domingo, 7 de dezembro de 2014

Olá pessoal. Tudo bem com vocês?
Hoje eu vim postar uma coisa bem básica que é como se faz manteiga clarificada em casa. Eu coloquei esses 3 nomes (manteiga clarificada, ghee ou manteiga de garrafa), pq pra mim elas são basicamente a mesma coisa. A única diferença mesmo que eu aprendi em aula é que o ghee você deixa ele mais tempo na panela e ele acaba escurecendo e pegando um gosto mais amêndoado.
A manteiga de garrafa é bem típica da região Nordeste do Brasil e ela tem esse nome porque (duh! rs) é vendido em garrafas. Aqui em São Paulo a gente ouve mais falar em manteiga clarificada que é a manteiga sem os sólidos do leite.
E tá. Pra que fazer manteiga clarificada? Basicamente pra manteiga não queimar quando você quer fazer alguma preparação que precisa de uma temperatura mais elevada. Se você utilizar só manteiga normal pra dourar algo com certeza o alimento que você estiver dourando vai ficar bem queimado, pq a manteiga queima em uma temperatura bem baixa. A solução normalmente é ou você colocar um pouco de outro óleo com a manteiga para ela não queimar tão fácil ou fazer a manteiga clarificada.
 E bom, o processo pra fazer manteiga clarificada é bem simples; Tudo o que você vai precisar é de manteiga, uma panela, fogão e uma escumadeira.




O processo é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é levar a manteiga em uma panela em fogo baixo até ela derreter.
Eu já vi várias maneiras de fazer, porém a que eu prefiro por enquanto é essa: Ir tirando aos poucos a espumas e sólidos brancos que vai aparecendo no líquido com uma escumadeira. É um pouco trabalhoso, mas pra mim dá certo.
Eu tentei fazer uma vez de ir mexendo até formar uns grumos e depois filtrar com uma peneira, mas minha manteiga quase chegou a queimar e eu não gostei muito. Talvez para fazer o ghee essa opção seja mais prática pois ela vai ficar mais tostada que a manteiga clarificada.
Só para vocês terem uma noção de proporção de 215g de manteiga, rendeu cerca de 100g de manteiga clarificada.
Como a manteiga clarificada é pura gordura, você deixando ela na geladeira ela dura BASTANTE tempo. Se você deixar fora ela vai durar bastante também, mas é claro que não tanto quanto na geladeira.
Eu coloquei nesse potinho de plástico porque eu não tinha outro pote em casa (kkk que pobreza, né), mas o mais adequado é você colocar num pontinho de vidro tampado.
Eu só não recomendo guardar em garrafa que nem nordeste porque como aqui em São Paulo a gente tem muita oscilação de temperatura ela vai acabar solidificando e pra vc tirar a manteiga da garrafa, vai ter q colocar em banho maria pra ela derreter.
A manteiga que usei nessa receita foi uma manteiga que fiz a partir do creme de leite fresco, mas outro dia venho falar em como fazer manteiga e chantily.