sábado, 16 de agosto de 2014

Olá pessoal! E ai td bem com vcs? Bom, comigo está tudo ótimo! Esse fds foi bem cansativo que tive várias encomendas de brigadeiros, mas foi boa! =) hehe Eu confesso que a única coisa q eu mais sinto falta de não vender mais os meus brigadeiros na facul é ver a carinha de felicidade qndo as pessoas comem o brigadeiro. Era mto engraçado qndo alguma menina chegava de TPM e comia e ficava feliz. Eu acho que são essas pequenas coisas que me fazem gostar tanto de trabalhar com comida! hehe
Hoje eu desenvolvi uma receita muito boa que é esse antepasto de abobrinha grelhada. Digo desenvolvi, pq eu não peguei a receita de nenhum lugar até pq uma vez tentei fazer esse antepasto com uma receita da internet e foi total decepção.
Quem nunca experimentou esse antepasto, eu recomendo que experimente. Eu fiquei conhecendo pela primeira vez em alguma festa de natal na casa da minha tia. Ela comprou no cara que vendia queijos e eu simplesmente amei. E eu falei ah... não deve ser dificil de fazer pq é abobrinha grelhada e salsinha em um monte de azeite.
Mas achei meio gordo ter q fritar todas as abobrinhas em azeite e por isso nunca tinha tentado dessa maneira. A vez q testei a receita da internet foi uma mistureba no forno que nem antepasto de berinjela, sabe? Mas como a abobrinha é bem mais sensivel ela desmanchou toda e virou uma caca.
E tá. Como surgiu essa idéia? Lá estava eu secando as berinjelas na chapa pra minha moussaka (da um google que vc acha. rs é tipo uma lasanha de berinjela) e elas ficaram muito boas. E aí eu pensei: Nossa, e se eu fizer isso com a abobrinha. Vai ficar esse gostinho de tostado e aí só tempero dps com azeite, salsinha e alho.
E não é que deu certo? Quando digo secar a abrobrinha/berinjela é pq nao usei gordura. Eu cortei elas em rodelas finas no mandolin, deixei um tempo com sal pra sair um pouco da água, lavei, espremi e dps "grelhei" na chapa de ferro que temos em casa e meu! ficou uma delícia! hehe Por mim comeria elas assim mesmo de acompanhamento! hehe
Bom, vou ser bem sincera e não tem muito uma medida pra essa receita, mas saiba q vc precisará: de uma chapa de ferro (não sei se uma frigideira dá o mesmo efeito, mas acho legal a chapa de ferro com risquinho q fica mais bonito), um mandolim ou boas habilidades com a faca pra cortar as rodelas finas com espessura parecida e paciencia pra ficar grelhando várias abobrinhas pq sim, dá um trabalhinho e não rende muito... Rs

Antepasto de Abobrinha grelhada


Ingredientes:
- 2 abobrinhas grandes (eu recomendo pegar a grande pq a pequena deu um trabalho dobrado pra ficar grelhando)
- 1 dente de alho picado
- 1 pitada de pimenta do reino
- azeite a gosto
- sal para desidratar as abobrinhas (1 colher de chá cheia)

Modo de preparo:
1) Corte as abobrinhas em rodelas finas (entre 1 e 2 mm de espessura) com o mandolim.
2) Coloque as abobrinhas em um bowl e adicione o sal. Deixe descansar por 20 minutos para desidratar.

3) Lave as abobrinhas em água corrente umas 2 vezes para retirar o sal e depois pressione com as mãos para retirar o excesso de água. Aperte com força, mas sem destruir as fatias pq se não dps fica dificil de grelhar.
4) Esquente uma chapa de ferro e deixe em fogo baixo. Coloque as fatias de abobrinhas e deixe até ficarem douradas. No começo eu virava as fatias, mas percebi q dava muito trabalho. Então eu só deixei grelhar bem de um lado e já tirava em uma vasilha. Mas se tiver paciencia pra grelhar os 2 lados, ótimo! rs

5) Depois de grelhar todas as abobrinhas, coloque numa vasilha, experimente pq já vai ter sal, tempere com a pimenta do reino, o alho e o azeite a gosto.

6) Sirva com um pãozinho ou deixe na geladeira por alguns dias pra ele pegar mais o sabor do azeite! =)

0 comentários:

Postar um comentário