sexta-feira, 1 de junho de 2012

E aí gente! Td bom?! Seguinte! Ontem eu estava fuçando o site da Pepper em pedido da minha irmã e do meu cunhado que queriam que visse umas coisas legais de cozinha pra um amigo dele e adivinha oq eu achei!? O meu maravilhoso fatiador de alho que minha tia trouxe dos EUA!
E tá oq esse negócio faz? Basicamente ele corta o alho em finas fatias e iguais! E ele é super prático e eu amei pq eu nunca consegui cortar o alho por inteiro e igual em fatias fininhas pra fritar!
E bom e pq esse post é pra uma amiga?! Pq um tempo atrás a minha amiga Marina perguntou aonde eu comprei e como ela achava isso. E bom, eu falei q nunca tinha visto aqui e isso era um fato, pq eu sempre vou lá na Doural dar uma fuçada nas coisas diferentes e nunca tinha visto isso, mas aí q fuçando o site da Pepper eu achei aqui e ele está custando 58 reais. Sim eu sei que é um preço bem carinho, mas se vc tem um dinheiro sobrando e curte um alho fatiadinho eu acho q vale a pena. Não sei dizer qto a minha tia pagou fora, mas com certeza deve ser mais barato, pq TUDO aqui é mais caro!!
Vou colocar um video abaixo com a moça demonstrando como ele funciona! =) É bem legal! hehe

Se você já foi no Gendai e pediu um Hot Roll especial já deve saber do que eu estou falando! hehe É uma das minhas receitas favoritas de Hot Roll, porém como a Lula Dorê é também a versão mais trabalhosa que você tem que empanar na farinha Panko.
Não digo que o Gendai tem a melhor comida japonesa, mas dos restaurantes delivery/shopping pra mim é o melhor. Normalmente tem as melhores promoções (Vc sempre encontra um prato por menos de 20 reais) e é bem gostosinho! =)
E bom, eu adoro o Hot Roll especial deles. E bom qual diferente do normal pro especial? A única diferença mesmo é que o especial tem o Tataki de Salmão em cima que é o salmão batido com cebolinha! =)
Bom, a receita é bem simples. Infelizmente o meu truque do arroz(Sushinoko) está em falta nos mercadinhos japonês, então eu tive q fazer o tempero de verdade... Pra quem não conhece Sushinoko é um tempero pronto para sushi. Ele vem em uma embalagem amarela (vou colocar nas fotos uma imagem) e vc só joga o pózinho no arroz japonês cozido que ele já tempera o arroz pra vc! hehe Mas como está em falta vou passar a minha receita de tempero de arroz japonês.

Tempero do arroz de sushi

Ingredientes para 500g de arroz
- 5 col. de sopa de vinagre de arroz
- 4 col. de sopa rasa de açúcar
- 2 1/2 col. de sopa de sakê (use o culinário que é mais barato)
- 1 col. de sopa de sal

Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo até ferver. Assim que ferver e o açúcar tiver dissolvido pode desligar! =)

Obs. Eu sei que vc deve ter se perguntando: Mas 500g de arroz cozido ou cru? Eu acredito que seja cozido. Eu fiz essa receita e deu e sobrou pra temperar bastante arroz pro Temaki que fiz em casa, então se você for fazer sushi apenas pro seu Hot Roll pode fazer somente meia receita. O que eu recomendo? Recomendo ir colocando o tempero aos poucos, misturando e experimentando!

Hot Roll Especial

Ingredientes:
- Arroz para sushi
- Salmão fresco cortado em tirinhas
- Kani Kama (Eu recomendo da marca Santa Elena que pra mim é o melhor kani)
- Cream cheese
- Cebolinha
- Nori
- Empanado = Farinha de trigo + Ovo + Farinha Panko (Dúvidas sobre como empanar consulte o post da receita de Lula a Dorê)

Acessórios importantes:
- Esteirinha para sushi (Vc encontra fácil na Liberdade ou em lojinhas com produtos orientais)
- Uma faca afiada
- Um pano úmido para limpar a faca
- Um potinho com água pra vc ir molhando a mão enquanto mexe com o arroz

Modo de preparo:
1 - Umedeça as mãos e espalhe o arroz (o arroz não pode estar quente!) deixando um espaço no final da folha de Nori
3 -Coloque o cream cheese
3- Coloque o salmão e o kani!
4 -Com a ajuda da esteira enrole o sushi. Coloque um pouco de água na parte da folha de nori que sobrou e use como cola pra fechar o rolinho.
5 -Dps de enrolar. Pressione gentilmente com a esteira pro sushi ficar firme.
6 - Empana o sushi na farinha de trigo, dps no ovo e dps na farinha de panko.
7 - Em uma frigideira larga (tem q entrar o sushi e ter espaço pra virar ele). Esquente um pouco de óleo e frite o sushi.
8 - Deixe durante alguns segundos de cada lado e frite de todos os lados.
9 - Retire e coloque em um papel toalha para escorrer a gordura.
 10 - Corte o sushi em 8 pedaços cortando sempre assim: Com uma face bem afiada e úmida (Se não o arroz gruda tudo) corte o sushi na metade. Limpe a faca com o pano úmido e corte as 2 metades do sushi na metade de novo. Limpe a faca de novo e corte novamente cada pedaço na metade!

Ta-da! Assim vc terá 8 pedaços! E eita foto desfocada o.O
11- Bata o restante do salmão com a faca (a técnica é bem simples. Corte em cubinhos e depois bata com a faca para ficar bem miudinho) e acrescente a cebolinha picada.
Monte os sushis colocando um pouco do Salmão batido sobre cada sushi e jogue molho tarê em cima.
E sim! EU vou dar a receita do molho tarê! E o que é o molho tarê? É um molho docinho com shoyu, sake e açúcar! Uma vez eu estava na liba e vi umas pessoas querendo comprar Molho Tonkatsu pro hot roll e achei bem bizarro. Achei q eles estavam falando do Tarê, pq o molho de Tonkatsu é meio azedo, bem diferente do molho Tarê. E como o próprio nome diz molho de Tonkatsu é pra comer com Tonkatsu que o mais comum é lombo de porco frito tipo a milanesa, sabe? Rs Mas no estilo japonês! =)

Molho Tarê 

Ingredientes:
- 1/2 copo de shoyu
- 1/4 de sakê
- 1/4 de açúcar
- 1 colher de sobremesa de mel
Opcional pra deixar o molho mais grosso e brilante: 1 colher de maizena dissolvido em um pouco de água

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Cozinhe até ferver ou se for usar a maizena até engrossar!


Mais fotos:
Sakê culinário + Shoyu para para o molho tarê
Esse copo q uso de medida! =)
Cozinhando o molho
Maizena com água pra engrossar e dar brilho

Sushinoko no qual eu comentei acima no post

domingo, 27 de maio de 2012

Oi galera! Desculpem o sumisso! Eu simplesmente tenho esses momentos que não faço nada... e como eu estava resfriada isso só piorou! hehe Mas tirei umas fotos e fiz algumas receitas durante esse recesso e vou ir postando aos poucos! =)
Hj  vou passar a minha receita de Lula a Dorê. Na verdade eu tenho 2 versões dessa receita. A versão preguiçosa e a versão mais trabalhosa. Hj vou fazer a mais trabalhosa, pq é o meu jeito favorito (qndo eu não estou com preguiça) de empanar coisas pra fritar! hehe
Nesse dia eu usei umas 8 lulas. Eu usei só o corpo em anéis mesmo. As nadadeiras e as perninhas eu guardei pra fazer um arroz no dia seguinte....
Deu suficiente pra 4 pessoas. Porém tinha outras coisas pra comer também, mas como Lula a Dorê normalmente é um apertivo eu acho que não precisa de muito mais do que isso.

Ingredientes:
- 8 lulas cortadas em anéis
- Sal e pimenta do reino a gosto para temparar a lula
Para empanar:
- Farinha de trigo
-  Ovo batido com um garfo
- Farinha tipo Panko (Normalmente vc acha em lojas japonesas)
- Salsinha picada (opcional)

Modo de preparo:
1 - Primeiro limpe BEM as lulas, retire a pele e corte em anéis. Coloque em um pote e tempere com sal e pimenta do reino.
2 - Coloque em 3 potes diferentes (vide Fotos) a farinha, o ovo e a farinha panko.
3 - Passe os anéis de lula primeiro na farinha, depois no ovo e em seguida na farinha de panko. Eu sugiro vc deixar um garfo pro ovo e outro pras farinhas pq daí vc faz menos sujeira! hehe Depois de empanar todas as lulas, salpique um pouco de salsinha sobre as lulas.
4 - Pré aqueça uma fritadeira a 180°C ou uma panela com óleo e frite até ficar douradinho.
5 - Retire, deixe escorrer em papel filme e sirva com fatias de limão

Fotos:
Farinha, ovo e panko
Lula temperada
Lula empanada
+ Salsinha
Fry


Lula a dorê! Vai uma ae?

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ontem eu estava com vontade de comer um doce e resolvi fazer o Creme Catalana! =) Ele é bem parecido com o creme brulee, porém eu acho q ele é mais suave e mais líquido tbm.
A receita eu peguei do panelinha e esse é um site q eu gosto bastante! =) Pra quem é marinheiro de primeira viagem na cozinha, eu mega recomendo pois as receitas normalmente são bem simples, práticas e BEM explicadas diferentes de alguns sites q não ensinam por completo as coisas...
A criadora do site Rita Lobo está com um programa bem legal na GNT chamado Cozinha Prática q eu tbm super recomendo! hehe
Essa receita eu fiz, porém eu acho q não cozinhei o suficiente, pois ele ficou meio mole demais ainda. Como tem que cozinhar por 1h no banho maria e dps ainda colocar na geladeira, eu acho q me antecipei um pouco! hehe
E sim, eu sou meio impaciente pra receitas q demoram mto! hehe
A receita se encontra aqui! Eu gostei q ele vai leite em vez de creme de leite e é mais leve, porém haja gemas pra fazer essa receita! hehe Acabei com os ovos de casa! hehe

Fotos:
Fiz uns suspiros com a clara q sobrou (pote ao fundo), porém não deu mto certo! Rs


Bom, como eu sou uma fanática por tudo que tem relação com comida hoje vim falar um pouco de um programa q eu gosto mto: O Kitchen Boss.
No começo eu pensei: Putz... o cara do Cake Boss (que faz bolos) cozinhando? Mas como eu adoro comida italiana e ele é de uma família tipica italiana eu gostei mto do programa pq ele compartilhar receitas de famílias e são receitas deliciosas e fáceis! =)
A receita q eu fiquei com vontade e testei hoje foi a lasanha do avó do Buddy e é fantástica! Se quiser fazer a receita tem aqui.
Eu achei bem diferente pois ia ricota no recheio e bom, já usei molho branco, presunto, peito de peru, mas ricota nunca! hehe Eu gostei tbm q o molho a bolonhesa dele era mto bom, porém fiz um pouco diferente pois não tinha todas as carnes q ele usa. Então só usei linguça calabresa e carne moída, mas ficou mto bom!  =)
Eu acredito q na ricota ele usou uma mussarela diferente(Tipo a de búfala, sabe?)Mas como só tinha a mussarela normal, usei a normal! hehe
A massa eu usei a da Casino q estava mais em conta no supermercado. Mas se vc tiver dindin e condição de comprar eu mega recomendo a massa da Barilla! =)
Usei o extrato de tomate da Hainz tbm e gostei bastante! =)
Bom, eu assino NET (o pacote mais básico eu acho) e eu tenho 2 canais q eu amo: O TLC(94) e o FoxLife(96)!
Eu super recomendo vc assistir esses canais se vc curte programas culinários como eu! hehe Nesse programa da lasanha ele tbm fez uma brucheta diferente com feijões branco e uma torta de banana! Mas vai ficar pra outro dia esse teste! hehe
Eu fiquei bem surpresa qndo procurei a receita no site, pois esse programa já está na segunda temporada e cada temporada tem uns 40 episódios!! E meu aqui no Brasil não passou nem 20 programas da primeira temporada! É mto triste o atraso do Brasil pra programas/seriados internacionais! =(
É tipo Masterchef q está repetindo os mesmo capítulos da Temporada 2 e lá na Austrália já começou o programa da 4* temporada!!
É mto triste!! Queria q aqui no Brasil tivesse mais programas do tipo... =/
Amanhã eu posto a foto da minha lasanha, pois eu fiz hj de madrugada (Sim, eu chamo de Midnight cooking = prefiro cozinhar de madrugada do q acordar cedo e ficar esbarrando com td a minha familia na cozinha). Mas irei comer amanhã no almoço! =)

Foto:
A foto não ficou mto boa, mas a lasanha estava uma delícia!!
Aproveitando o post relacionado a programas de TV, segue abaixo a entrevista do Alex Atala na Marília Gabriela!
Uma obs. eu critiquei pra caramba os 2 eventos de rua que teve (O Mercado e a Virada Cultural), porém eu super apoio esse tipo de intervenção e eu sou super fan de comida de rua e eu queria mto q esse tipo de evento ocorresse mais vezes ou q os Foodtrucks viessem pro Brasil! hehe Eu sei que aqui em SP não tem espaço pra isso e eu acho q nem tem legislação, mas queria mto q essa nova moda da comida de rua viesse pra cá! =)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Lá estava eu no Kazu e não é q tinha uma sobremesa nova? Um Tal de Anin Tofu e eu fiquei super curiosa (Afinal era um doce com tofu?) e resolvi experimentar. E nossa, eu amei essa sobremesa, mas assim que coloquei na boca a primeira coisa q me veio a cabeça foi: Gelatina chinesa de amêndoas da minha mãe. Porém a textura estava bem mais leve (eu acho q colocaram bem menos gelatina q a minha mãe costuma colocar) e o doce estava super aveludado, sabe? Aí eu fiquei super curiosa e perguntei pra garçonete se o doce era de tofu mesmo e ela disse q sim e eu fiquei intrigada. (É q essas receitas diferentes, ainda mais se fosse vegan me interessam bastante).
Porém cheguei em casa, entrei no google e fiquei meio decepcionada. Anin tofu é a mesma coisa que a gelatina de amêndoa da minha mãe. Porém eu queria descobrir o segredo do doce do Kazu. Procurei e achei várias receitas. As mais comuns são com leite, água, essência de amêndoa, açúcar e gelatina. Aí tem algumas que eles substituem o leite por creme de leite e pensei: "Hmmm, talvez o gosto aveludado era do  creme de leite, né..." E aí eu testei 2 receitas. Uma com leite e outra com creme de leite. A única coisa mesmo q eu fiz foi susbtituir o leite por creme de leite (Vou postar a receita abaixo). Eu senti um pouco de diferença, mas ainda não cheguei na receita perfeita. Eu vi no blog da Marisa Ono e em outro sites que o pessoal usa leite de amêndoas ou um pó chinês pronto que vem amêndoas e leite em pó.... Próxima vez q eu for na Liberdade vou dar uma procurar nos mercadinhos chineses! =)
Então vamos a receita:

Ingredientes:
- 1 xícara de água morna
- 1 xícara de leite
- 1/3 pacote de gelatina incolor (Vc pode usar 1/2 pacote tbm, mas eu gostei mais da textura com menos gelatina)
- 1 colher de sopa de essência de amêndoas
- 2 colheres de chá de açúcar

Modo de preparo:
- Misture o leite com a água. Acrescente a essência de amêndoas e o açúcar.
- Hidrate a gelatina  na água (siga as intruções no rótulo) e leve ao microondas por 10seg para dissolver.
- Misture a gelatina ao restante.
- Leve a geladeira até endurecer

Obs. Se vc for vegan, vc pode mudar o leite pra um leite de soja e usar a gelatina agar agar. (Para saber a medida de agar agar, eu peguei a receita daqui)
Não precisa colocar mto açúcar na gelatina, pois a gente vai fazer uma caldinha e vc ainda pode colocar frutas frescas em cima.

Calda de Laranja com Raspas de Limão Siciliano

Ingredientes:
- 1/2 xícara de água
- 1/2 xícara de açúcar
- Raspas de 1 limão siciliano
- Suco de 1 limão siciliano
- Gomos de 1 laranja pêra
- 1 colher de chá de água de flor de laranjeira (opcional)

Modo de preparo:
- Sem segredo. É só levar tudo ao fogo e cozinhar até ele dar uma engrossadinha.

Obs. Se vc quiser pode usar outro tipo de limão como o Tahti, mas aí a calda vai ficar um pouco mais azedinha do que com o limão siciliano.

OPCIONAL: 
Frutas frescas como manga, kiwi e morango cortados em cubos

Opção preguiçosa:
 - Pegar 1 lata de pêssego em calda ou abacaxi em calda e usar a fruta picada + a calda que vem junto.

Fotos:
Não liguem pro tupperware tosco. Como era um teste pra comer em casa, fiz no mais prático! hehe
A sobremesa tem esse nome Anin tofu, pois dizem que lembra a textura do tofu. Bom, só se for o soft tofu! hehe
Sim, ele estava desmanchando e uma delícia
Nham Nham
Se vc for fazer com creme de leite, é a mesma receita, porém substituindo o leite por creme de leite. Confesso q o meu empelotou um pouco e tive q bater com o fuet... Não sei se foi a temperatura ou x, mas no final deu td certo! hehe

domingo, 6 de maio de 2012

Todo mundo me pergunta como comecei a cozinhar e foi simplesmente testando receita. Até hj qndo eu preciso de uma receita básica de bolo eu ainda pego em sites de receitas como o Tudo Gostoso e Cyber Cook. É claro q eu sempre olho mais de uma receita e leio os comentários pra saber qual é melhor...
Eu tenho uma teoria mto forte de quem não arrisca não petisca, então se vc nunca cozinhou, tem medo, acha q não sabe cozinhar: EXPERIMENTE!! Tente cozinhar. Comece com receita simples, peça a ajuda de alguém q saiba cozinhar. Siga a receita de algum vídeo! =) Just do it! Sem medo de errar e ser feliz, OK?

A receita eu peguei daqui, porém eu vou reescrever a receita, pois tem algumas macetes que vc só acaba aprendendo na prática mesmo e normalmente eles não escrevem isso na receita

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de Farinha de Trigo
- 2 xícaras de chá de Açúcar
- 1 xícara de chá de leite
- 6 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 6 ovos (Claras e gemas separados)
- Óleo e Farinha para untar a assadeira

Dica 1: Vc pode usar utensílios de casal para as medidas, porém eu recomendo comprar um kit de xícaras e colheres. É super barato nessas lojinhas de bugigangas, sabe? Se eu não me engano eu paguei 1,99 cada kit e eles são bem utéis. Se vc quiser ser mais chic e pra vida toda tem também os de inox, porém são mais carinhos! hehe

Utensílios:
- Batedeira
- Espátula
- Tigela

Modo de preparo:

- Primeiro sempre verifique se você tem todos os ingredientes e utensílios necessários.
- Unte uma assadeira média com óleo e farinha. 
- Pré-aqueça o forno as 180°C.
- Separe as claras da gema tomando muito cuidado para não cair nenhuma gema ou água na clara. (Pq se não a clara não vira clara em neve.)
- Bata as claras na batedeira até ficarem firmes (Se vc quiser fazer o teste: Se vc virar a tigela de ponta cabeça a clara não pode cair. A clara deve ter picos firmes)
- Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar até a mistura ficar homogênea e mais clara. (Normalmente ela dá uma espumada)
- Peneire a farinha (Eu acho que peinerar a farinha além de tirar aqueles grumos de farinha, tbm acho q deixa o bolo mais fofo) junto com o chocolate em pó e acrescente aos poucos na mistura de gemas com açúcar revezando com o leite.
- Incorpore as claras batidas em neve a massa delicadamente com uma espátula ou fuet. 
- Por último acrescente o fermento e misture bem.
- Coloque a mistura no bolo e leve pra assar em fogo médio (180°) pos uns 40min ou até o bolo estar assado. (Você pode verificar se o bolo está assado se vc espetar um palito no bolo. Se ele sair seco, sem pedaços de bolo grudado, quer dizer que o bolo já está pronto!)

Se você quiser pode fazer uma calda de chocolate para jogar em cima e depois jogar raspas de chocolate ou granulado:

Caldo de Chocolate

Ingredientes:
- 1 copo de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó

Modo de preparo:
- Coloque em uma panela e leve ao fogo até ferver. Assim que ferver, reduza o fogo e deixa cozinhando até engrossar.


Para o granulado eu usei o granulado Flakes Milk Small da Callebaut! =)
Dica 2: Durante a faculdade eu fiz um video com noções básicas de cozinha para um projeto que participava na faculdade e lá tem umas dicas de como medir certinho farinha e etc e também de como misturar o bolo. Se quiserem ver eu pagando mico é só clicar aqui.


E é isso! =) Não tem muito segredo! É só seguir a receita e fazer com amor e carinho! Espero que muitas pessoas se inspirem com esse post e cozinhem! hehe
 

Bolo de Chocolate
Uma foto dos meus babies pra descontrair! hehe