segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Faz tempo que eu queria testar a receita de nikuman(pãozinho chinês) e esse dia finalmente chegou. Eu adoro pegar receitas da internet/TV/youtube e testar... principalmente quando eu vejo que realmente deu certo! 
Eu sei que vocês vão achar engraçado, mas eu peguei a receita daqui: Cooking with Dog! E se você é uma pessoa que passa horas na frente do computador vendo coisas de comida assim como eu, provavelmente já deve ter visto esse video com receitas japonesas com um poodle cinza sentado na cozinha e um cara muito engraçado falando a receita em inglês com sotaque! No começo eu fiquei meio chocada, mas depois que vi que ela cozinha bem, o cachorro praticamente sumiu da minha cabeça! hehe
Eu segui praticamente a receita toda do video e deu tudo certo, então essas receitas são certamente confiáveis! hehe A única coisa mesmo que eu não tinha era carne porco e óleo de gergelim, mas foram facilmente substituídos por frango e um pouco mais de água na hora de fazer a massa. Talvez com o porco o recheio ficasse mais suculento e saboroso por ter mais gordura, mas ficou ótimo com frango também até porque vai mais um monte de coisas no recheio.
O pão ficou fofinho e saboroso e sabe o que é melhor? Ele cresceu e cresceu pra caramba! Cresceu tanto que eles até grudaram um no outro, mas nada demais, até pq eles já acabaram! hehe
Uma outra obs. dessa receita é que eu usei farinha de trigo e fermento para pão japonês que eu comprei na minha última ida a Liberdade. Ainda não sei o quanto isso afeta a receita, mas descobrirei na quinta feira quando repetirei a receita para a minha irmã e meu cunhadinho com a versão brasileira dos ingredientes! hehe
Na descrição do video ele fala pra cortar o papel manteiga que vai embaixo do nikuman na hora de cozinhar em quadrados 5x5cm, porém eles ficam muito pequeno pro tamanho do bolinhos! Então cortem 10x10cm que vai dar certinho!

Ingredientes:

Massa
250g de Farinha de Trigo
1 colher de chá de  Fermento para Pão
5g de Fermento Químico
25g de Açúcar
2 pitadas de sal
145ml de Caldo de Shitake e Camarão

Recheio:
150g de Peito de Frango(porém eu recomendo usar ou alguma parte do frango mais saborosa ou usar o porco original da receita)
1/2 colher de chá de Sal
Uma pitada de Pimenta do Reino
1 colher de chá de Açúcar
1 colher de chá de Shoyu
1 colher de chá de Molho de Ostra
1 colher de sopa de Fécula de Batata
100g de Repolho
40g de Alho Poró
2 Cogumelos Shitakes Secos
10g de Camarão Seco

Modo de preparo:

Fotos:
Farinha de Trigo e Fermento para Pão Japoneses
Sovando a massa
Nikuman
Nikumans na panela  de cozimento a vapor
Nikumans prontos!
So fluffy!!
Update:
Comprei o óleo de gergelim e fiz o teste com a carne louca. Achei que com o óleo de gergelim o gosto ficou mais parecido com o nikuman original, porém eu preferi sem... A carne louca ficou boa, mas foi difícil rechear bonitinho igual o de frango, pois como era algo q já estava cozido e cheio de caldo, foi dificil fazer uma bolinha bonitinha sem deixar a massa muito úmida =/ Mas eu ainda faço a original com porco e a massa sem óleo de gergelim e conto pra vcs dps! :)

Tagged: ,

Um comentário: