sábado, 24 de agosto de 2013

Bom, todos sabem q eu sou uma carnívora por natureza, porém sempre me dá uns 5 minutos e eu resolvo testar receitas vegetarianas ou coisas mais saudáveis. Confesso que gostaria muito de aliar minha habilidade culinária com o meu conhecimento de nutri, mas ainda são coisas que andam um pouco distante apesar do meu estágio agora estar sendo bem útil pra unir essas 2 habilidades.
Esse final de semana me deu vontade de fazer leite de soja e tofu. Sim, dá um mega trabalho e eu não sei aonde eu estava com a cabeça quando eu decidi fazer isso, mas pelo menos rendeu um belo post aqui pro blog! hehe
Já tinha feito um bom tempo atrás essa receita, porém não foi uma experiência muito agradável e na época eu não era tão paciente como sou hoje.
Eu acabei comprando 1kg de soja em grãos no Pão de Açúcar, pois era o que estava mais em conta. E sim, eu fiz o 1kg pq se eu não fizesse, o resto da soja ia vencer pq eu sempre esqueço de usar depois. Deixei eles de molho na hora de almoço (12h) e fui fazer a receita lá pelas 22h depois da novela das 8h, então deu tempo da soja ficar bastante tempo de molho e dobrar de tamanho. O ideal é se você for fazer essa receita, deixar a soja de molho na noite anterior, pq daí é garantido que ela vai estar bem hidratada.
Depois de deixar ela de molho, eu passei no escorredor e bati ela no liquidificador com o dobro de água. Eu bati em porções pq meu liquidificador é do tipo caseiro. Então eu bati de 2 em 2 xícaras de soja para 4 de água. Depois disso, é só coar com um pano de prato limpo (de preferência um pano de prato novo e limpo que você vá usar só para isso) e ferver. E tará! Seu leite de soja está pronto. Agora pro tofu tem mais algumas etapas q eu vou explicar abaixo direitinho.
Ah sim!! E se você é um ser normal, por favor siga as receitas e leia ela inteira antes de começar a fazer pra vc saber se tem todos os ingredientes e utensílios. Pq assim, se você só quer o leite de soja, essa receita q eu estou passando rende leite demais, sabe. Então se você for fazer só pra experimentar dá pra reduzir bastante.
E outra coisa. A soja praticamente dobra de tamanho. Então 1 xícara de soja crua com certeza não vai ser igual a 1 xícara de soja hidratada, ok?! Provavelmente 1 xícara de soja crua vai render bem mais que xícara de soja crua! Rs Digo isso pq pesei. 1 xícara de soja crua = 165g. Já 1 xíara de soja hidratada = 135g.

Leite de soja caseiro


Ingredientes: 
- 500g de soja em grãos (Hidratas elas vão dobrar de tamanho)
- Água filtrada para bater a soja

Rendimento: Cerca de 3,5L de leite de soja + Okara (Resíduo de soja que pode ser usado pra fazer farofa, croquetes ou bisocoitos)
Tempo de preparo: Demorado e trabalhoso! Rs

Utensílios:
- Liquidificador
- Pano de prato limpo
- Panela
- Garrafa de vidro

Modo de preparo:
1) No dia anterior, deixe a soja em grão de molho em água suficiente para cobri-la.

2) No dia seguinte, escorra a soja e bata no liquidificador com o dobro de água. Logo se você usar 2 xícaras de soja, deverá usar 4 xícaras de água. Bata a soja em porções, pois de qualquer jeito você terá que coar em pequenas porções. Eu bati a soja nessa proporção de 2 xícaras de soja pra 4 de soja e coava em 2 partes. Pra 500g de soja tive que fazer isso umas 4x. 


3) Bata bem durante uns 2 minutos em potência alta e depois coe com o auxílio do pano de prato.





Resíduo da soja também chamado de Okara
4) Coloque o líquido branco que sair da soja em uma panela e leve em fogo alto até ferver.

5) Coloque o leite em um garrafa de vidro e deixe na geladeira. 

Obs. Como eu fiz 1kg de soja em grãos e eu ainda deixei 1litro separado, não dá pra dizer a porção exata de leite de soja. Porém se você desejar fazer APENAS o leite de soja, eu recomendo você usar só 1 xícara de soja. Pq esse 1kg de soja que fiz, foi pra fazer 2 tofus grandes e mais essa garrafa de litro de leite de soja. 

Tofu caseiro


Ingredientes:
- Leite de soja (Use os 3,5L da receita anterior)
- Suco de 3 limões

Rendimento: 1 Tofu de 500g

Utensílios: 
- Vasilha ou pote vazado
- Pano de prato limpo
- Algum objeto pesado (Eu usei meu pilão, mas pode ser também uma panela cheio de água)
- Escumadeira

Modo de preparo:
1) Após ferver o leite de soja, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.

2) Adicione o suco de limão e deixe coagular.

3) Espere uns 10 minutos até o leite coagular e com a ajuda de uma escumadeira coloque o tofu em uma vasilha vazado com um pano de prato em cima. 




4) Pressione bem com a escumadeira pra entrar o máximo de tofu que der.

5) Cubra com as laterais do pano de prato e coloque um peso em cima. 

6) Deixe o tofu descansando por pelo menos 1 horas. Depois é só retirar e usar. Caso não for usar na hora, coloque em um pote coberto com água e deixe na geladeira. 




Essa é a Okara que sobrou do leite de soja. Eu coloquei ela no forno bem baixinho pra secar um pouco (Cerca de 1 hora mexendo de vez enquando pra ela secar por igual e não queimar), pq no final eu fiquei um pouco preguiçosa de espremer a soja com toda a alma e ela estava bem úmida. Eu vou testar algumas receitas com ela, mas uma receita que eu já sei que dá certo e é sucesso é fazer farofa com ela! =) Passo a receita nos próximos posts!

Obs. Eu não coloquei sal e nem nada no tofu, pq eu vou usar o tofu pra fazer outras receitas. Mas se você quiser comer como "queijo de soja" como alguns chamam, vc pode adicionar o sal quando ele ainda tá na panela coagulando. 

Curiosidades a parte, não fica azedo e nem nada do tipo por causa do limão, ok?! Eu também achava q ele ia pegar muito o gosto do limão, mas como você deixa o tofu escorrendo, o limão acaba indo embora com a água. Ele só serve pra talhar o leite de soja mesmo. Fica um fundinho de limão, mas bem sutil mesmo! hehe 

7 comentários:

  1. Obrigada por postar a receita de leite de soja e tofu. Você explica tão bem!
    Bxs!

    ResponderExcluir
  2. Joia... Vou fazer agora. Agradeço a dica. Aqui em Uberlândia não se encontra Tofu para comprar, então espero poder fazer sempre...

    ResponderExcluir
  3. No final de semana passado, eu, como não sabia fazer o tofu, me aventurei a fazê-lo, mas no site em que passava a explicação, me perdi um pouco, pois a finalização das explicações ficaram bem vazias e eu saí fazendo do jeito que achei mais certo, mas no fim das contas, marinheira de primeira viagem só acaba obtendo resultado não muito satisfatório.
    Mas não me dei por vencida, pois a parte do Okara ficou legal, mas o tofu ficou esfarelando um pouco e bastante seco. Porém, agora, com suas explicações eu acho que vou conseguir fazer um tofu mais úmido e macio, pois na finalização é que errei, sem saber ao certo, é claro, mas valeu as suas dicas.

    ResponderExcluir
  4. No final de semana passado, eu, como não sabia fazer o tofu, me aventurei a fazê-lo, mas no site em que passava a explicação, me perdi um pouco, pois a finalização das explicações ficaram bem vazias e eu saí fazendo do jeito que achei mais certo, mas no fim das contas, marinheira de primeira viagem só acaba obtendo resultado não muito satisfatório.
    Mas não me dei por vencida, pois a parte do Okara ficou legal, mas o tofu ficou esfarelando um pouco e bastante seco. Porém, agora, com suas explicações eu acho que vou conseguir fazer um tofu mais úmido e macio, pois na finalização é que errei, sem saber ao certo, é claro, mas valeu as suas dicas.

    ResponderExcluir
  5. otima dica vou experimentar muito bem explicado ,obrigada.

    ResponderExcluir
  6. ParAbens tinha algumas duvidas vc esclareceu todas explica muito bem

    ResponderExcluir
  7. Tinha algumas duvidas consegui entender super bem vc explica super bem parabens

    ResponderExcluir