Mostrando postagens com marcador nhoque. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador nhoque. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Bom, eu tinha achado essa receita no blog Testado, provado e aprovado que vocês podem ver a receita aqui e eu fiquei com água na boca quando vi essa receita. Confesso que não sou uma graaande fã de carne seca, mas eu AMO nhoque de abóbora japonesa! E eu adoro fazer o nhoque no garfo um por um apesar de dar um trabalho do cão! hehe Esse formatinho todo especial dele além de ficar mais bunitinho faz com que o nhoque pegue mais o sabor do molho.
Confesso que quando eu vi essa receita fiquei preocupada de não ter um molho, mas ficou ótimo do jeito que está! Não usei a receita do site e sim a receita de nhoque aqui de casa. Foi bem olhômetro, mas espero conseguir passar os ingredientes pra vcs.

Nhoque de abóbora

- 500g de abóbora japonesa assada (Eu comprei 1/2 abóbora que tinha mais ou menos 800g. Eu deduzi que tirando a casca e as sementes deu 500g, então qualquer coisa comprem pelo peso de 800g)
- 1 gema
- 1/2 colher de sopa de manteiga
- Farinha até dar liga

Modo de preparo: 
1) Corte a abóbora em pedaços e distribua sobre uma assadeira. Tempere com sal e pimente, cubra com papel alumíno e leve pra assar em forno médio (180°C). Asse até a abóbora ficar macia. (Teste espetando com um garfo)
2) Depois de assado, retire a polpa da abóbora e faça um purê usando um mixer.
3) Misture a gema, a manteiga e a farinha até dar liga. E sim vai bastante farinha, mas saiba que quanto menos farinha você colocar mais levinho ele vai ficar. Eu coloquei farinha até o ponto que eu conseguia fazer uma bolinha na mão sem grandes dificuldades. E na hora de passar no garfo pra fazer esse formatinho legal eu passava a bolinha na farinha pra não grudar. Se você for fazer do jeito mais prática que é fazer uma cobrinha e depois cortar com a faca, lembre tbm de enfarinhar bem a superficie na hora de abrir =)
4) Coloque uma panela com água e sal pra ferver e jogue os nhoques na água fervendo. Assim que ele flutuar retire da panela.

Carne seca com cebola

- 1 cebola média cortadas em tiras
- 1 pacote de carne seca (Usei o da Qualitá que vem 500g)
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal pq a carne já é bem salgadinha
- Salsinha a gosto
- 1 fio de azeite

Modo de preparo:
1) Coloque a carne seca em uma panela de pressão e encha de água até cobrir. Leve ao fogo alto até ferver. Troque de água e leve ao fogo novamente. Tampe a panela de deixe cozinhar por 1h até a carne ficar bem macia. E sim, esse é meu jeito malandrops de fazer. Se vc quiser seguir as intruções do rótulo, deixa a carne seca 2h antes na água e depos cozinhe.
2) Em uma panela grande coloque um fio de azeite e refogue as cebolas até murcharem. Acrescente a carne seca desfiada 3 e a salsinha a gosto.
3) Coloque o nhoque na panela e coloque a colher de manteiga.

Foto:
Ficou delícia!
Um video muito legal de como enrolar o nhoque:



domingo, 11 de março de 2012

Como dia 8 foi dia das mulheres e logo mais será aniversário da minha mãe resolvi fazer um post dedicado a ela!
Muitas pessoas já vieram me perguntar como e aonde eu aprendi a cozinhar e a resposta é bem simples: em casa!
Desde q eu me conheço como gente eu sempre comi mto bem em casa e isso é lógico graças a minha mãe. Já perguntei pra ela tbm como ela aprendeu a cozinhar e bom, no caso dela ela aprendeu a cozinhar pq precisava... Ela casou com o meu pai e ficou em casa pra cuidar dos filhos e da casa e entre as milhares de outras atividades domésticas q ela teve q aprender, uma delas foi cozinhar! 
Não posso negar que o meu pai contribuiu BASTANTE para que a minha virasse uma ótima cozinhar. E não, ele não sabe cozinhar nem um ovo frito! haha Mas ele é um ótimo comedor e bem exigente pra não se dizer chato! hehe 
E bom, muita das coisas que eu sei e aprendi a cozinhar foi com a minha mãe. O meu primeiro arroz, meu primeiro molho de tomate, meu primeiro nhoque, meu primeiro yakissoba e assim por diante... É claro que hj em dia eu já faço as receitas do meu jeito, mas tudo começa de algum lugar, certo?
Já ouvi muitas pessoas dizerem: "Eu gostaria de saber cozinhar..."... e tá, confesso q vc precisa ter um pouco de habilidade e paladar, mas eu acredito q qlqer coisa q vc treine bastante vc fica bom, sabe? Então se vc quer começar a cozinhar, comece hj! =)
Mas bom, o meu post de é sobre o nhoque de batata da minha mãe! Sim, eu adoro ele! =) Ele é bem levinho e não é farinhento! Minha mãe usa muito esse livro da Sato Sensei pra cozinhar e a receita de nhoque é desse livro!
Minha mãe fez hj e como faz tempo eu estava tentando descobrir como enrolava o bendido nhoque no garfo, eu fiquei tentando até descobrir! É que é foda... eu já assisti vários videos no youtube e como mágica aquele pedaço quadrado que vc corta qndo vc passa atrás do garfo virava esse rolinho bonitinho com a marca do garfo. E não é tão simples assim! Experimenta passar a bolinha atrás do garfo. Não vai virar nada! Só vai amassar e deixar umas marcas de leve no nhoque! hehe Eu pensei em gravar um tutorial, mas deu uma preguicinha (montar o tripé, ver se a câmera estava com bateria...) e daí eu deixei pra outro dia.
Mas é bem simples. Vc faz uma bolinha pequena. E achata ela atrás do garfo e aí vc enrola! O nhoque vai ficar com as marcas do garfo e com um buraquinho atrás (afinal vc fez um rolinho) que deixa o molho penetrar melhor no nhoque.

Nhoque de Batata

Ingredientes
- 1kg de batatas
- 2 gemas
- 1 colher de sopa de manteiga (ou 4 colheres de sopa de azeite)
- 250g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de sal

Modo de preparo:
1- Descasque as batatas e cozinhe em água com sal. Escorra e passe-as quente no espremedor de batata(se vc não tiver um, sempre existe o nosso amigo garfo!). 
2 - Junte as gemas e a manteiga e misture bem. Amasse bem até virar uma massa homogênea. 
3 - Deixe esfriar e só então misture a farinha de trigo e o sal. 
4- Misture bem, faça rolinhos e corte pedacinhos de 1,5cm e coloque sobre uma superfície enfarinhada para não grudar. (Se quiser, faça a técnica do garfo q fica mto bonito! =)
5- Em uma panela com água fervente, jogue os pedacinhos e assim que boiarem estão prontos!
6 - Retire da água com uma escumadeira e sirva em seguida com o molho de sua preferência.

Curiosidades alheias --> Eu rescrevi a receita do meu jeito, mas tem coisas q me deixaram intrigadas como a frase: "Misture tudo e amasse mto bem (opere ágil e metodicamente, porque, do contrário, as batatas poderão endurecer ou tomar um gosto ruim)" e também "Quando a massa se tornar glutinosa" --> Oi?

Fotos:
Bíblia da mãe rs
Sim! E consegui enrolar os nhoques! =)
Nhoque com molho bolonhesa
Receita
Mamãe e papai
Meu irmão e eu!haha