
- Liquidificador
- Pano de prato limpo
- Panela
- Garrafa de vidro

Modo de preparo:
1) No dia anterior, deixe a soja em grão de molho em água suficiente para cobri-la.

2) No dia seguinte, escorra a soja e bata no liquidificador com o dobro de água. Logo se você usar 2 xícaras de soja, deverá usar 4 xícaras de água. Bata a soja em porções, pois de qualquer jeito você terá que coar em pequenas porções. Eu bati a soja nessa proporção de 2 xícaras de soja pra 4 de soja e coava em 2 partes. Pra 500g de soja tive que fazer isso umas 4x. 


3) Bata bem durante uns 2 minutos em potência alta e depois coe com o auxílio do pano de prato.





Resíduo da soja também chamado de Okara
4) Coloque o líquido branco que sair da soja em uma panela e leve em fogo alto até ferver.

5) Coloque o leite em um garrafa de vidro e deixe na geladeira. 

Obs. Como eu fiz 1kg de soja em grãos e eu ainda deixei 1litro separado, não dá pra dizer a porção exata de leite de soja. Porém se você desejar fazer APENAS o leite de soja, eu recomendo você usar só 1 xícara de soja. Pq esse 1kg de soja que fiz, foi pra fazer 2 tofus grandes e mais essa garrafa de litro de leite de soja. 

Tofu caseiro


Ingredientes:
- Leite de soja (Use os 3,5L da receita anterior)
- Suco de 3 limões

Rendimento: 1 Tofu de 500g

Utensílios: 
- Vasilha ou pote vazado
- Pano de prato limpo
- Algum objeto pesado (Eu usei meu pilão, mas pode ser também uma panela cheio de água)
- Escumadeira

Modo de preparo:
1) Após ferver o leite de soja, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.

2) Adicione o suco de limão e deixe coagular.

3) Espere uns 10 minutos até o leite coagular e com a ajuda de uma escumadeira coloque o tofu em uma vasilha vazado com um pano de prato em cima. 




4) Pressione bem com a escumadeira pra entrar o máximo de tofu que der.

5) Cubra com as laterais do pano de prato e coloque um peso em cima. 

6) Deixe o tofu descansando por pelo menos 1 horas. Depois é só retirar e usar. Caso não for usar na hora, coloque em um pote coberto com água e deixe na geladeira. 




Essa é a Okara que sobrou do leite de soja. Eu coloquei ela no forno bem baixinho pra secar um pouco (Cerca de 1 hora mexendo de vez enquando pra ela secar por igual e não queimar), pq no final eu fiquei um pouco preguiçosa de espremer a soja com toda a alma e ela estava bem úmida. Eu vou testar algumas receitas com ela, mas uma receita que eu já sei que dá certo e é sucesso é fazer farofa com ela! =) Passo a receita nos próximos posts!

Obs. Eu não coloquei sal e nem nada no tofu, pq eu vou usar o tofu pra fazer outras receitas. Mas se você quiser comer como "queijo de soja" como alguns chamam, vc pode adicionar o sal quando ele ainda tá na panela coagulando. 

Curiosidades a parte, não fica azedo e nem nada do tipo por causa do limão, ok?! Eu também achava q ele ia pegar muito o gosto do limão, mas como você deixa o tofu escorrendo, o limão acaba indo embora com a água. Ele só serve pra talhar o leite de soja mesmo. Fica um fundinho de limão, mas bem sutil mesmo! hehe