Essa conserva você acha bastante por aí tanto nos supermercados em vidrinhos de conserva, como em mercados na parte de por kilo. Se você não curte vinagre ou conservas em geral provavelmente você não vai curtir, mas se você gosta e curte um petisco, eu acho q vc vai gostar bastante dessa receita.
Eu dei uma pesquisada na internet e achei algumas receitas. Algumas não cozinhavam a pimenta e só jogava direto no vinagre e azeite. E outras faziam o processo de branqueamento e colocavam, em vinagre, chacaça, açúcar e sal reduzido. Eu claro que acabei escolhendo a segunda receita, pq eu achei que os temperos iam pegar mais na pimenta e a pimenta ia ficar com uma consistência melhor.
Então bora pra receita que ela é bem simples, porém você tem que esperar uns dias pra comer pra ela poder pegar bem o sabor na pimenta.
Conserva de pimenta biquinho
Ingredientes:
- 1 pacote de pimenta biquinho (Eu comprei no sacolão uma bandejinha) --> Acredito que tenha umas 100g
- 1 copo de vinagre de vinho branco
- 1 copo de cachaça (Usei a 51 mesmo)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- Temperos à gosto (Coloquei 3 alhos, 1 folha de louro, 1 pedaço de noz moscada, pimentas do reino e pimentas da jamaica)
Modo de preparo:
1) Higienize as pimentas e retire os cabinhos verde.
2) Aqueça água em uma panela suficiente para cozinhar as pimentas biquinhos e prepare um bowl com água e gelo. Quando a água começar a ferver, coloque as pimentas biquinho. Deixe ferver novamente e deixe por uns 30s. Em seguida, com o auxílio de uma escumadeira jogue as pimentas biquinhos no bowl com gelo para parar o cozimento e manter a cor das pimentas. (Sim! Esse é o processo de branqueamento. rs)
3) Em outra panela coloque o vinagre, a cachaça, o açúcar e o sal e coloque em fogo alto. Assim que começar a ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar até reduzir um pouco. (Muitas receitas falam pra fazer uma calda, mas não chega a tanto. A cachaça evaporando já está de bom tamanho, pq se não vc vai sumir com o líquido. rs)
4) Em uma outra panela, ferva água e esterilize o vidro que você usará para guardar a pimenta. Eu coloco o pote virado com a boca pra baixo e a tampa na água e deixo cozinhar um pouco. Depois eu retiro com o auxílio de um pegador e coloco sobre um pano de prato limpo.
5) Coloque as pimentas no pote, os temperos e o líquido. Deixei descansar e mexa de vez em quando o pote, para as pimentas que estão boiando descerem e vice e versa.
Eu gostei bastante dessa receita pq não ficou tanto o gosto de vinagre igual a algumas conservas que já comi por aí. Ficou bem suave e eu acredito que seja pq a gente reduziu o líquido e também colocamos açúcar que além de ajudar a conservar, também ajuda a tirar o azedo do azeite.
Olá
ResponderExcluirAdorei a receita e com certeza vou tentar fazer, sempre bons aprender novos truques que dão novos sabores a comida, principalmente quando se trata de comida vegetariana e vegana, os temperos e sabores tem que ser escolhidos de forma criteriosa! Super gostei das outras receitas também e vou experimentar cada uma delas.
As opções veganas e vegetarianas estão ganhando forma no Brasil e espero que mais pessoas conheçam e provem as delícias veganas, pensando nisso eu tenho um site só de receitas fáceis e práticas veganas, para dar mais ideias de pratos saborosos, nutritivos e saudáveis.
http://www.vegan.mundodynamico.com
Muito Obrigada!
Farei hoje. Adorei a receita e acredito que vou gostar do resultado também, pq justamente o que não me agrada nessas conservas é o sabor avinagrado que fica.
ResponderExcluirEstou fazendo amo pimenta;e gostei muito desta receita.vou terminar;muito obrigada.
ResponderExcluirestou fazendo agora ;acredito que ficará deliciosa,amo pimenta;vou terminar muito obrigada
ResponderExcluirFiz agora à minha conserva, gostei !!!!😍👏👏
ResponderExcluirOlá obrigada pela receita
ResponderExcluirNo item 5 colocar o líquido quente nas pimentas?