domingo, 31 de agosto de 2014

Olá abiguinhos (Não, eu não escrevi errado! hehe É uma homenagem para um abiguinho! Rs)! Td bem com vcs? Comigo está tudo ótimo! Esse final de semana foi muito gostoso. Diria quase que foi um final de semana perfeito que gostaria q se repetisse mais vezes... Mas tbm sei q se ele se repetisse sempre talvez ele não teria tanta graça, né... Mas só pelo fato de ter ficado com pessoas q eu gosto e ter comido comida gostosinhas já valeu muito a pena! =)
Eu não estava no meu 100% pq eu estou meio gripada desde quinta feira, mas já tomei meu Benegripe, Naldecom e agora Benalet também e espero que amanhã eu já esteja tinindo! rs
Bom, esse final de semana fui em 2 restaurantes novos. O Temaki Fry que é uma temakeria na 23 de maio em um posto de gasolina e o Stop Dog que é uma lanchonete em moema. Gostei muito dos 2, mas o Temaki Fry eu vou deixar pra postar depois pq como eu estava sem a minha câmera eu tive q tirar fotos com o meu celular e aí pra descarregar é uma trabalheira. rs
Bom, desde ontem o Sr. Renan queria que queria comer Hot Dog e aí deixamos pra comer hoje no almoço pq ontem a gente queria comer temaki hihihi. Como ambos já conhecíamos o Black Dog, resolvi ir no Stop Dog que parecia ser uma opção legal e perto de casa tbm.
Ele fica em Moema na Rua. Sábia 748. A gente acabou dando uns rolês pq de domingo tem ciclo faixa na Rep. do Líbano, mas fora isso foi bem tranquilo chegar. Pra quem quiser um ponto de referência o Stop dog fica em frente do Apple Bee´s e na mesma rua do Aoyama e do Burguer Lab q antes era Café Donuts (Snif snif q agora não tem mais...).
Chegamos lá por volta do 12h30 e estava bem tranquilo. É legal que tem umas vagas pra vc embicar, então vc não precisa gastar com vallet e nem ficar procurando vaga na rua. A gente chegou e sentou em um sofázinho no canto e fomos super bem atendidos.
Nós 2 pedimos o Super Hot Dog que é a versão mais completa no menu com Queijo, Maionese, Requeijão ou Cheddar, Purê de Batata, Creme de Milho e Batata Palha. O Re pediu com Requeijão e eu pedi com Cheddar.
A apresentação do prato não é aquelas coisas, até pq vem muita coisa e vc não consegue comer q nem um sanduíche na mão, então aí vc acaba tendo q comer com garfo e faca mesmo. Eu pedi também uma batata canoa que na verdade tá escrito que é porção individual, mas dá pra dividir tranquilamente em 2 e pra beber dividimos uma H2OH.
Eu gostei bastante do lanche. Apesar dele ser bem simples, ele estava bem gostoso. O ambiente também é bem tranquilo o atendimento foi muito bom e rápido.
Eu perguntei pro Re quantas estrelinhas de 0 a 5 ele daria pro restaurante e ele disse q daria 3. Eu também acho que daria 3, mas só pq ele não é um restaurante fancy e pq eu não conheci o atendimento dele no vucu vucu, mas fora isso foi tudo muito excelente e eu recomendo pq é um lugar bom, barato e gostoso! =)
A conta saiu 60 reais pra 2 pessoas e achei um preço bem aceitável pra uma lanchonete. Se é q se vc for pensar que pra comer um hot dog saiu tudo isso, é meio caro, né? Mas eu acho que qlqer hot dog em qlqer lanchonete limpinha e que vc tenha o conforto de ficar sentado em uma sala climatizada sairia esse preço ou até mais caro.
Eu confesso que no lanche não tinha nada demais, mas pra conhecer foi um lugar bom de se conhecer. Quando digo que o lanche não tinha nada demais, é pq é um lanche simples de você reproduzir em casa, sabe? Não tinha nenhum ingrediente ou pão especial que só eles produzam que você não consiga fazer em casa...
Bom, segue abaixo algumas fotinhos e mais informações do restaurante! =)

Fotos:








Stop Dog (Moema)
Rua Sabiá, 748 - Moema
Horário de funcionamento: 
segunda a quinta e domingo: 11h30 à 1h30.
sexta e sábado: 11h30 às 3h.
Estacionamento no local

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Olá pessoal! Td bem com vcs? Bom, eu sei q mta gente não curte um fígado, mas eu aprendi a gostar recentemente. Confesso que nunca tive muito o costume de comer aqui em casa, até pq raramente minha mãe fazia qlqer coisa com fígado e confesso q tbm tinha um certo preconceito. Não sei se vcs lembram de um episódio de Doug q ele se prepara toda pra ir comer fígado na casa da Paty Maionese? Então... Era bem essa a imagem q tinha de fígado. Como eu nunca comi mto eu nunca soube se gostava ou não, mas graças a uma amiga q fez um delicioso Terrine e as aulas de Hab. Básicas de Cozinha que comecei a apreciar um pouco esse ingrediente que muitos amam e muitos desprezam.
Fiz esse patê pra passar no pão e eu acho que fica delícia. Minha mãe disse q lembra bastante o patê de figado de ganso q ela comia qndo era jovem, então eu fiquei satisifeita com o resultado.
A receita eu peguei do site do panelinha e eu vou postar colocar o link aqui, que é mais fácil do que eu rescrever a receita.

Fotos:



segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Olá amiguinhos (To me sentindo a Palmirinha! Rs)! Td bem com vcs? Hj eu vim postar uma receita bem fácil q fiz com um restinho do salmão do sashimi que teve aqui em casa.
Normalmente qndo a gente compra são ou é pra fazer sashimi ou é pra fazer temaki (até pq nós somos japas. rs), mas eu sempre gosto de fazer coisas diferentes e essa é uma receita q eu gosto muito.
Eu já tinha feito tartar outras vezes, mas eu acho q não cheguei a postar aqui e logo a receita se perdeu e por isso resolvi deixar anotado aqui no blog hj.
Infelizmente não tem mtas fotos, pq eu só tirei uma foto pra postar no meu instagram (@letamy), mas fica aí a receitinha:

Tartar de Salmão (2 porções)
Ingredientes:
- 250g salmão fresco, limpo e sem pele
- 1/2 cebola cortada em brunoise (cubos bem pequenos)
- cebolinha cortado em rodelinhas pequenas (se tiver ceboullete é melhor)
- 1 colher de chá bem generosa de mostarda Dijon
- Alcaparras ou azeitonas (opcional)
- 1/2 limão
- 1 fio de azeite

Modo de preparo: 
1) Pique o salmão em cubos médios com a faca e reserve.
2) Pique a cebola, a cebolinha, a alcaparra e junte ao salmão
3) Tempere com a mostarda Dijon, o limão (Não usei todo o limão!!) e o azeite. Misture bem e sirva.

Obs. Se preferir você pode temperar mais com sal e pimenta do reino, mas como a Dijon já dá um temperinho bem bom e a alcaparra é salgado, eu aconselho a não colocar mais nada.

sábado, 16 de agosto de 2014

Olá pessoal! E ai td bem com vcs? Bom, comigo está tudo ótimo! Esse fds foi bem cansativo que tive várias encomendas de brigadeiros, mas foi boa! =) hehe Eu confesso que a única coisa q eu mais sinto falta de não vender mais os meus brigadeiros na facul é ver a carinha de felicidade qndo as pessoas comem o brigadeiro. Era mto engraçado qndo alguma menina chegava de TPM e comia e ficava feliz. Eu acho que são essas pequenas coisas que me fazem gostar tanto de trabalhar com comida! hehe
Hoje eu desenvolvi uma receita muito boa que é esse antepasto de abobrinha grelhada. Digo desenvolvi, pq eu não peguei a receita de nenhum lugar até pq uma vez tentei fazer esse antepasto com uma receita da internet e foi total decepção.
Quem nunca experimentou esse antepasto, eu recomendo que experimente. Eu fiquei conhecendo pela primeira vez em alguma festa de natal na casa da minha tia. Ela comprou no cara que vendia queijos e eu simplesmente amei. E eu falei ah... não deve ser dificil de fazer pq é abobrinha grelhada e salsinha em um monte de azeite.
Mas achei meio gordo ter q fritar todas as abobrinhas em azeite e por isso nunca tinha tentado dessa maneira. A vez q testei a receita da internet foi uma mistureba no forno que nem antepasto de berinjela, sabe? Mas como a abobrinha é bem mais sensivel ela desmanchou toda e virou uma caca.
E tá. Como surgiu essa idéia? Lá estava eu secando as berinjelas na chapa pra minha moussaka (da um google que vc acha. rs é tipo uma lasanha de berinjela) e elas ficaram muito boas. E aí eu pensei: Nossa, e se eu fizer isso com a abobrinha. Vai ficar esse gostinho de tostado e aí só tempero dps com azeite, salsinha e alho.
E não é que deu certo? Quando digo secar a abrobrinha/berinjela é pq nao usei gordura. Eu cortei elas em rodelas finas no mandolin, deixei um tempo com sal pra sair um pouco da água, lavei, espremi e dps "grelhei" na chapa de ferro que temos em casa e meu! ficou uma delícia! hehe Por mim comeria elas assim mesmo de acompanhamento! hehe
Bom, vou ser bem sincera e não tem muito uma medida pra essa receita, mas saiba q vc precisará: de uma chapa de ferro (não sei se uma frigideira dá o mesmo efeito, mas acho legal a chapa de ferro com risquinho q fica mais bonito), um mandolim ou boas habilidades com a faca pra cortar as rodelas finas com espessura parecida e paciencia pra ficar grelhando várias abobrinhas pq sim, dá um trabalhinho e não rende muito... Rs

Antepasto de Abobrinha grelhada


Ingredientes:
- 2 abobrinhas grandes (eu recomendo pegar a grande pq a pequena deu um trabalho dobrado pra ficar grelhando)
- 1 dente de alho picado
- 1 pitada de pimenta do reino
- azeite a gosto
- sal para desidratar as abobrinhas (1 colher de chá cheia)

Modo de preparo:
1) Corte as abobrinhas em rodelas finas (entre 1 e 2 mm de espessura) com o mandolim.
2) Coloque as abobrinhas em um bowl e adicione o sal. Deixe descansar por 20 minutos para desidratar.

3) Lave as abobrinhas em água corrente umas 2 vezes para retirar o sal e depois pressione com as mãos para retirar o excesso de água. Aperte com força, mas sem destruir as fatias pq se não dps fica dificil de grelhar.
4) Esquente uma chapa de ferro e deixe em fogo baixo. Coloque as fatias de abobrinhas e deixe até ficarem douradas. No começo eu virava as fatias, mas percebi q dava muito trabalho. Então eu só deixei grelhar bem de um lado e já tirava em uma vasilha. Mas se tiver paciencia pra grelhar os 2 lados, ótimo! rs

5) Depois de grelhar todas as abobrinhas, coloque numa vasilha, experimente pq já vai ter sal, tempere com a pimenta do reino, o alho e o azeite a gosto.

6) Sirva com um pãozinho ou deixe na geladeira por alguns dias pra ele pegar mais o sabor do azeite! =)

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Olá pessoal. Hj vim postar uma das receitas que aprendi semana nas aulas de Cozinha Mediterrânea na aula da Espanha.
Eu gostei muito dessa receita pois além de gostosa, ela é de certo modo saudável. Ela leva bastante frutas secas e amêndoas e um pouco de chocolate pra dar liga pra isso tudo.
Eu acho q quando você tá com aquela vontade de doce e não quer extrapolar comendo uma barra de chocolate, eu acho que vale a pena fazer.
Eu fiz 1 receita da apostila q vou postar aqui que rendeu bastante. Eu gosto de cortar em quadradinhos pequenos pq aí vc não abusa muito e fica muito charmoso pra servir junto com um cafézinho.

Eu vou dar um print da apostila pq eu acho que tá bem explicadinho lá. O importante que não está escrito na apostila é vc tostar bem as avelãs e amêndoas no forno pra elas ficarem bem crocantes. Ah sim! E na hora de colocar em uma forma, coloque um plástico filme ou um acetato na parte de baixo e na parte de cima tbm que fica mais fácil pra desinformar depois e pra modelar tbm.
De resto, a apostila está bem explicando bem.
Obs. Eu não tinha licor de anis em casa e usei licor de laranja (cointreau) que combinou muito bem também. Acredito que qualquer bebida bem aromatizada q combine com laranja e canela caia bem nessa receita. 

Eu dei uma pesquisada do porque esse nome pan de higos e não achei muito bem uma justificativa para o pan (que é pão em espanhol), mas pelo o que eu vi nas receitas mais tradicionais não se usa chocolate e se usa apenas figos com amêndoas e especiarias. E essa receita era um jeito deles conservarem o figo por bastante tempo antigamente. Eu não sei qual a validade disso, (irei testar pq rendeu bastante), mas acredito que dure bastante pois é chocolate, frutas secas, bebidas alcoolica e amêndoas. 
Ah sim! E eu utilizei um chocolate belga da callebaut 50% cacau. Depois do Senac comecei a pegar algumas frescuras. rs Faz toda diferença usar um chocolate de qualidade, mas é aquilo: ele é 3x mais prático. Mas ele já vem em gotas, é de uma qualidade bem superior, então eu acho que pra consumir ou dar de presente pra alguém especial vale super a pena! =) Agora pra vender, só se vc tiver um público mais diferenciado mesmo. 

Fotos:





sábado, 2 de agosto de 2014

Olá pessoal. Hoje eu vim falar um pouco dessa delícia brasileira que é a tapioca. Não sei se vocês são leigos ou eram leigos como eu nesse assunto sobre tapioca e sempre comprava a goma pronta pois não fazia idéia de como se fazia a tapioca.
Na verdade durante a faculdade alguém me falou que era muito trabalhoso hidratar a tapioca e bla bla e por isso eu nunca nem tentei, mas aí assistindo o programa Estrelas da Angélica o chef Rodrigo Oliveira do restaurante Mocotó ensinou a hidratar a goma de tapioca e ainda ensinou uma coisa muito útil e legal para nós nutricionistas: Fazer tapiocas coloridas com suco de beterraba, espinafre, tomate ou até mesmo café.
Pra quem não assistiu o programa eu vou deixar ele aqui embaixo:

http://globotv.globo.com/rede-globo/estrelas/v/aprenda-a-fazer-tapiocas-coloridas/3508734/

É bem legal assistir o programa pq ele ensina tudo bem direitinho.
Mas resumindo como se faz tapioca? Com um pacote de polvilho doce, água e uma peneira! Sim, simples assim! hehe A proporção que o chef usa é de 250g de polvilho doce para 130ml de água. Algumas vezes eu usei um pouco a mais pq eu achei que estava muito seco ainda, mas foi coisa de 5 ou 10ml a mais. Mas no geral a proporção dele dá certinha. Ele coloca também uma pitadinha de sal e eu gosto de colocar também pq no geral como ela salgada.
Depois de você colocar a água no polvilho é só mexer com os dedos pra misturar bem e em seguida passar por uma peneira pra ela ficar fininha. Aí é só guardar num saquinho na geladeira e ir usando aos poucos.
Na hora de preparar é importante ter uma boa frigideira anti aderente de preferencia e uma espátula pra dobrar a tapioca. Antes eu virava a tapioca pq eu achava q não cozinhava no meio, mas agora descobri que se você deixa lá no fogo mais baixo ela cozinha a parte de cima tranquilamente.
Eu fiz as tapiocas de espinafre e de beterraba e gostei bastante. A de espinafre o sabor fica bem suave, mas já a de beterraba o sabor já ficou mais acentuado e docinho é claro.
A tapioca de espinafre eu fiz um suco com as folhas de espinafres branqueadas, mas depois eu percebi q foi um grande desperdício pq eu coei e foi tudo pro lixo praticamente. Então eu recomendo fazer um suco com os talos que normalmente vão pro lixo mesmo e fazer um aproveitamento integral dos alimentos.
O de beterraba eu fiz no juicer aqui de casa e fiz com ela crua mesma. Eu não sei dizer se o liquidificador tem a potência pra bater ela crua, mas se sim é o mesmo processo do espinafre. Bater com um pouco de água, coar e utilizar esse suco pra hidratar a tapioca.
Eu super recomendo fazer em casa pois além de mais gostosa (eu achei que a tapioca hidrata em casa ficou mais crocante que a goma de tapioca comprada pronta), você faz a quantidade que quiser e não corre o risco dela mofar na geladeira. Além é claro da oportunidade de fazer tapioca de diversos sabores! =)

Fotos:








Obs. A tapioca de beterraba depois de uns dias começa a perder essa cor viva e escuresse. Eu recomendo consumir no dia que faz ou no máximo no dia seguinte. O gosto não altera, mas pra servir ficar feio, sabe? O de espinafre eu deixei bastante (uns 5 dias) e ele durou e manteve a cor.