quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Olá pessoal. Hoje a receita é bem simples e bem gostosa! =) Faz um tempo atrás meu irmão ganhou uns nuggets da Sadia eu acho que vinha com ervas e eu resolvi tentar fazer algo parecido, mas assado e mais saudável é claro. rs
Eu gostei bastante e eles ficaram bem crocantes! A maionese não é lá saudável, mas pra acompanhar esse tipo de comida vai muito bem.
A maionese eu fiz em casa com gema de ovo, porém se você não gosta ou não curte consumir gema de ovo crua sempre dá pra usar maionese pronta no lugar.

Palitinhos de frango crocante

Ingredientes:
- 1 peito de frango desossado, sem pele e cortado em tirinhas
- 2 dente de alho picadinho
- sal e pimenta do reino á gosto
- 100g de farinha de trigo
- 2 ovos batidos com um pouquinho de água
- Farinha panko especial (Nada mais é que farinha panko com alho frito, salsinha e queijo parmesão ralado)

Modo de preparo:
1) Limpe o frango e corte em tirinhas contra a fibra do frango. Tempere com o dente de alho, sal e pimenta do reino á gosto e deixe na geladeira marinando por pelo menos 30min.
2) Pré aqueça o forno a 180ºC. Prepare uma assadeira com silpat ou papel alumínio para não grudar.
3) Empane os palitinhos de frango nessa sequência: Farinha de trigo, ovo batido e farinha panko. Disponha os palitinhos de frango na assadeira.
4) Regue com um fio de azeite e leve pra assar. Assim que a parte de cima começar a dourar, vire os palitinhos para que ambos os lados fiquem dourados e crocantes. (É importante fazer isso, pq normalmente o lado encostado na frigideira tende a ficar meio úmido)

Molho tártaro

Ingredientes:
- 2 gemas de ovo
- 1 colher de sobremesa de mostarda Djon
- suco de meio limão siciliano
- óleo suficiente para dar liga a maionese
- picles em conserva
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
1) Misture com um fouet as gemas, o suco de limão e a mostarda Djon até ficar homogêneo. Vá adicionando aos poucos o óleo e batendo sem parar com o fouet.
2) Assim que a maionese atingir a consistência desejada tempere com sal e pimenta do reino e adicione o picles picado.

Fotos:












Olá pessoal! Td bem com vcs? Hoje a receita é uma receita bem fácil e frescante para o verão: Smoothie de Banana!! =)
Além de ser fácil, ela é bem light. Basicamente tudo o que você vai precisar é de 2 bananas bem maduras cortadas em rodelas congeladas e 1 pote de iogurte desnatado. Aí é só bater com um mixer ou num liquidificador (como a quantidade é pequena eu prefiro usar o mixer) que ele vai ficar bem cremoso e geladinho.


Fotos:






segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Olá pessoal. Hoje é uma receita que já fiz bastante e hoje eu resolvi postar aqui no post. Originalmente essa kafta é feito com cordeiro, mas como carne de cordeiro não é algo tão barato de se comprar, eu normalmente faço com carne moída normal.
Eu já fiz com carne de cordeiro e fica uma delícia, mas o trabalho q eu deu pra limpar a peça e dps picar na ponta da faca, além do alto custo é algo apenas para ocasiões especiais.
Bom, eu gosto bastante dessa receita que ela é bem temperada. Eu acho também que ela combina bastante com o chutney. tanto é q no evento final do senac a gente serviu a kafta junto com o chutney de cajú.
Essa receta eu tirei do livro Cooking School Mediterranean que eu ganhei da minha amiga Paty! hehe Já testei bastante receitas desse livro e gosto bastante dele! =) Eu servi as kaftas com uma salada de rúcula, muçarela bolinha e tomate sweet grape; Eu achei que combinou bem!
Espero q gostem da receita e até a próxima.

Kafta com molho de iogurte e menta


Ingredientes:
- 500g de carne moída
- 1 cebola pequena em brunoise (se preferir pode ralar)
- 2 colheres de chá de semente de coentro
- 2 colheres de chá de cominho
- 2 colheres de sopa de páprica doce
- 1 colher de sopa de salsinha picada (pode ser coentro tbm)
- 1 colher de sopa de hortelã picada
- suco de 1 limão
- sal e pimenta do reino à gosto
- Azeite para grelhar

Modo de preparo:
1) Em uma frigideira, coloque a semente de coentro e a de cominho para tostar e liberar mais os aromas. Deixe esfriar e soque eles em um pilão até virar pó. Reserve.


2) Misture a cebola, os temperos (sementes de coentro, cominho e páprica doce), as ervas (salsinha e hortelã) e o suco de limão na carne.
3) Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e faço kaftas em palitos de churrasco.

4) Esquente uma grelha de ferro até ficar bem quente. Pincele o azeite nas kaftas e leve pra grelhar.


Molho de iogurte e menta


Ingredientes:
- 1 pote de iogurte desnatado
- 1/2 pepino ralado
- folhas de hortelã picada
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e tempere a gosto.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Bom, hj (sexta-feira) normalmente é um dia de bastante inspiração que normalmente a minha irmã e meu cunhado vem jantar em casa, então normalmente eu gosto de cozinhar alguma coisa diferente.
Hj infelizmente eles não vieram, mas mesmo assim resolvi cozinhar. Hj eu fiz 3 testes, mas eu vou ir postando aos poucos. Hj eu vou falar do charutinho de uva q eu fiz. Foi a primeira vez q eu fiz e eu gostei bastante. Digo primeira, pq na aula quem fez foi minha colega Julia e aí eu só comi mesmo. Rs
Lá no sacolão que eu vou de sexta (Sacolão Imigrantes) sempre tem folha de uva e eu sempre fiquei curiosa de fazer o charutinho até pq a minha familia em geral gosta bastante.
A receita na verdade é bem simples. O que determina se o charutinho vai ficar bom ou não é a folha de uva. Até que as folhas de uva q eu comprei estavam bem macias. O que eu percebi é que elas não podem ser nem muito grandes e nem muito cheio de nervos e fibras, sabe? Então eu fui tentar selecionar as menores e que pareciam mais macias.
A minha receita do Senac pra variar está errada... kkk e pra variar eu não tenho a anotação que provavelmente corrigia os erros. Na verdade eu até devo ter, mas eu acho muito mais prático pegar a receita no meu notebook do que procurar na pilha de folhas da faculdade. rs
Mas vamos a receita:

Charutinhos de folha de uva

Ingredientes:
- 120g de folha de uva
- 80g de arroz lavado (sem cozinhar)
- 240g de carne moída
- pimenta do reino, canela e sal á gosto para temperar a carne
- água suficiente para o cozimento dos charutinhos
- suco de 3 limões
- 1 cenoura média em rodelas
- 1 abobrinha média em rodelas

Modo de preparo:
1) Lave o arroz em água e escorra. Misture o arroz com a carne moída e tempere com a canela, pimenta do reino e o sal. Reserve na geladeira até a hora de usar.
2) Em uma panela coloque água para ferver pra branquear as folhas de uva. Em outro recipiente coloque água e cubos de gelos. Cozinhe as folhas rapidamente (5 seg) na água fervendo e jogue na água com gelo.
3) Coloque uma pequena porção do recheio dentro da folha de uva e enrole assim:







4) Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue as rodelas de cenoura e abobrinha. Em seguida coloque as folhas de uvas que sobrarem (vão sobrar com certeza, mas deixe as folhas maiores e que parecem mais duras para isso) para fazer uma cama para os charutinhos.
5) Coloque os charutinhos lado a lado para que eles não abram. E em seguida coloque o suco de 3 limões, água até cobrir a cama de folha de uvas e uma pitada de sal sobre os charutinhos.
6) Coloque um prato em cima para pressionar os charutinhos, coloque em fogo baixo, tampe e deixe cozinhar.

7) Cozinhe por cerca de 30min ou até as folhas estarem macias e o recheio cozido.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Olá pessoal! E aí como vocês foram de Natal e Ano Novo? Bom, eu sei que o Natal já passou, mas resolvi falar um pouco desse panetone trufado da Cacau Show que eu ganhei esse ano. Eu também ganhei alguns bombons gourmet da Cacau Show que achei bem interessante, porém esqueci de tirar fotos pra fazer um post aqui pra vocês. -.- So sorry for that =(
Enfim. O que eu percebi é que a Cacau Show está tentando entrar nessa linha de produtos mais gourmet fazendo produtos novos mais refinados e até mesmo com chocolate belga. 
Eu confesso que gostei bastante desse panetone. Primeiro pela embalagem que era muito linda e segundo pelo panetone em si. Eu só experimentei a primeira fatia pois estou de dieta, mas eu tive muita sorte que a fatia que eu cortei estava BEEM recheada de trufa. Digo isso, porque eu fui acompanhando enquanto o pessoal comia o panetone que algumas partes não estavam muitos recheadas igual a que eu comi, mas eu acho que isso acontece com a maioria dos produtos. É muito difícil distribuir por igual essas coisas. 
Outra coisa que eu gostei bastante é que ele veio todo coberto de chocolate. E isso pra mim foi um ponto muito positivo, pq pra mim quanto mais chocolate melhor! hehe
Eu gosto bastante de todos os tipos de panetone, mas já meu irmão que odeia o panetone tradicional de frutas, ele adorou esse panetone trufado. 
Esse ano no evento do Mesa SP, a Cacau Show estava com um stand e eles estavam servindo uns chocolates bem diferentes e gourmet como uns bombons de lavanda ou de caramelo salgado, sabe? Porém, na caixa de bombons que ganhei não tinha nenhum sabor que experimentei lá. Mas eu achei bem legal que eles estão fazendo uns bombons super bonitinhos, com uns recheios diferentes e transfer ou textura na parte de cima, sabe. 
Bom, vou deixar algumas fotos que tirei do panetone pra dar água na boca em vcs! =P
Fotos:







Olá pessoal. E ai td bem com vcs? Bom, hoje eu vou passar uma receita que gostei bastante. No começo eu achei estranho colocar geléia no frango, mas até que ele não ficou doce como eu esperava. Talvez pq eu tenha usado geléia de damasco diet (foi sem querer rs), ou é pq ela não fica tão doce mesmo. rs
A receita que peguei foi do Panelinha e tenho curtido pegar receitas de lá ultimamente. São receitas mais o meu estilo, sabe? Simples, gostosas e bem caseiras.
Lá no site ela usou apenas coxas do frango, mas eu preferi usar coxa e sobrecoxa.
Confesso que esses dias eu não ando muito inspirada pra cozinhar, mas é porque ando meio desanimada mesmo. É muito difícil esse período de recém formada pela segunda vez, procurando emprego, mandando currículo pra Deus e o mundo e não receber resposta de nada, sabe... Eu sei que todo mundo passa por isso, mas é meio desanimador ficar parada assim. E mais desanimador ainda é não saber o que quer dessa vida...
Bom. bora pra receita antes que o frango azede.

Frango com damasco

Ingredientes: 
- 6 sobrecoxas e 6 coxas de frango (Comprei 3 bandejinhas de sobrecoxa com coxa)
- 2/3 de xícara (chá) de geleia de damasco
- 10 cebolas pequenas para conservas descascadas e cortadas ao meio
- 1 colher (chá) de páprica doce
- 1 colher (chá) de gengibre em pó
- 100g de damasco seco cortado em 4
- 1 xícara (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:
1) Misture a geléia de damasco, a páprica doce, o gengibre em pó, a água e o vinho branco até ficar homogêneo. Passe essa mistura no frango e deixe marinando por pelo menos 1h na geladeira.
2) Pré aqueça o forno a 180ºC. Coloque os frangos espalhados em uma assadeira e jogue o restante do molho por cima. Espalhe os damascos e a cebola pela assadeira e regue com um fio de azeite.
3) Asse por cerca de 1h30 ou até as peças de frango estarem douradas. De vez enquando abra o forno e regue os frangos com o molho para ele ficar molhadinho.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Hoje eu vou postar uma receita super fácil que peguei lá no site da GNT do programa Cozinha Prática da Rita Lobo. Eu gosto bastante do programa dela porque normalmente as receitas são simples e ela sempre dá boas dicas pra quem cozinha em casa.
Eu não vou postar a receita detalhada aqui porque lá no site da GNT tem o video bonitinho com ela explicando tudo, mas eu vou falar algumas alterações que fiz e o que achei da receita.
A primeira alteração que fiz foi colocar pimentão na receita. Não sei porque, mas pra mim carne louca sem pimentão não é carne louca. Como esses dias está bem quente e eu gosto do pimentão cru em salada, eu coloquei ele picado em cubos in natura mesmo.
Outra coisa que achei diferente na receita dela é que ela não refoga nem a cebola e nem o tomate, sabe. E eu achei meio estranho porque pra esse tipo de receita normalmente eu sempre refogo tudo. rs Mas até que ficou bom. Como eu gosto de guardar essa carne na geladeira pra comer depois pra dar uma marinada eu achei que os legumes crus derão uma textura crocante gostosa pra receita que combinou bastante com esse verão que estamos passando.
Outra coisa que achei diferente foi que ela colocou um pau de canela no cozimento da carne. Eu acho que canela super combina com carne, mas nunca tinha colocado numa receita. Na hora do cozimento vem um cheiro delicioso de canela, mas na hora que comi eu não senti muito. Porém no dia seguinte depois que a carne ficou marinando no caldinho eu consegui sentir melhor o gosto da canela e não ficou ruim não. Acho que deu uma aromatizada diferente.
Bom, vou colocar o link do video aqui pra quem quiser fazer a receita e abaixo algumas fotinhos! =)

Fotos:








quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Olá pessoal! Td bem com vocês? Bom, como faz tempo que não vinha postar nada hoje eu resolvi postar uma receita que fiz ontem.
Essa receita eu aprendi no Senac no curso de Cozinheiro Chef Internacional durante as aulas de cozinha italiana, porém na aula a gente fez uma massa com cacau e o recheio usamos frutas secas e chocolate meio amargo.
Já vou avisando que a maioria das receitas dos Senac normalmente vem em gramas e não em medida prdrão (xícaras, colheres e etc), então logo você vai precisar de uma balança pra fazer essas receitas. Eu não acho que ter uma balança hoje em dia seja algo caro, pois hoje em dia ela está bem mais acessível e barata. Eu lembro que no começo no começo da faculdade quando a gente foi comprar uma balança só tinha da Black & Decker e ela custava uns 200 reais. Porém hoje em dia você usa balanças de marcas genéricas entre 50 e 100 reais que eu acho que é um preço ok para uma balança de cozinha.
Eu tenho 2 aqui em casa uma de inox da Dayhome e outra de vidro sem marca e ambas funcionam Ok.
O Cannoli é uma receita de um doce italiano. Ele é muito parecido com aquele canudinho que a nossa avó fazia com doce de leite dentro, sabe? Porém, o recheio tradicional do canoli normalmente é um creme de ricota.
A massa do cannoli é bem simples de fazer, porém o segredo está na hora de abrir. O segredo é abrir a massa bem fininha que daí na hora de fritar ela vai dar uma estufadinha e ficar super crocante. Eu lembro que na aula algumas pessoas deixaram a massa grossa demais e aí além dela não estufar direito ela ficou bem grosseira, sabe.
Bom, então bora pra receita:

Cannoli com recheio de ricota, uva passa e chocolate

Ingredientes para a massa:
- 8g de manteiga
- 10g de açúcar
- 20ml de vinho branco
- 15ml de vinagre de vinho branco
- 75g de farinha de trigo
- 1 ovo batido (para colar a massa do cannoli)

Modo de preparo da massa:
1) Misture a manteiga e o açúcar com o fouet até ela ficar mais clara e homogênea.
2) Em seguida misture o vinho branco e o vinagre. Por último, coloque a farinha e sove até ficar homogêneo.
3) Envolva em uma filme plástico e leve a geladeira para descansar por pelo menos 30 minutos.
4) Após o descanso, pegue pequenas porções da massa e abra com um rolo. Corte em quadrados de 8cmx8cm e enrole no tubinho de metal. Fecha a ponta com um pouco de ovo batido para ela não descolar na hora de fritar.



5) Em uma panela wok grande, coloque óleo suficiente para fritar as massinhas do cannoli por imersão.

6) Esquente a panela até ela estar em uma temperatura boa para fritar. Frite as massinhas e escorra em um bowl com papel toalha.

7) Deixe esfriar, retire os tubinhos de metal e recheio o recheio de ricota.

Ingredientes para o recheio:
- 80g de ricota
- 40g de açúcar
- 40g de uva passa
- 20g de chocolate meio amargo

Modo de preparo do recheio:
1) Passa a ricota por uma peneira e em seguida misture o açúcar, a uva e o chocolate meio amargo.

2) Coloque em um saco de confeitar e reserva na geladeira até a hora de usar.

Algumas dicas:
1) Coloque o recheio no cannoli apenas na hora de servir. Rs Como uma pessoa prática eu resolvi deixar todos os meus cannolis recheados pois ia dar alguns de presente, porém quando eu fui comer mais tarde ele já tinha perdido a crocância e não estava mais a mesma coisa.
2) Se você achar que o seu recheio está muito seco, você pode colocar um pouco de creme de leite fresco pra ele ficar mais molhadinho.
3) Se você quiser fazer a massa de cacau, é só adicionar uma colher de chá de cacau em pó na massa que ela vai ficar marrom. Porém na hora de fritar é mais difícil de ver quando ela está no ponto, pois ela já é escura naturalmente.