Mostrando postagens com marcador massa caseira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador massa caseira. Mostrar todas as postagens

sábado, 4 de maio de 2013

Oi pessoal! Bom, como hoje eu tive o sábado livre aproveitei bastante meu dia. Milagrosamente acordei "cedo" e decidi ir buscar os crispy ball para encomendas de brigadeiros pra semana que vem. Eu estava pensando em ir no Bondinho(Pompéia), mas como eu fiquei mega inspirada pela Nigella resolvi ir na Central do Sabor (Centro) e passar no Mercadão de brinde.
Fui sozinha, pois decidi ir de última hora e precisava correr pra chegar antes das 13h na Central do Sabor, pois de sábado ela fecha super cedo. Saí de cada umas 11h30 e cheguei lá pelo 12h. Estava um pouco de trânsito na região do centro, mas fora isso foi bem tranquilo o trajeto pela 23 de maio. Eu sempre estaciono em uma rua que é próximo da Paula Souza (rua da Central do Sabor) que é parela a 25 de março. Se eu não me engano é Barão de Duprat e a hora é 10 reais e cada hora extra mais 5. Eu acostumei a parar lá pois é próximo dos lugares aonde frequento e também eu acho q dos preços é um dos mais razóaveis. Já parei na frente do mercadão e fiquei 1h05 e gastei tipo 30 reais, então eu recomendo parar um pouco mais distante e economizar no estacionamento.
Passei primeiro na Central do Sabor pra pegar meus Crispy Ball entre outras coisas, deixei as coisas no carro (pois é no caminho) e fui no Mercadão. Confesso que estava meio muvuquinha pois era sábado, mas dava pra andar e ver as coisas tranquilamente. Dei uma volta nos boxes e decidi que ir comprar um cacau (pois nunca tomei suco de cacau e eu quero guardar as sementes) e alguma coisa pra janta. Vi um boxe que vendia massas caseira e vi um Ravioli de Queijo Brie com Damasco que amei! E adivinha o que eu encontrei pra degustar? Queijo Brie!! E sim, estava uma delícia e a um preço ótimo. Paguei uns 7 reais um pedaço bem grande. Como não tinha Damasco no mesmo boxe, peguei no da frente e paguei 2,20 por 100g de Damasco (E não, eu nem usei metade do damasco pra receita). Como eu sabia que tinha nozes em casa por causa dos brigadeiros, eu nem comprei nozes, mas se fosse comprar ia comprar umas 100g que era mais que suficiente para a receita.
Voltei pra casa, dei uma descansada e fui fazer a massa. Já venho avisar desde agora que pra fazer massa em casa facilita muito ter uma máquina de macarrão pra abrir a massa. Eu sei que antigamente não existia a máquia e as mama abriam no rolo, mas eu nunca tentei então não posso te dizer se é fácil ou difícil e se vc conegue chegar na mesma espessura com o rolo e se a massa fica igual, porém eu posso dizer que se vc pretende fazer sua própria massa várias vezes, vale a pena o investimento. A batedeira planetária como já disse no outro post da massa verde não é fundamental, mas é uma mão na roda pra bater a massa. Já a forminha do ravioli não é essencial, mas facilita muito a vida. Você pode cortar na mão com uma carretilha que é bem tranquilo tbm. E sim, esse método eu já fiz antes de ganhar minha forma. E não, não sei aonde se compra, pois "ganhei" (peguei emprestado) de uma amiga da minha mãe que costumava fazer massas.
Bom, então bora pra receita que eu já falei demais hoje! hehe

Instruções para a receita:
1) Leia toda a receita antes de fazer e verifique se você tem todos os ingredientes e utensílios necessários.
2) Eu tento explicar ao máximo cada etapa, porém abaixo do post sempre coloco o máximo de fotos da receita para ilustrar melhor =)
3) Seja feliz e cozinhe! hehe

Ingrendientes para o ravioli:
- 300g de farinha (+ farinha extra caso você exagere no ovo e pra abrir a massa depois)
- 3 ovos grandes (Descobri que aqui em casa os ovos não são grandes, pois minha mãe compra os caipira e eu acho que eles são tamanho único, porém pesei os ovos aqui de casa e 1 ovo caipira deu em média 50g (os grandes devem ter entre 60 e 70g). Logo eu sempre acabo usando mais de 3 ovos, porém não chego a usar 4. Então o que eu recomendo é usar 3 ovos e deixar 1 ovo extra batido pra ir adicionando aos poucos. Pra vocês terem noção usei cerca metade do quarto ovo.
- Sal (Eu não tenho muita paciência pra pesar ou medir o sal, por isso vou deixar a gosto, porém não passa de uma colher de chá)

Modo de preparo da massa:
- Coloque a farinha na tigela da batedeira e faça um buraco no meio. Coloque os 3 ovos no meio do buraco e comece a bater em velocidade baixa com o gancho para massa pesada. (Caso você não tenha uma batedeira, comece a misturar com as pontas do dedo ou um garfo e depois sove bem com as mãos até ficar homogêneo)
-  Aumente para velocidade média e observa a massa. Se você perceber que a massa não vai virar uma bola de massa homogênea (isto é que a massa ainda está toda esmigalhada), vá adicionando aos poucos o quarto ovo. Caso passe na medida do ovo e a massa fique muito grudenta adicione mais farinha.
- Assim que a massa virar uma bola homogênea deixe batendo em velocidade baixa pra média por mais uns 5 minutos. A consistência ideal da massa é uma massa que seja homogênea e que não fique grudando muito na mão, porém tome cuidado pois se você colocar muitaaa farinha sua massa pode ficar dura mais tarde. (Temos que pensar que depois na hora de abrir vamos acabar adicionando mais farinha, logo é melhor deixar ela mais pra um ponto mais macio do que pra um ponto mais duro...)
- Enrole a massa em um plástico filme e deixe descansando na gelaideira por cerca de 40minutos ou 1 hora.

Ingredientes para o recheio:
- 200g de queijo brie
- 5 damascos
- 50g de nozes triturada
- 1/2 embalagem de creme de leite de caixinha
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
- Corte o queijo brie em cubinhos em coloque uma vazilha. Se preferir, hidrate os damascos em água quente antes de usar e depois pique em cubinhos também. Porém, confesso que não senti muita diferença entre hidratar ou não nessa receita.
- Adicione as nozes trituras e coloque o creme de leite. O creme de leite eu coloquei meio no olhômetro, por isso vá adicionndo aos poucos até chegar a consistência desejada. Eu recomendo que não seja muito mole, pois se não fica difícil de fazer montinhos e fechar o ravioli depois. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, mas cuidado que o queijo já é salgado!

Montagem:
- Após deixar a sua massa descansar na geladeira, retire da geladeira e pegue porções da massa para abrir. Lembrando sempre de deixar a massa que não vai usar coberta para não secar.
- Abra a massa até a espessura 6 (Minha máquina vai de 1 a 7, e a 7 eu achei que ia ficar muito fina e ia acabar abrindo na hora de cozinhar).
- Coloque a folha da massa enfarinhada na forma de ravioli, coloque os recheios e depois cubra com outra folha. Passa o rolo para marcar os cortes e depois retire.
- Caso você não tenha a forma coloque a massa enfarinhada na mesa e faça montinhos de recheio espaçados. Cubra com outra folha e corte com a carretilha no local desejado.
- Enquanto você abre a massa, coloque uma panela grande com água e sal pra ferver. Assim que a água ferver coloque os ravioli por cerca de 2 minutos. Retire e sirva com o molho desejado.

Receita do Molho de tomate e manjericão

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de azeite
- 1 alho picado
- 1/2 cebola grande cortado em cubos
- 2 tomates picados em cubos
- manjericão
- orégano
- sal e pimenta do reino
- lascas de parmesão e folhas de manjericão para enfeitar
Opcional: 1 colher de chá de açúcar 

Modo de preparo:
- Em uma panela refogue o alho picado com o azeite até dourar. Adicione a cebola e depois o tomate. Obs. Os tomates e as cebolas podem ser cortadas em cubos um pouco grande pois fica mais bonito e mais apetitoso =)
- Adicione as folhas de manjericão, o orégano e tempere a gosto com sal e pimenta do reino. Se desejar coloque uma colher de chá de açúcar para tirar a acidez do tomate e deixe cozinhando um pouco.
- Sirva o molho junto com a massa e enfeite com as lascas de parmesão e o manjericão.

Fotos:






3 ovos não foram suficientes pra fazer uma massa homogênea =(

Esse é o ovo batido extra (4ºovo) que deixo pra adicionar depois
Adicionei mais ovo, pois a massa ainda estava muito esfarelada.
Esse é o ponto ideal da massa =) Quando ela vira uma bola e fica kikando na batedeira


Queijo brie
Damascos hidratados em água quente
Recheio cremoso, porém consistente
Minha máquina de macarrão =)

Minha forminha pra ravioli
Sempre bom enfarinhar bem pra não grudar =)
Meu rolinho de madeira q as nutris vão reclamar! haha


Sobrou massa? Faça macarrão para o dia seguinte!
Raviolis cozidos
Recheio mara =)

Rendimento: 4 porções  - Aqui em casa sempre tem MUITAA comida nas refeições por isso é meio difícil medir a porção, mas pra mim essa quantidade de recheio deu tranquilo pra 4 pessoas que comem bem. Sobrou um pouco da massa, então talvez da próxima vez eu reduziria pra 250g de farinha ou até 200g a receita, ok?

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Olá queridos! E aí tudo bem com vcs?
Bom, como quase nunca eu faço uma receita mais diferenciada, hoje eu resolvi me inspirar um pouco na minha área que é a Nutrição. Não, eu não estou dizendo que pra vc ser saudável vc só deve comer coisas intregrais e coisa e tal, mas eu acho que ás vezes é bom a gente que é da área mostrar algumas opções que são um pouco mais saudáveis e que são tão gostosas quanto as coisas normais. Ultimamente tenho feito muito pasta em casa e eu preciso dizer que estou amando. Depois que eu descobri o espinafre, tomate, beterraba e cenoura desidratado em pó, aqui em casa tem sido o festival do macarrão! hehe
Eu ainda não cheguei a pesquisar se esses pós mantém as propriedades do alimento, mas assim que descobri conto aqui pra vocês, mas de qualquer jeito eles são muito legais pra dar uma cor e um saborzinho diferente pro macarrão. Os que eu mais gostei até agora foi o de tomate e o de beterraba! =)
Ontem como eu fui no empório Casa de Saron (Av. Mercúrio - Centro de SP), eu acabei comprando várias coisas entre elas farinha integral e o espinafre em pó. Aí hoje como é feriado aqui em SP resolvi testar uma versão integral das massas que eu vinha fazendo em casa.
Confesso que bem no comecinho qndo eu inventei de fazer massa artesanal em casa a maioria das vezes não dava certo ou ficava muito "al dente"! Rs Mas como tudo é muito treino e prática hoje em dia eu consigo dizer: Eu sei fazer uma boa massa! hehe A minha massa não vai nada mais além de ovos, farinha e sal. E pra vc nunca esquecer a proporção é sempre 100g de farinha pra 1 ovo grande, porém preciso dizer desde já que isso varia muito pois o seu ovo nunca será que nem o meu e etc...
Hoje pra receita eu usei os seguintes ingredientes para a massa:

Massa integral de espinafre
- 90g de farinha branca
- 90g de farinha integral
- 20g de espinafre em pó (1 colher de sopa)
- 1 colher de chá rasa de sal
- 2 ovos grandes

Utensílios:
- Batedeira planetária com o gancho para massa pesada
- Balança
- Máquina de macarrão

Obs. A batedeira é dispensável, porém já aviso que ela facilita muito a vida! hehe Se você não tem batedeira, pode amassar ela no muque mesmo! uhehueuhe
Já a balança eu acho importante, mas se você tiver aqueles copos de medir também serve. A máquina de macarrão eu acho importante, pois eu não sei se é possível abrir a massa tão fininha assim na mão. Tá, eu sei que é possível, mas com certeza vai demandar um MEGA trabalho.

Modo de preparo:
Na tigela da batedeira coloque as farinhas, sal e o espinafre em pó. Misture com um garfo para ficar homogêneo. Faça um buraco no meio das farinhas e coloque os 2 ovos. Ligue a batedeira no mínimo e vá aumentando aos poucos. Assim que chegar na consistência de uma massa homogênea, deixe batendo mais uns 2 minutos. Retire a massa da batedeira e sove mais um pouco na mão e adicione farinha caso esteja grudando na mesa. Enrole a massa em um plástico filme e deixe descansando na geladeira por cerca de 40minutos. Depois da massa ter descansando, retire a massa da geladeira e vá pegando aos poucos a massa pra abrir na máquina de macarrão. Deixe sempre a massa que você não vai usar coberta com plástico filme para não secar. Passe farinha caso necessário na hora de abrir a massa pra ela não grudar na máquina de macarrão. Abra até a espessura 6, passe farinha na massa para ela não grudar uma na outra e corte na espessura deseja. Eu gosto de dobrar a massa pra facilitar na hora de cortar, porém se você tem a máquina de macarrão, você pode usar os próprios cortes da máquina. Coloque uma panela grande com água e sal para ferver. Assim que ferver coloque a sua massa e deixe cozinhando por cerca de 2 minutos. Retire, escorra e sirva com o molho desejado.

Dicas: 
1) Como eu disse pra vocês o tamanho do ovo sempre varia. Logo, eu sempre deixo um ovo extra batido com o garfo do lado pra usar caso precise. Como os ovos de casa nunca são muito grandes eu sempre acabo usando um pouco desse ovo extra. Não chego a usar nem metade, mas sempre uso. E tá, como vc vai saber se precisa de mais ovo. Vá batendo a massa, pare de vez enquando retire as bordas com uma espátula e deixe bater. Se você perceber que já bateu bastante e não está virando uma bola de massa homogênea (ainda tem muito farelo), vá colocando aos poucos esse ovo extra e batendo até virar uma bola que fique kickando na batedeira. Eu gosto de deixar a massa em uma consistência lisa. Logo uma massa que não esteja grudando na superfície.
2) NUNCA, JAMAIS adicione água! Quando eu era inexperiente e os ovos não eram suficientes pra dar liga pra massa, eu sempre adicionava água, porém minha massa sempre ficava meio dura. Logo se você precisar dar mais umidade a massa, coloque os ovos!!

Molho de ricota, alho poró, cenoura e tomate
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 dentes de alho picado
- 4 chalotas (cebola pequena) picada
- 1/2 cenoura ralada
- 1 alho poró cortada em fatias
- 2 tomates cortados em cubos
- 50g de quinoa cozida
- 1/2 ricota (250g)
- 1 caixinha de creme de leite (Caso queira fazer uma versão mais light, você pode usar o creme de leite light ou fazer um bechamel com leite desnatado)
- sal e pimenta do reino a gosto
- tomilho e orégano

Modo de preparo:
E uma panela coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Adicione o tomate, o alho poró e a cenoura e deixa cozinhar. Enquanto isso massa a ricota com um garfo. Coloque a ricota, a quinoa e o creme de leite e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Adicione algumas folhinhas de tomilho e orégano. Reserve até a hora de servir.

Fotos:






Quinoa cozida
Molho pronto! =)
Máquina de macarrão! =)





E bom, se você ficou curioso se a massa ficou com gosto de integral (sim, eu sei q mta gente não gosta), pra mim ela ficou parecendo massa normal. Minha mãe que não curte muita essas coisas aprovou, então fica a dica =)