domingo, 13 de outubro de 2013

Bom, hoje eu vou falar um pouco do restaurante que fica dentro do SAMA Clube Armênio em Moema. Meus pais já tinha comprado umas esfirras uma vez pq as amigas dos meus pais que são armênias falam bastante do clube.
O restaurante fica dentro do clube até aonde eu percebi é aberto a qualquer um. É claro que o resto do clube é pra quem frequenta, mas o restaurante eu acredito que seja aberto a todos.
Confesso que não sei muito da culinária armênia, mas o que eu percebi é que ela é bem parecida com a culinária árabe. Tem bastante esfiha, kibe cru, kafta, pão sírio e td mais.
Meus pais e as amigas dos meus pais comeram um sanduíche no pão folha com 2 kaftas, alface e tomate e aí vc podia escolher dentro coalhada seca ou hommus. Eu experiementei o com hommus e gostei bastante. É uma opção de lanche bem leve e saudável! =)
De entrada a gente também pediu umas esfirras de carne aberta, pãozinho e um frio chamado Bastrmá que nada mais é que um frio cortado bem fininho. Ele me lembrou pastante o presunto cru, porém mais temperado.
Eu como sou gordinha também pedi uma esfirra de queijo com escarola e outra de queijo com milho e estavam muitas gostosas. Estavam bem recheadas e como o forno é a lenha, a esfiha é super gostosa. Outra coisa que eu adorei foi o pãozinho sírio da entrada que é super fofinho e vem quentinho pq eles assam lá tbm.
Eu como não pedi o sanduíche, eu pedi o kibe cru com carne moída que estava bem gostoso. Nunca tinha comido desse jeito, mas ficou bem gostosinho. Mas confesso que não comi nem metade, pq a porção é pra dividir e aí é claro q depois de 3 esfirras e vários pãozinhos eu não ia aguentar comer inteiro! hehe
No cardápio também tem várias outras esfirras, pizzas, saladas, sanduíches e porções de hommus, babaganush e outras comidas típicas.
Pra beber a gente pediu uma jarra de limonada e uma outra bebida que agora não vou lembrar o nome, mas que é um iogurte diluído em água. Nunca pensei em fazer isso, mas sabe q não fica ruim? E é só diluir mesmo o iogurte em água pra ele ficar igual uma bebida.
De sobremesa eu pedi um bolo feito com semolina regado em uma calda. Era bem doce, mas gostosinho. Eu pedi só para experimentar mesmo, pq confesso q não sou mto fan desses doces árabes/armênios super doces. O meu único doce de paixão é ataif que é uma paquenca super macia com nata dentro, pistache e essa mesma caldinha de açúcar! hehe
Bom, eu gostei bastante do local. A gente foi no domingo por volta do 12h30 e estava bem vazio. De acordo com as amigas dos meus pais é pq está tendo alguns jogos na argentina e por isso estava vazio, mas que no geral é bem cheio lá.
A conta deu 171 reais pra 5 pessoas, mas a gente trouxa bastante comida pra casa. Sobrou praticamente uma porção de pãozinho, do bastrmá, metade do sanduíche do meu pai e metade do meu quibe cru. Então eu acredito que com menos de 30 reais por pessoa vc come super bem.
O dono do restaurante do clube também faz eventos, então vou passar o link do site que achei deles aqui embaixo:
http://www.arturesfihas.net/

Fotos:


















SAMA - Clube Armênio
Avenida Professor Ascendino Reis, 1450
Moema - São Paulo
Tel.: (11) 5579-6035 / 5575-8825

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bom, hj eu vim falar um pouco desse lugar mara que é o bar do veloso. Pertinho de casa, na Vila Mariana, ele é um boteco que ficou muito famoso aqui em SP pela coxinha e pelas caipirinhas que além de uma e grande variedade tbm tem vários sabores exóticos diga-se de passagem! hehe
Tive a oportunidade de ir sexta feira com o casal coxinha (vulgo C & C rs), mas nós fomos só pra comer coxinha mesmo. Confesso que nós fomos 15h da tarde crente que o negócio ia estar aberto, sqn, né! haha É um boteco, então ele só abre dps das 17h30.
Vindo de casa eu entrei na Rua Carlos Petit que é uma rua passando a caixa da água e daí eu voltei, pq o Bar do Veloso fica na Rua Conceição Veloso (que é a rua antes da caixa da água). Como a gente foi 17h30, eu achei lugar fácil pra parar. Na hora de ir embora também ainda tinha bastante lugar, porém já não tinha lugares tão fáceis ou tão perto do bar.
O Bar do Veloso tem 2 espaços. O boteco de esquina que é bem botecão mesmo. Tem mesa e tudo mais, mas você vê também muita gente em pé bebendo. E do lado um bar mais arrumadinho que eu vou chamar de restaurante. Além de ter beeem mais mesas, é mais aconchegante pra ir com um grupo de amigos papear.
Como eu estava dirigindo e tinha acabado de comer Chicken Mc Junior e uma batata média no Mc Donalds, eu tive que me contentar com uma porção de coxinha que a gente dividiu em 3 (logo, 2 coxinha pra cada) e 1 chopp. Como eu não estava sozinha, mas tava dando carona pros amiguinhos, tinha que ser responsável e por isso só bebi 1 chopp pra matar a vontade! hehe Confesso que fiquei doida pra experimentar as milhões de caipirinhas, mas isso fica pra outro dia qndo for com as amigas. Outra coisa que me chamou a atenção pq o moço do nosso lado estava comendo era a Porção de bolinho de camarão cremoso, que parecia uma coxinha, porém era um camarão com um creme beem cremoso em volta. Não tive a chance de experimentar pq como já disse já estava alimentada! hehe A gente só foi lá mesmo pra matar a vontade de comer coxinha! =)
A porção de coxinha está saindo 23 reais e vem com um copinho de molhinho de pimenta. Eu achei bem gostoso, porém é bem apimentadinha, logo se com moderação! =) Se você for ver, cada coxinha saí uns 3,83 reais, mas no geral vale a pena pedir a porção já que a coxinha individual custa 4 reais e dificilmente vc irá comer só uma! =)
Eu gostei bastante do lugar e o serviço também foi OK. O garçom no geral fica andando com uma bandeja de chopp e fica oferecendo o que é bom e ruim, né. Pq se vc tá lá pra encher o caneco acaba consumindo mais do que se fosse pra pedir td hora pro garçom.

Fotos:







Bar do Veloso
Endereço: Rua Conceição Veloso, 56 - Vila Mariana
Tel.: (11)5572 - 0254 (Porém no site está escrito que eles não fazem reserva)
Estacionamento: Não tem vallet, porém o bar fica próximo de uma praçinha que dá pra parar bastante carro até. Nas ruas próximas no geral também tem lugar pra parar. Digo isso, pq minha terapia é pertinho daí e sempre acho lugar pra parar 6h30 da noite. Porém, se vc vai pra beber, recomendo ir de mêtro que é pertinho do mêtro Ana Rosa! =)
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 17h30 à 00h30
Sábado das 12h45 à 00h30
Domingo das 16h00 às 22h30

sábado, 5 de outubro de 2013

Bom, dps de ir no Veloso (Melhor coxinha de SP), me inspirei e decidi fazer coxinha novamente. Pra quem não me conhece, eu andei testando umas receitas com batata e achei meio frustante. E aí q eu achei essa matéria da folha falando a receita da coxinha do Veloso e resolvi testar. Sinceramente, eu não acho q ficou igual, mas chegou quase lá! Rs
Eu sei q vc deve estar pensando, mas poxa, coxinha tem q ir batata. Mas oia, sinceramente a versão q fiz com batata eu tive q colocar muita farinha na massa, o que foi bastante frustante e ainda ele ficou horrível pra modelar! Então, massinha por massinha, eu gostei bastante dela e além de prática ela é BEEEM mais fácil de modelar.
Infelizmente o peito de frango congelado q eu comprei de 830g foi dar 350g de peito de frango desfiado, então no final acabou faltando um pouco de recheio, mas nada que uma mussarela de búfala não salvasse o resto da massa e rendesse umas ótimas bolinhas de queijo! hehe

Se você quiser ver o video, com a receita original clique aqui e assista no site da folha que ajuda bastante a ter uma noção de como fazer! =)

Então bora pra receita:

Coxinha de frango

Ingredientes:

Massa
500 gramas de farinha de trigo
1 litro de água
150g de manteiga
1 colher (sopa) de sal

Recheio
500 gramas de peito de frango cozido e desfiado
600 gramas de Catupiry
10 gramas de alho moído (1 colher de sopa)
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de tempero pronto (Sazón)
Uma pitada de sal
1 colher de sopa de salsinha picadinha

Para empanar
1kg de farinha de rosca
500ml de leite
1 ovo

MODO DE PREPARO

1) Coloque a água em temperatura ambiente em uma panela e adicione a manteiga e o sal. Leve ao fogo e observe: quando começar a ferver, acrescente a farinha e mexa com um batedor de arame. A massa está pronta quando não estiver pegando nem nos dedos e nem no fundo da panela.

2) Reserve a massa por ao menos cinco minutos. Enquanto isso, faça o recheio: coloque o óleo numa frigideira e leve o alho para dourar. Adicione o frango, que vai sendo temperado aos poucos: primeiro o tempero pronto, depois o sal e por ultimo a salsinha.

3) Retire do fogo e reserve até esfriar para não derreter o Catupiry agora - a ideia é que ele derreta só quando a coxinha for frita.


4) Com o frango já frio, misture ao Catupiry. Em outra tigela, misture o ovo delicadamente com leite.

5) Na hora de montar as coxinhas, pegue uma quantidade de massa suficiente para encher a mão e misture um pouco para que ela fique homogênea. Estique na palma das mãos e depois coloque sobre os dedos. Coloque meia colher de sopa do recheio no meio da massa e segure com o dedão. Com a outra mão, faça uma meia lua e vá cobrindo o recheio com a massa e dê forma à coxinha.



6) Coloque a coxinha imersa no leite, tempo o suficiente para modelar a seguinte. Depois, passe na farinha de rosca.

7) Esquente uma panela funda com quatro dedos de óleo até ficar bem quente. Coloque as coxinhas e deixe até dourar. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre um papel toalha.





8) Sirva em seguida.



Obs. O molho de pimenta é meu tbm, mas foi uma mistureba de coisas e de receitas, pq eu não fiquei satisfeita com nenhuma receita que achei na net. Mas outro dia eu posto com mais calma, até pq eu fui adicionando mta coisa no olhometro pra acertar do jeito que eu queria! Mas ele é basicamente pimenta dedo de moça sem semente, pomarola, orégano, manjericão, cravo, louro, noz moscada, salsinha, cebolinha, sal, alho e cebola! Basicamente uma ova, né? Vai coisa pra caralho, mas eu super recomendo, fica ótimo! hehe