terça-feira, 20 de maio de 2014

Olá pessoal! Desculpem o sumiço! As aulas práticas do CCI (Cozinheiro Chef Internacional) andam me desgastando bastante. Ficar a manhã toda em pé cozinhando não é mole não. E isso q nem estou trabalhando a tarde, pq se estivesse eu acho q não teria pique pra fazer mais nada.
Então. Hoje eu resolvi postar uma receita que é SUUUPER fácil e gostosa. É uma manteiga aromatizada com ervas q vc pode usar pra diversas preparações. Pra finalizar e dar um brilho naqueles legumes q vc refogou, pra finalizar uma carne ou pra simplesmente passar no pão! Rs
E o bom é que depois de feita vc pode estocar no freezer ou na geladeira por um bom tempo. Estocar as coisas na geladeira é um bom senso. Em casa, eu diria que dura mais ou mnos 1 mês na geladeira e uns 3 meses no freezer.

Manteiga de ervas


Ingredientes:
- 200g de manteiga SEM SAL
- Sálvia
- Folha de louro
- Salsinha
- Tomilho

Obs. As ervas são a gosto. Pra essa quantidade de manteiga eu usei umas 10 folhas de salvia, 2 folhas de louro, um raminho de salsinha e um raminho de tomilho.

Modo de preparo:
- Deixe a manteiga fora da geladeira  pelo menos 1h antes pra ela ficar em temperatura ambiente e macia de trabalhar.

- Higienize todas as ervas, seque-as e pique bem.


- Misture as ervas com a manteiga em um bowl.

- Coloque a manteiga em um papel filme e enrole para fazer um rolinho.



- Coloque na geladeira para endurecer.

sábado, 3 de maio de 2014

Olá pessoal. Tudo bem com vcs? Hoje eu resolvi fazer um post um pouco diferente... Eu vim falar um pouco do curso que comecei a fazer esse ano e o que estou achando dele.
Resolvi fazer esse post pq quando eu decidi fazer esse curso eu dei uma pesquisada na internet por opniões de pessoas que fizeram o curso sem ser no site do Senac, e eu não achei muita coisa... Na verdade, eu não achei nada, então por isso eu espero q esse post seja útil pra outras pessoas no futuro.
Bom, o curso que comecei a fazer esse ano se chama Cozinheiro Chef Internacional. Ele é um curso de extensão do Senac e tem duração de um ano. Ele é um curso voltado pra pessoas que já tem outra graduação (não importa a área) ou que estão no último ano da graduação.
Sou nutricionista de formação, porém sempre fui cozinheira de coração. Gostaria muito de fazer Gastronomia, mas além de durar 2 anos, eu não sei se ia me sentir muito bem no curso. E digo isso tanto por ter muitas matérias repetidas que eu já tive na Nutrição, como também pq pelo o que eu percebi a faixa etária do pessoal do curso de Gastronomia é bem mais jovem (pessoal recém saído do ensino médio) e já o pessoal do CCI (Cozinheiro Chef Internacional) é mais velho e mais maduro também pq td mundo já passou por outra graduação.
O que eu percebi é que muitas pessoas vem para o curso de CCI como uma alternativa. Uma chance de mudança de carreira, um hobby e até mesmo como um complemento da primeira graduação como é o meu caso e das outras nutris e gastrônomos que fazem o curso.
Eu fiz a matrícula no final do ano passado e comecei a pagar em janeiro o curso, porém o curso só tinha previsão de começar em fevereiro, porém essa parte foi bem frustante.
Diferente de uma faculdade pública, eles precisam ter um número mínimo de alunos pra começar o curso. E infelizmente no começo de fevereiro eles ainda não tinha os 20 alunos necessários pra começar o curso... E aí veio aquele nervosismo e medo de não ter o curso. Pq sim, eu tinha me programado desde o ano passado pra fazer esse curso. E é um curso caro, sabe. Então foi bem frustante essa espera.
Aí a moça do Senac disse que eles iam adiar as aulas e esperar até depois do carnaval pq normalmente dps do carnaval eles conseguem formar turma pq é isso, né. O Brasil só funciona dps do carnaval.... -.-
Mas felizmente formou a turma e minhas aulas começaram em março! A turma fechou com 21 alunos e diga-se de passagem uma turma bem legal. Como eu já esperava a faixa etária do pessoal do curso é mais velha o que pra mim foi muito bom, pq sinceramente eu não tenho mais paciência pra lidar com pessoas imaturas, sabe... rs
A minha turma tem de um tudo. Tem nutricionistas que assim como eu procuram um complemento ou até mesmo uma nova carreira na área de Gastronomia. Tem senhoras aposentadas que só vieram fazer o curso pq gostam de cozinhar e querem ser feliz, tem publicitária, administradores de empresas, advogadas que resolveram mudar o rumo da carreira, tem donas de buffet que querem melhorar o serviço que oferecem... Resumindo: tem de um tudo. Porém, apesar de ser uma turma com pessoas tão diferentes uma coisa todos nós temos em comum: Gostamos de comer e de cozinhar! hehe Algumas pessoas tem mais experiências que outras, mas todos tem uma noção básica na cozinha ou pelo menos cozinham bastante em casa.
O curso começou em março e começou com bastante teoria. Basicamente o mês de março inteiro eu só tive teoria. É bem o basicão pra quem quer entrar na cozinha como Higiene e Segurança Alimentar, Segurança no Trabalho, Relações Interpessoais no Trabalho, Ciência dos Alimentos, Planejamento Técnico de Cardápio, Estrutura e Organização de Serviços de Alimentação e Fluxo de Mercadoria.
Essas aulas teóricas duraram até a segunda semana do mês de Abril e aí então começou mesmo as nossas aulas práticas na cozinha começando com Habilidades Básicas.
A nossa primeira aula foi num sábado e foi outro momento frustante também. Ninguém estava esperando ter aula de sábado e muito menos ter aula sábado o dia inteiro (das 9h as 17h). Sim, no contrato está escrito pode ter aula de sábado, mas na hora que eles confirmaram que ia ter o curso ninguém avisou dessas aulas, o que deixou muita gente que trabalha em uma situação tensa, mas apesar de ser cansativo, a gente só tem essas aulas de quinze em quinze dias e é aula prática, então é menos mal do que ficar o dia todo sentado tendo aula.
Pra fazer o curso, além dos 2050 reais por mês que você terá que desembolsar, tem o uniforme e os utensílios que são necessários pras aulas práticas. Com o uniforme eu acho que gastei uns 400 reais comprando 3 dolmãs, 2 calças, 3 aventais, 2 chapéis e 1 sapato. Já com os utensílios foi mais salgado. Eu acho que foram uns 300 reais com o básicão (Facas, espátulas e etc) e mais 200 reais pra comprar a bolsa pra carregar os utensílios. Muitos utensílios eu não comprei pq eu já tinha em casa como o silpat, pedra e chaira. Porém esse mês eu acabei comprando a chaira e a pedra que eu tinha pegado da minha mãe, por 2 motivos. Primeiro, pq como eu já tinha em casa e não é algo que usa muito eu achei desnecessário comprar da primeira vez. Porém, agora que já tive algumas aulas eu vi que é bem importante ter uma chaira e pedra boas pra ter uma face bem afiada, eu resolvi comprar os meus pra devolver os da minha mãe.
Resumindo: Não é barato fazer esse curso. E digo isso pq meus pais que estão bancando o curso e eu sei que não é pra qlqer um gastar tudo isso por mês em um curso, mas eu acho que se você gosta assim como eu de cozinhar, eu super recomendo esse curso.
Ele ainda está começando e eu tive poucas aulas práticas, mas eu estou gostando bastante do curso. Confesso que tem umas aulas que me deram sono, mas é pq muitas dessas aulas eu já tive na Nutrição e pq tbm ficar vendo legislação é bem intenso. rs
Mas no geral os professores são bem legais e bons, pois atuam na área que estão dando as aulas... rs Coisa bem diferente do que acontece na USP que os professores as vezes nunca trabalharam na área que estão dando aula...
A gente teve muitos trabalhinhos e provas, mas eu achei bem tranquilo. Eu acho que o mais tenso foi Ciência dos Alimentos, mas a professora pediu só o que foi dado em aula, então por isso eu achei tranquilo. Ela não fez nenhuma pegadinha ou pediu coisas absurdas, mas com certeza pra quem nunca teve química na faculdade é bem complexo. rs
Além de tudo isso, tem um trabalho final que a gente precisa apresentar em junho pros professoras. Basicamente a gente tem que escolher um restaurante e colocar em prática tudo que a gente aprendeu nessas matérias. Eu acho bem legal, mas dá um trabalhinho. hehe Primeiro pra achar um restaurante e segundo pra fazer pq tem que fazer várias visitas pq tem bastante coisa pra ver.
Eu já tive também uma prova prática na cozinha e apesar de cozinhar faz um tempo foi bem tenso. A gente teve que fazer um caldo escuro de legumes, um caldo claro de frango e uma sopa de cebola em 4 horas. Eu achei bem tranquilo preparar tudo isso nesse tempo, porém o que causou foi o nervosismo, ansiedade e o fogo alto. rs Mas no final deu tudo certo. Apesar de ter quase queimado a minha cebola e meu velouté não ter ficado tão consistente, eu acho que apliquei bem as técnicas e tudo mais.
Ah sim! E no começo do curso eu ganhei também o livro Chef Professional que eles consideram a bíblia pra Gastronomia. Ganhei vírgula, né... rs Pq o curso é pago, né. Mas eles deram no primeiro dia de aula pra gente. E aí quem já tinha o livro, eles deram a opção de pegar outro livro.
Esse começo a gente não tem apostila e tudo que a gente faz é baseado nesse livro ou nos slides da aula.
Eu estou gostando bastante do curso e recomendo pra quem já tem uma graduação e quer fazer um curso mais rápido pra entrar nessa área de Gastronomia.
Eu tirei umas fotos e vou postar abaixo, mas pra maiores informações vou deixa o link do Senac:
http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=1673&testeira=453&type=X&template=603.dwt&unit=NONE

Ah sim! Uma coisa que eu acho importante falar que não tem no site é no começo do ano normalmente abre turma pro matutino e no segundo semestre abre a turma noturna. Então é bom ficar esperto, pq ninguém sabia disso e sim. Se eu soubesse eu teria começado o curso o ano passado a noite.

Fotos:
Turma do CCI Matutino 2014
Livro utilizado pelo Senac! =) "Ganhamos no primeiro dia de aula"
Eu de dolmã e chapéu
Turma de CCI sem uniforme nas aulas teóricas ainda + Profa. Erli de Fluxo de Mercadorias
Prof. Jonathan de Habilidades Básicas


Demo do primeiro dia de aula com ex aluno do CCI
Cozinha do Senac Sto Amaro

Sopa de cebola



Prof. Eiji de Habilidades Básicas

Matérias do CCI! Duração do curso: 1 ano