domingo, 27 de julho de 2014

Oi Pessoal! Tudo bem com vocês? Desculpem a ausência no blog, né. Minha vida andou meio turbelenta essas últimas semanas.
Eu sei que estou de férias, mas acreditem se quiser isso é um problema atualmente pra mim. Eu não posso ficar sem o que fazer, pq se não eu acabo surtando. E essas últimas semanas foi meio que assim e eu acabei surtando...  =/ E por isso também não testei receita e nem postei nada aqui.
Mas agora já estou bem de volta ao blog. Eu acho que quem me acompanha já percebeu q eu tenho uns períodos de ausência mesmo (vide arquivo do blog rs).
A receita que eu testei hoje eu peguei aqui e é de um programa da GNT chamada Bela cozinha que é apresentado pela Bela Gil que é um nutri e cozinheira q eu curti demais. Ela faz umas receitas bem diferentes e saudáveis q vc fica babando e é assim q eu quero ser um dia! =) Uma nutri q cozinha coisas gostosas e saudáveis.
Eu não vou digitar a receita aqui, pq eu acho q no site da GNT tá bem explicadinho, mas eu vou coloca os links certinho aqui pra vcs.

Quibe vegano


Leite de Amêndoas


E eu coloquei as 2 receitas juntas, pq elas funcionam muito bem juntas. Você usa as amêndoas pra fazer o leite e o bagaço que sobra que nada mais é do que amêndoas trituradas você usa pra fazer o quibe! =)
Só uma observação, essa receita você tem que pensar nela um dia antes pq tem que deixar as amêndoas de molho na água de um dia pro outro, então se você é ansiosa que nem eu e gosta de receitas na hora, se programe antes! hehe
Sinceramente eu nunca tinha tomado leite de amêndoas, porém eu gostei bastante. Ele não é nada light, mas como é uma castanha, é uma gordura boa que tem nesse leite. Eu tomei um copo puro pra experimentar e achei bem saboroso. Porém, eu acho que talvez usaria ele pra fazer alguma receita e não simplesmente pra tomar no dia a dia.
Já o quibe eu gostei bastante, porém ele não ficou consistente que nem um quibe normal, sabe? Como ele não tem nada que dá liga igual a carne ele fica bem molinho e quebradiço. Porém eu consegui tranquilamente desgrudar eles da forma com a espátula sem quebrar e comer. Porém se você der um apertãozinho ele vai se desmanchar. Mas pra comer no prato com arroz feijão é tranquilo. Minha mãe gostou bastante e sugeriu fazer ele na forma a próxima vez tipo quibe de forno, sabe. Aí colocar um queijo e tomate no meio. Eu acho que ia ficar bem gostoso tbm. =)
Sobre as receitas no blog, talvez eu comece a postar umas receitas mais light ou tentando ser mais saudável pq eu estou tentando mudar meus hábitos alimentares. Mas também logo mais as aulas do Senac voltam e eu tava pensando em postar as receitas mais legais aqui.
Bom, eu super recomendo essas 2 receitas e até a próxima! =)

Fotos:




segunda-feira, 30 de junho de 2014

De novo folheando o meu livro de receitas Vegetarianas (Meu primeiro jantar vegetariano - Alice Hart), eu achei essa ilustração mostrando como se faz queijo labna. Na verdade eu nunca tinha ouvido falar desse queijo, mas depois vendo o modo de preparo e pesquisando um pouco na internet, nada mais é que uma colhada seca.
Quando você pensa em queijo, acha que vai ser algo super consistente, mas na verdade esse queijo está mais para um cream cheese azedinho.
Eu utilizei o iogurte integral da Taeq. Talvez tenha outros iogurtes menos azedos, mas eu gostei bastante do resultado. Confesso que quando eu fiz eu achei q não ia ficar bom, mas pra comer com uma torradinha ficou bem bom.
O processo na verdade é bem simples. Você vai precisar de algum pano limpo (e de preferência que você só use pra isso) e iogurte integral. O processo é bem simples. Você deve deixar o iogurte dentro desse pano com um peso em cima para escorrer toda a parte líquida e virar um queijo consistente. Eu tenho um tuppeware quadrado vazado e foi aonde eu deixei o meu iogurte. Eu usei um paninho branco(tipo pano de prato), mas muitos livros indicam a musselina.
Eu deixei cerca de 3 dias nesse tupperware vazado descansando. Depois eu dividi em 2 porções e um temperei só com sal e o outro eu temperei com sal e ervas (salsinha e cebolinha).
Coloquei eles em volto do pano de novo, coloquei em um ramequim (Só pra pegar um formato mais bonitinho) e deixei descasando mais uns dias na geladeira.
Eu pensei em talvez fazer o iogurte em casa e fazer a coalhada pra ver se ela fica menos azeda. Eu até gosto do azedinho dela, mas se ela ficasse menos eu acho que ia me agradar mais. Vou testar um dia fazer o iogurte em casa e depois o Labna.

Fotos:










sábado, 21 de junho de 2014

Olá pessoal. Hoje eu fui com o Re no Butantan Food Truck que é um espaço que o pessoal criou para acomodar Food Trucks e a venda de comida de rua. É bem próximo do mêtro Butatã (linha amarela) e da USP. O endereço é esse aqui: Rua Agostinho Cantu, 47. Aqui de casa eu vou pela Av. Bandeirantes, Marginal Pinheiros e eu pego a ponte antes do Jockey Club.  Ando pelo Rua do Jockey e passa o Jockey entra na Rua Pirajussara e depois na Augustinho Cantu, mas como Re q foi dirigindo a gente pegou a ponte mais pra frente na Eusébio Matoso que aliás foi bem fácil tbm. rs
O Butantan Food Truck abre todos os dias das 11h as 20h e de sex e sáb ele abre até as 22h. O local é bem amplo, conta com mesas e cadeiras e estacionamento ao lado.


Hoje as opções eram essas:

Participantes do dia:
Master Temakeria - temaki
Salve Salve - sucos e sanduíches naturais 
EATinerante - hambúrguer 
Candy Crush Ice Cream - fondue de frutas, sorvete e açaí
Waff - waffles belgas salgados e doces 
Famíglia - Massa Móvel - massas
Del Cocktail - ceviches e coquetéis 
Da Roça prá Praça - queijos e embutidos artesanais 
A Torta de Maçã - tortas de maçã e de banana 
La Polenta - polenta italiana com ragu de carne e de legumes 
Taj - comida indiana 
Mondiale - massas 
Brasileiríssimas - arroz, feijão, couve, ovo e picadinho
Cléo & Ópatra - boeuf bourguignon
Hugo Giordano - empanadas 
Churros Tentação - churros salgados e doces 
Acarajé da Barra - acarajé e moqueca 
Augusta Bakery - sanduíches 
Locombia - costelinha suína com batata cozida 
Sr. Peixe - peixe frito 
Tartelier - doces europeus
Los Mendozitos
BrewDog Bar
Cervejaria Júpiter
Cervejaria Suméria

Nós fomos hoje sábado na hora do almoço. Chegamos lá pelas 13h e estava bem tranquilo. Paramos na Augustinho Cantu, mas um quarteirão antes. Ainda tinha bastante vaga, porém quando a gente foi embora lá pelas 15h já estava bem mais cheio.

Eu diria q a gente chegou num bom horário. Tinha pessoas, mas não tinha filas pra pegar as coisas ainda e tinha lugares pra sentar, porém quando a gente já tava indo embora já tinha bastante gente, filas e poucos lugares.
A gente acabou comendo um hambúrguer na EATinerante que custou 23 reais. Era de fraldinha e com um molho de 5 queijos. Estava gostoso, mas já comi melhores por aí. Depois pegar algumas Samosas no Taj e estava bem gostosas. Eu sinceramente gostei mais da de legumes do que a de frango. Estava mais saborosa.



A gente acabou comeu um temaki na Master Temakeria, porém eu achei o serviço um pouco devagar. Só tinha a gente lá e o moço demorou um pouco pra entregar os temakis. Talvez pq o meu fosse frito, mas mesmo assim comparando quando eu vou nas Temakerias normais, eu achei q demorou um pouco e fiquei imaginando se tivesse uma fila em como aquilo não ia demorar, sabe.




Por último pegamos uma massa no Famíglia. Era um ravioli de limão siciliano com molho ao sugo. Eu confesso q gostei bastante da massa, porém o molho não estava aquelas coisas.


De sobremesa a gente comeu uma paleta do meu sósia megusta e estava bem bom. O Re pegou o de morango com leite condensando e eu de negresco. Confesso q o de Re estava melhor do q o meu, pq o meu eu achei q estava com mto gosto de creme de leite, sabe.



No total a gente deve ter gastado quase uns 90 reais em 2. E aí pensando em comida de rua está bem super faturado, né. Tá, eu sei q é uma comida gourmet e q provavelmente eles pagam pra estar naquele espaço, mas sei lá. Eu sou a favor de comida boa e barata...
Uma coisa q eu achei meio ruim é q antes de sair de casa eu fui ver no facebook deles aqui  quais eram as opções do dia e eles ainda não tinha publicado quais comidas iam ter e eu olhei o de ontem achando q era de hoje, sabe. Então uma sugestão seria publica ou um dia antes ou bem cedinho pras pessoas já saberem o q vai ter.
Outra coisa q me decepcionou um pouco ainda é a pouca quantidade de food trucks. Apesar de se chamar Butantan food truck ainda são poucos os foods trucks.
Porém, eu mego incetivo esse tipo de coisa. Acho muito legal quem idealizou isso e espero muito q dê certo.Com certeza eu acho q vale a visita assim como a Feirinha Gastronômica, mas pelos preços não é um lugar que dá pra ir sempre ainda.

Fotos:













Olá pessoal! =) Tudo bem com vcs? Bom, como faz uns dias já q testei essa receita, resolvi postar pq eu gostei bastante do resultado. Pra quem nunca comeu pimenta biquinho, saiba que é uma maravilha. Ela é super saborosa e nada apimentada. Sim! Então se você tem algum problema com pimentas, eu sugiro q vc experimente.
Essa conserva você acha bastante por aí tanto nos supermercados em vidrinhos de conserva, como em mercados na parte de por kilo. Se você não curte vinagre ou conservas em geral provavelmente você não vai curtir, mas se você gosta e curte um petisco, eu acho q vc vai gostar bastante dessa receita.
Eu dei uma pesquisada na internet e achei algumas receitas. Algumas não cozinhavam a pimenta e só jogava direto no vinagre e azeite. E outras faziam o processo de branqueamento e colocavam, em vinagre, chacaça, açúcar e sal reduzido. Eu claro que acabei escolhendo a segunda receita, pq eu achei que os temperos iam pegar mais na pimenta e a pimenta ia ficar com uma consistência melhor.
Então bora pra receita que ela é bem simples, porém você tem que esperar uns dias pra comer pra ela poder pegar bem o sabor na pimenta.

Conserva de pimenta biquinho



Ingredientes:
- 1 pacote de pimenta biquinho (Eu comprei no sacolão uma bandejinha) --> Acredito que tenha umas 100g
- 1 copo de vinagre de vinho branco
- 1 copo de cachaça (Usei a 51 mesmo)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- Temperos à gosto (Coloquei 3 alhos, 1 folha de louro, 1 pedaço de noz moscada, pimentas do reino e pimentas da jamaica)

Modo de preparo:
1) Higienize as pimentas e retire os cabinhos verde.
2) Aqueça água em uma panela suficiente para cozinhar as pimentas biquinhos e prepare um bowl com água e gelo. Quando a água começar a ferver, coloque as pimentas biquinho. Deixe ferver novamente e deixe por uns 30s. Em seguida, com o auxílio de uma escumadeira jogue as pimentas biquinhos no bowl com gelo para parar o cozimento e manter a cor das pimentas. (Sim! Esse é o processo de branqueamento. rs)


3) Em outra panela coloque o vinagre, a cachaça, o açúcar e o sal e coloque em fogo alto. Assim que começar a ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar até reduzir um pouco. (Muitas receitas falam pra fazer uma calda, mas não chega a tanto. A cachaça evaporando já está de bom tamanho, pq se não vc vai sumir com o líquido. rs)

4) Em uma outra panela, ferva água e esterilize o vidro que você usará para guardar a pimenta. Eu coloco o pote virado com a boca pra baixo e a tampa na água e deixo cozinhar um pouco. Depois eu retiro com o auxílio de um pegador e coloco sobre um pano de prato limpo.
5) Coloque as pimentas no pote, os temperos e o líquido. Deixei descansar e mexa de vez em quando o pote, para as pimentas que estão boiando descerem e vice e versa.


Como é uma conserva, quanto mais tempo você deixar ela na conserva, mais ela vai pegar o sabor. Eu recomendo esperar pelo menos 1 semana pra consumir, mas se você é ansiosa que nem eu, 3 dias é suficiente. rs

Eu gostei bastante dessa receita pq não ficou tanto o gosto de vinagre igual a algumas conservas que já comi por aí. Ficou bem suave e eu acredito que seja pq a gente reduziu o líquido e também colocamos açúcar que além de ajudar a conservar, também ajuda a tirar o azedo do azeite.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Olá pessoal! hehe Como nutri de formação, foi impossível em não mudar a receita do muffin pra uma versão mais integral! rs Eu utilizei a mesma receita do Muffin de acelga com queijo brie, porém eu substitui metade da farinha de trigo por farinha de trigo integral e troquei o queijo brie por ricota e a acelga por alho poró e cenoura.
Uma coisa que é importante lembrar é que como o queijo dessa receita é bem menos saboroso e salgado do que o queijo brie, então é necessário colocar mais sal do que na receita original.
Eu pensei em trocar a manteiga por azeite, mas gordura por gordura que vai no forno, eu não vejo tanta diferença em trocar. A questão mesmo é de sabor. Se você gosta mais de azeite, você pode trocar, porém eu acho q a manteiga ainda deixa o muffin mais saboroso que o azeite.

Muffin integral de alho poró, cenoura e ricota

Ingredientes:
- 25g de manteiga derretida
- 150g de alho poró
- 1/2 cenoura pequena ralada
- 90g de farinha de trigo
- 90g de farinha de trigo integral
- 10g de fermento em pó
- 2 col. de sopa de queijo parmesão ralado fino
- 1 pitada generosa de noz moscada
- 175ml de leite
- 1 ovo batido
- 75g de ricota
- Sal à gosto

Modo de preparo:
1) Pré aqueça o forno a 180°C.
2) Retire as folhas do alho poró e corte em rodelas. Coloque azeite em uma panela e deixe o alho poró suar. Acrescente a cenoura e tampe a panela. Deixe eles cozinharem até ficarem macios, porém não deixem eles dourarem.



3) Em uma tigela misture a farinha, 1 col. de sopa do queijo parmesão, o sal e a noz moscada. Em outro bowl misture o leite, o ovo e a manteiga derretida.
4) Misture os secos aos molhados delicadamente e em seguida coloque o alho poró com a cenoura e esfarele a ricota (com as mãos mesmo) nessa mistura.

5) Distribua numa forma de mini muffins, sapique o resto do parmesão por cima e leve ao forno a 180°C. (Caso a sua forma seja de aluminio é importante untar com óleo e farinha antes de colocar a mistura)

6) Asse até eles ficarem dourados.

Obs. Dessa vez eu colooquei menos massa nos buraquinho pra eles ficarem mais bonitinhos. Quero ver se consigo ajustar a receita pra dar 12 muffins certinhos, pq se não sempre sobra massa pra mim e eu tenho q colocar em outro forma normal. rs